Quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 - 05h03
Noite de sábado chuvosa na capital. Enquanto São Pedro dava um banho na cidade, as bailarinas do espetáculo “Viver a vida” davam um banho de talento, beleza e desenvoltura no palco do Teatro Palácio das Artes. A apresentação aconteceu também no domingo, 11.O espetáculo contou ainda com a participação de alunas da escola municipal Antônio Ferreira da Silva. Ao todo foram 16 coreografias nos estilos clássico, livre e sapateado.
Com coreografias e adaptações de Cléa Rocha, as alunas do Grand Saute Studio encantaram o público que prestigiou o espetáculo, este ano com o título “Viver a vida”.
Cléa explica a escolha do tema. “A correria diária, os afazeres e deveres acabam tomando tanto tempo, que até esquecemos o mais essencial, do motivo de estarmos aqui, que é viver a vida”, disse.
A coreógrafa agradeceu a confiança dos pais e parabenizou as bailarinas pela dedicação nos ensaios e pelo ótimo desempenho no palco. Cléa também agradeceu ao apoio da Funpar, Funcultural e ao Governo Estadual.
A aposentada Isaura Martins comentou de sua emoção e que desde a inauguração do teatro vem acompanhando os espetáculos, principalmente os de dança.
A advogada Naiana Melo falou que ficou encantada com as coreografias e elogiou as bailarinas. "Das menores às maiores, todas realmente deram show. Os solos foram maravilhosos. Gostei muito da forma como o tema foi desenvolvido, principalmente as partes referentes às brincadeiras da infância. Tudo muito bonito", afirmou. (O espetáculo foi registrado pela fotografa Eliane Zuanazzi).
Lenha na Fogueira
Estamos chegando ao final do ano de 2016 e pelo menos até ontem a tarde, não vimos nenhuma movimentação do tipo: “Os Melhores no Segmento Cultural' do ano.
*******
No próximo dia 15 a Sejucel realiza o “Prêmio Rondônia Esporte 2016”. Com certeza uma festa que será bastante concorrida e emocionante, apesar de nos bastidores, como é de praxe, a ciumeira está correndo solta, principalmente no segmento ginástica rítmica. Pois, existem duas entidades que congregam as atletas desse esporte e cada uma quer ser a “dona da cocada mais preta que a outra”.
*******
Uma coisa é certa, independente de qualquer disputa entre os dirigentes das federações, a jovem Eduarda - Duda é a melhor entre as melhores da ginástica rítmica em Rondônia e com certeza, mais uma vez, receberá o prêmio na noite do dia 15.
********
Agora me diz aí, se no segmento cultural, alguma entidade vai promover alguma solenidade para premiar os melhores de 2016.
********
E olha que temos motivos de sobra para que isso aconteça. 2016 foi um ano muito rico em realizações culturais de primeira.
********
Na área da literatura tivemos vários eventos de lançamentos de livros. Np segmento musical o ano foi rico em shows com destaque para o show de lançamento do CD do Silvinho que lotou o Teatro do Sesc Esplanda e até hoje é elogiado.;
********
Como sempre, o Sesc se destacou na programação musical colocando no palco maravilhosas apresentações. O projeto “A Escola Vai ao Teatro” foi o melhor deste ano em se falando de interação e formação de plateia. A empresa produtora do Projeto lotou por várias vezes o Teatro Palácio das Artes de estudantes de várias escolas do ensino fundamental e médio.
********
Na dança contemporânea o Eita – Encontro Beradero de Dança mais uma vez foi o destaque, sem esquecer o Projeto Música na Estrada que envolve música e dança. Além das apresentações das academias de dança de Porto Velho entre elas Opus Balet e Sesi.
********
O Grupo O Imaginário voltou a ser o destaque no segmento teatral com a circulação da peça “Mulheres do Aluá” e pelas várias oficinas realizadas na sala Tapiri.
*******
Tivemos uma das melhores edições da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá sob a coordenação da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon.
*******
O show Canta Mulher mais uma vez foi show, assim como as apresentações de música instrumental com o grupo liderado pelo maestro Mauro Araújo.
*******
Como nem tudo são flores, o Flor do Maracujá apesar das ótimas apresentações dos grupos folclóricos foi realizado mais uma vez após o período das festas juninas. O mesmo aconteceu com o desfile das escolas de samba que aconteceram após o carnaval oficial. Tudo por culpa da burocracia e da inoperância da Gerência de Cultura da Sejucel.
*******
2016 trouxe de volta após três carnavais, os desfiles das escolas de samba. A grande campeã foi a escola Asfaltão.
*******
Ainda sentimos em 2016, a falta de atuação do Conselho Estadual e Conselho Municipal de Cultura. Não realizaram sequer uma reuniãozinha para que novos conselheiros fossem eleitos. Tá tudo na encolha e debaixo do braço dos coordenadores.
*******
E assim vai terminando o ano de 2016 melancolicamente, pois, a capital do estado de Rondônia Porto Velho, não aderiu ao clima de Natal, graças a administração municipal, que talvez por “vingança”, porque seu comandante não logrou êxito na eleição passada, não colocou sequer, uma lampadazinha de natal na cidade. É o pior Natal em se falando de decoração da cidade, dos últimos cem anos.
********
De qualquer maneira, entre mortos e feridos, escaparam todos. Vamos rumo a 2017. Quem sabe...!
Escola de samba Asfaltão agradece colaboradores
O ano de 2016 está no seu fim. Apesar dos pesares, graças às parcerias, ajuda e colaboração de Amigos e Amigas, cumprimos a nossa “missão”!
Todos os passos dados, que resultaram em Sucesso... começando pela conquista do Bicampeonato, o que só foi possível, graças ao Respeito e a Dedicação das pessoas que se envolveram, enfim, graças ao companheirismo de vocês, que participaram e multiplicaram nossos Projetos, nossas Ações e nossos eventos.
Foram muitos, mas destacamos feijoadas temáticas; Projeto Samba Autoral; mutirões de limpeza na Tenda do Tigre (espaço antes inóspito); Projeto Leituras ao Vento; ações entre amigos; Jogos e viagens do Time Master; Intercâmbios com outros estados e Municípios; Participações e apresentações em eventos da cidade; bem como nossas Oficinas de Percussão, cujo o emocionante encerramento e confraternização com a Bateria Pura Raça e a Família Asfaltão aconteceu ontem, dentre outros.
Não podemos deixar de registrar nossos agradecimentos aos Músicos, Ritmistas e Percussionistas, que sempre estiveram conosco contribuindo para o brilho dos nossos eventos e em nossas Rodas de Samba. Destacamos e agradecemos também o apoio fundamental da Imprensa de Porto Velho, a qual tem sempre um espaço especial para nós e a cultura local.
De forma muito especial, agradecemos à Comunidade que nos abriga e acolhe com muito carinho.
Que Venha 2017
Aproveitamos para registrar os nossos votos de Boas festas, acompanhados de um Forte e Fraternal abraço com a Garra e o Amor do Tigre.
Muito Obrigada!!! Feliz Natal, Feliz Ano Novo!!!
A Diretoria - Danilo Cardoso Filth, Eduardo Dias, Allan Barros, Camila Pinheiro, Silvia Ferreira De Oliveira Pinheiro, Reginaldo Makumbinha, Waldison Pinheiro, Oscar Dias Knightz, Osvaldo Pittaluga, Altair Santos, Ismael Barreto Neves, Janilson Campos, Maria José Melo, Francileia Mota, Andréa Dos Anjos, Wilma Pinheiro e Vanilce.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando