Quarta-feira, 20 de julho de 2016 - 00h11
A Cidade da Cultura – Parque dos Tanques, local onde vai acontecer a 35° Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, começou a receber as estruturas que comporão o cenário do evento. A empresa responsável pela montagem do Parque de Diversão já está com parte dos brinquedos sendo instalados. “Este ano teremos um dos Melhores parque de diversão do estado de Rondônia funcionando no Flor do Maracujá com brinquedos variados e modernos”, disse o Diretor financeiro da Federon Severino Castro.
A estrutura propriamente dita, aquela que é de responsabilidade do governo estadual, que conta com arquibancada, iluminação e palco, só deve começar a ser instalada a partir da próxima sexta feira dia 22.
A Cidade da Cultura nome dado pelos dirigentes da Federon ao Parque dos Tanques, hoje abriga a sede da entidade maior dos grupos folclóricos que através de portaria do governo estadual tem a responsabilidade de manter o espaço funcionando, assim sendo, os grupos filiados à Federon aproveitaram e estão com suas equipes de artesãos trabalhando suas alegorias como é o caso das quadrilhas juninas Juabp e Girassol das Três Marias que contrataram a equipe do artesão Ednart para desenvolver os cenários de seus temas. Outro grupo que está com as alegorias em faze de montagem das ferragens é o bumbá Diamante Negro do professor Aluízio Guedes que trouxe de Manaus o artesão Ney Oliveira que tem experiência nos bois de Parintins. “Pelo que estamos vendo, os grupos folclóricos vão apresentar grandes alegorias no Flor do Maracujá deste ano”, confirmou o artesão Dinarte.
Flor do Maracujá
A 35ª versão do Arraial Flor do Maracujá está marcada para começar no próximo dia 27, na Cidade da Cultura – Parque dos Tanques com o concurso entre os grupos de acesso do segmento quadrilha junina. “A disputa entre os grupos de acesso termina quinta feira dia 28”, disse o presidente da Federon Aluízio Guedes. Os chamados grandes grupos começam as apresentações, sexta feira dia 29. Entre grupos de Acesso e Grupo Especial este ano no Flor do Maracujá irão se apresentar 39 grupos sendo 4 quadrilhas no Acesso; 9 quadrilhas mirins, 14 quadrilhas adultas; 08 bois bumbás adultos e 4 bumbás mirim. A festa que começa no dia 27 de julho só vai terminar no dia 7 de agosto.
Está quase tudo acertado para a 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá começar mesmo no próximo dia 27.
*********
Quando digo quase tudo, é porque algumas arestas, ainda precisam ser amparadas no que diz respeito da licitação de parte da estrutura. Isso no que tange a parceria do governo estadual.
********
Quanto a prefeitura de Porto Velho, ontem a noite, estava marcada para acontecer reunião entre a empresa vencedora do Chamento Público a Diz-Farça que era para se proceder os acertos ou a maneira, de como serão realizados os repasses aos grupos. Primeiro a Diz-Farça sana todas as dívidas que os grupos têm com o comecio local. Comercio que acreditou e vendeu fiado aos grupos folclóricos, material necessário para o desenvolvimnento ou confecção das fantasias e alegorias.
*******
O que sobrar, ou seja, o troco, será repassado aos grupos para que seus dirigentes paguem a mão de obra dos artesãos, costureiras, soldadores, carpinteiros, musicos, coreografos etc.
*******
Por falar nisso, algumas quadrilhas, apesar da crise, estão investindo “os olhos da cara” em suas alegorias. A Juabp que vai apresentar o tema o “Bem contra o Mau” mandou confecionar uma enorme cruz além de uma alegoria represenhtando o 'cramunhão' também muito grande. O Bem vai enfrentar o Mau nas alturas.
*******
Enquanto a quadrilha do Big foi buscar seu tema nas leituras bíblicas, a Rádio Farol vem ái com uma ficção “Se o São João acabasse hoje o que você faria?” - Baseado no enredo de uma escola de samba do Rio de Janeiro “Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só lhe restasse um dia?”
********
A turma da Juabp diz que vai ficar esperando o pessoal da Rádio Farol ou no céu ou no inferno. Vai depender dos jurados aprovados no curso de julgador que a Federon vai realizar nos dias 24 e 25 deste mês.
********
Os que forem aprovados nesse curso, participarão do sorteio que vai selecionar, os dez julgadores (cinco de Boi Bumbá e cinco de Quadrilha) que estarão atuando no Flor do Maracujá deste ano.
********
O curso de julgador é aberto a todo mundo e a inscrição pode ser solicitada através do e-mail federon-ro@hotmail.com
********
Se o participante do curso não for selecionado para atuar no Flor do Maracujá 2016, pode ser selecionado para trabalhar no Flor de 2017 e assim sucessivamente. O certo é que a partir de agora, só vai atuar como julgador de quadrilha e boi bumbá, quem tiver participado do curso que será oferecido pela Federon. Fica esperto julgador!
*******
O comentário nos bastidores dos currais dos bois bumbás, é que este ano, a a disputa não vai ser fácil. O Manhoso que já está prontinho para entrar na arena, investiu pesado e trouxe até artesãao do Caprichoso de Parintins.
********
O Diamante Negro para não ficar atrás, touxe seu artista de Manaus, mas, já trabalhou também no Caprichoso. Bomba mesmo, é o artesão do boi Vencedor que nada mais nada menos, é o nosso artesão Bomba, aquele que deixou a escola de samba Armário Grande praticamente sem alegorias por falta de pagamento. Só que no Vencedor ele é o presidente do grupo.
********
Quem tá muito bem de alegoria, é a quaadrilha Girassol das Três Marias. Dizem que a Matutos do Socialista vai colocar uma escultura na arena do Flor, de mais de quatro metros de altura e é a de uma figura super popular no meio dos grupos folclóricos de Porto Velho.
*******
Mesmo sem a obrigação de colcar o Cangaço, a presidente Neiva da Rosa de Ouro diz que seu grupo de cangaceiros não deixará o Capitão Virgulino com o “Lampião na mão.
*******
Tá chegando a hora e o Boi Bumbá Corre Campo não se manifesta. Tá mais escondido que orelha de freira, no tempo que elas usavam hábito.
Mandi'os
apresenta no Sesc Esplanada
Ára Pyahu
A companhia Mandi'o, do Mato Grosso do Sul, encena nesta quarta-feira (20), o drama etnológico Ara Pyahu - Descaminhos do Contar-se no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho. O espetáculo será realizado às 20h, com duração de 1h e classificação etária de 14 anos.
Para os índios guarani-kaiowá, Ara Pyahu é um tempo espaço renovado. Através de estudos e contatos intermediados por antropólogos, a história foi criada para manter vivos alguns contos da tribo. Neste, Ñanderu e Ñandesy, o primeiro pai e a primeira mãe, se preparam para os tempos de jaguaretê, ou seja, de escravidão e espalhamento.
A peça tem direção de Carla Ávila, Arguello, Raique Moura, Joisce Dias, Wagner Torres, Rosana Marques e Zezinho Martins no elenco.
O grupo Mandi'os oferece oficina no espaço Tapiri do grupo O Imaginário as inscrições podem ser feitas através do e-mail grupomandio@gmail.com. Lembrando que o espetáculo teatral vai acontecer no Sesc Esplanada a partir das 20 horas com entrada franca. As senhas com eçam a ser distribuidas uma hora antes do inicio da peça.
6 anexos
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando