Sexta-feira, 6 de setembro de 2019 - 07h10
Lenha na Fogueira
Uma equipe do Itaú Cultural chega a Rondônia nesta sexta feira dia 6, para realizar a Caminhada Rumos em Porto Velho.
**********
As inscrições para o Rumos 2019-2020 já estão abertas e, como é tradição, equipes do Itaú Cultural começam as suas caminhadas por todas as capitais do país para explicar como funciona o edital e esclarecer dúvidas. A atividade já passou por Cuiabá (MT),
***********
Nesta sexta feira dia 6 de setembro, das 19h às 21h, o Sesc Esplanada recebe a Caminhada Rumos, formada por Tânia Rodrigues, gerente do núcleo de Enciclopédia, e Marcos Cuzziol, de Inovação.
***********
A proposta é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e também trocar informações.
**********
Criado há 22 anos, o Rumos é um dos primeiros editais do Brasil e o instituto, fundado em 1987, há mais de três décadas fomenta a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros.
**********
A instituição abriu, no dia 3 de setembro, as inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2019-2020.
**********
Por falar em evento cultural, hoje a escola de samba Os Diplomatas realiza a 1ª Seresta do Mocambo com show do grupo Os Anjos da Madrugada.
*********
A programação começa às 20 horas com a apresentação da Banda Vermelha e Branca integrada por b brincantes da escola.
*********
A Seresta acontece na praça São José no bairro Mocambo e se o seresteiro quiser curtir o som dos Anjos da Madrugada confortável, pode adquirir mesa no valor de R$ 80 (4 cadeiras).
*********
Se não, fica como diz o paraense, assistindo da ‘ilharga’ da Praça ou de cima do muro dos Inocentes.
**********
Agora se o seu negócio é curtir uma praia, hoje começa o Festival da Vila Calderita. Com apenas 45 minutos de carro pela estrada de Penal você chega à beira do rio Jamari e na praia de Calderita.
**********
A prefeitura espera reunir durant6e três dias de festa, m ais de 10 mil banhistas e turistas na areia da Praia que vem se tornando no maior atrativo turístico de Porto Velho nos últimos anos.
*********
Outra grande pedida neste final de semana é curtir as apresentações folclóricas que acontecem até domingo dia 8, no Arraial Flor de Candeias no município de Candeias do Jamari a 20 KM de Porto Velho.
*********
Quarta feira 04 participei da programação de abertura da 20ª edição do Flor do Candeia e me encantei com o espetáculo proporcionado pela apresentação da Junina Flor da Primavera.
*********
Não havia assistido a apresentação da Quadrilha da dona Francisco no Flor do Maracujá e nem no Arraial Comunidade no Sertão lá no Esperança da Comunidade, então fui até Candeias do Jamari conferir, confesso que fiquei junto com a Ana minha esposa, super impressionado com o espetáculo da apresentação da junina Flor da Primavera. Não sei não, mas, se as demais se abestalharem, a Flor da Primavera leva mais um troféu para a Zona Sul.
**********
Quarta também dançou a Girassol das Três Marias apresentando o tema “As Sete Trombetas”. Foi boa!
**********
Ontem foi a vez das juninas Rádio Farol e Mocidade Junina dançarem visando à premiação de R$ 3 MIL que a prefeitura está oferecendo ao grupo vencedor do Flor de Candeias 2019.
**********
Hoje quem se apresenta são as juninas A Roça é Nossa e Rosas de Ouro. As apresentações começas às 21 horas.
**********
Amanhã sábado é a vez da campeã do Flor do Maracujá Junina Juabp e da mais antiga junina de Porto Velho a Rosa Divina.
*********
Agora, se eu fosse dirigente ou promotor de eventos culturais, não perderia a oficina que o pessoal do Rumos Itaú vai ministrar hoje dia 6, no Sesc Esplanada, a partir das 19 horas.
Palco Giratório começa Temporada, neste sábado
A programação do Palco Giratório/Sesc 2019, começa neste sábado dia 7 de setembro, em Porto Velho, com o espetáculo O palhaço de la mancha as 18 horas no Parque da Cidade.
A programação conta com mais de 600 apresentações. O evento é gratuito, mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
Por mais de duas décadas o Palco Giratório viaja pelo país ocupando teatros, salas, ruas e praças. O festival emociona o público por meio do teatro, dança, circo e performances.
Este ano em todo o Brasil, serão feitas mais de 600 apresentações e 1.382 horas de oficinas, realizadas por 20 grupos artísticos em 138 cidades.
PRIMEIRA SEMANA
- O palhaço de la mancha
Companhia de artes cênicas – AM
Duração: 60 minutos
Indicação: Livre
Local: Parque da Cidade
Horário: 18h
- Cria
Cia Suave/ Alice Ripoll – RJ
Duração: 50 minutos
Indicação: 14 anos
Local: Teatro 1 do Sesc
Horário: 20h
Domingo (8)
- Aquelas: Uma dieta para caber no mundo
Cia manada teatro – CE
Duração: 50 minutos
Indicação: 14 anos
Local: Teatro 1 do Sesc
Horário: 20h
Segunda-feira (9)
- Naquele bairro encantado - episódio 1: Estranhos visitantes
Cia Teatro Público – MG
Duração: 120 minutos
Indicação: Livre
Local: Avenida José Amador dos Reis, próximo a E.E.F.M Risoleta Neves
Horário: 10h
- Performance: das dores
Taiane Sales – RO
Duração: 15 minutos
Indicação: 16 anos
Local: área de convivência do Sesc
Horário: 19h
- Agreste
Cia O Barulho do Acre – AC
Duração: 45 minutos
Indicação: 12 anos
Local: Teatro 1 do Sesc
Horário: 20h
Terça-feira (10)
- Traga-me a cabeça de Lima Barreto
Cia dos Comuns – RJ
Duração: 60 minutos
Indicação: 14 anos
Local: Teatro 1 do Sesc
Horário: 20h
Quarta-feira (11)
- Mercado de Performance
Luiz Lerro
Duração: 60 minutos
Indicação: 18 anos
Local: Memorial Rondon - Vila de Santo Antônio
Horário: 17h
- Das cinzas coração
Cia Quimera Criações Artísticas e Teatro Ateliê – RS
Duração: 40 minutos
Indicação: 12 anos
Local: Teatro 1 do Sesc
Horário: 20h
Quinta-feira (12)
- R.A.L.E - Realidade Apropriada Liberada
Vidência
Artista: Jessé Batista – AL
Duração: 35 minutos
Indicação: 10 anos
Local: Teatro 1 do Sesc
Horário: 20h
Sexta-feira (13)
- Vestido Queimado
Cia Soufflé de Bodó – AM
Duração: 45 minutos
Indicação: 10 anos
Local: Teatro 1 do Sesc
Horário: 20h.
LITERATURA
Escritora rondoniense apresenta
O Boto da Amazônia nesta sexta
O livro “O boto da Amazônia”, de Izabel Cristina será lançado pela Autografia Editora, na Bienal Rio, nesta sexta-feira (6), no pavilhão Verde, Rua 32.
A proposta do livro é de sensibilizar sobre a educação ambiental iniciando desde a infância, mostrando a importância dos rios e das matas – promovendo o patrimônio natural do Rio Madeira, do micro ao macro cósmico protegendo e garantindo o futuro de todos.
“A ideia de produzir um livro foi desde a minha chegada, nos anos 90, em Porto Velho, pois sempre fui apaixonada pelo Rio Madeira e pelos Botos, e quando lecionava no Centro Educacional Gilberto Mendes de Azevedo SESI, já fazia com meus alunos trabalhos referentes a riqueza, o patrimônio natural do Rio Madeira, onde fiz um mural para fotografá-los e mostrar aos alunos incentivando-os sobre o valor patrimonial e o pertencimento de cada cidadão pelo nossa riqueza natural”.
Izabel Cristina declara: “Escrever esta obra é simplesmente fantástico! Para mim os botos é uma paixão e tenho como objetivo incentivar e promover o maior patrimônio natural do Rio Madeira e que está na Lei Orgânica do Município de Porto Velho”.
Ela ressalta: “Também quero deixar aqui minha gratidão a empresa que patrocinou parte da obra, o Centro Educacional Cora Coralina onde tem uma comunidade escolar de 600 alunos e com mais de 30 anos de tradição em Porto Velho, não esquecendo que tive um grande apoio da Prefeitura de Porto Velho/Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (SEMED).
Educação Ambiental
O Projeto do Boto Tucuxi vai à Escola, iniciou em 2017 na Escola Bom Jesus onde levei o personagem para interagir com as crianças e falar da preservação dos botos promovendo uma consciência ambiental e que devemos ser exemplo não jogando resíduos nas ruas, vias públicas e que os resíduos devem ser destinados para coleta e para as cooperativas, onde serão transformados em novos produtos e é com esta iniciativa que queremos deixar um legado sobre a Educação Ambiental nas escolas desde a infância pois, em nossas visitas as crianças além de vivenciarem o personagem, realizam desenhos e pinturas com mais de 20 escolas na rede municipal e em escolas privadas.
Autora
Izabel Cristina da Silva é natural de Fagundes, na Paraíba. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. (Por Josy Gomes Murta, da Redação do Conexão Boas Notícias).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando