Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 05h10
O show “Eternamente Cartola”, montado e dirigido pelo produtor cultural Heitor Almeida, reabre na noite desta quinta feira 06, a “Seresta do Mercado Cultural”.
O Projeto que parou em virtude da anunciada reforma do Mercado Cultural, volta com uma novidade no show “Eternamente Cartola” é que agora o cantor interprete da obra do grande Agenor Cartola é o compositor e cantor Cordeiro Junior. Nossa reportagem conversou com o Cordeiro Júnior na tarde de ontem. “Na realidade me apaixonei pelo projeto em 2013, quando o Heitor me convidou para substituir o Enio Melo que naquele momento não podia participar do show por problemas de saúde. O certo foi que aceitei, até porque já estava colaborando na produção da Seresta Cultural e quando o Heitor me convidou para fazer o Cartola entrei de cabeça”, confessa Cordeiro Júnior.
A programação começa as 20h00 com a seresta normal e depois é que o show “Eternamente Cartola” começa. “Vale salientar que além do Cordeiro contaremos com a participação dos cantores Priscila e o Charles Silva que vai cantar a música Feriado na Roça. A banda conta com a direção do maestro Ronald Vasconcelos (violão), Robson Vasconcelos (teclado/piano), Argemiro (trompete), Walber (bandolim e cavaquinho) e Luiz da Cuíca (percussão)” lembra Heitor Almeida que também participa cantando algumas músicas do repertório de Cartola. O Antonio Serpa do Amaral abre o show cantando uma canção de sua autoria em homenagem a Cartola e o Heitor fecha com uma música de sua autoria que exalta a escola de samba Estação Primeira de Mangueira que foi criada por Cartola.
O Show Eternamente Cartola conta com o apoio cultural da Unimed, colégio Classe A, Drogaria Fox, Segismundo Advocacia, Auto Escola Sena, Sintero, Sindsef, Redeconv, Botequim Cultural, Charl’s Ótica, Dismonza, Imagem Sinalização, Mestres Vestibulares, Associação Cultural Rio Madeira, SicTV, Diário da Amazônia e RedeTv-RO.
O show começa as 20h00 no Mercado Cultural com entrada franca.
Lenha na Fogueira
O folclorista Admilson M. Knightz que atuou como jurado de dança de quadrilha na XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, escreveu um compêdio sobre a nossa maior festa folclórica, com ênfase as apresentações dos grupos de quadrilhas. São mais de 13 Mil caracteres e desses selecionamos os seguintes tópicos.
********
Aos dirigentes de grupos - A Federon diferente de muitas outras entidades culturais de Porto Velho vem se destacando por suas ações que despertam na sociedade o devido respeito e uma credibilidade jamais vista em qualquer outra entidade cultural local. É importante que todos valorizem isso, não joguem fora tudo que foi conquistado até aqui, não se deixem levar por ações impensadas ou levadas pela emoção por considerar injusto o resultado da mostra de quadrilhas. Os senhores dirigentes não podem agir no calor da emoção nem tão pouco se deixar influenciar pela "revolta" de alguns componentes por um resultado não alcançado, seja lá qual for a razão.
*******
Pouco tempo atrás se dizia que o Arraial Flor do Maracujá seria mais dos um grandes eventos a ficar na lembrança de todos, a exemplo de muitos outros eventos de nossa cidade que ao longo dos anos deixaram de existir. Isso só não aconteceu graças ao empenho e dedicação de várias pessoas que nos últimos anos transformaram nossas quadrilhas em uma das melhores do Brasil.
********
Ano passado o MP (Ministério Público) realizou uma importante mediação entre representantes do Governo do estado, Prefeitura e Federon, contou também com a importante interlocução do jornalista Silvio Santos (Zé Katraca), onde naquela oportunidade foi passada para a Federon toda a responsabilidade sobre a realização do Flor do Maracujá, deixando de ser uma promoção do Poder Público. Com esta iniciativa o MP demonstra que está ao lado da nossa cultura regional, principalmente aos grandes eventos de nossa cidade.
*********
Talvez os senhores não tenham dado a devida importância à este feito, ter ao seu lado como parceiro um órgão que geralmente só é visto como um órgão fiscalizador. Vejam que aos poucos vocês estão quebrando algumas barreiras frente a vários segmentos da nossa sociedade. Esse apoio só esta sendo possível porque o MP viu em vocês certa organização, seriedade de comprometimento em fazer as coisa da maneira certa.
********
É importante lembrar que as pessoas que integram outros grupos não devem ser vistas como nossos inimigos, apenas nossos adversários e, terminado a disputa na arena de apresentação a vida deve seguir seu rumo normal.
********
Um evento cujo o titulo de campeão estar em jogo, é normal que todos busquem alcançar tal objetivo. Mas é importante lembrar também que apenas um será campeão, para isso precisamos cumprir metas, obedecer às normas do regulamento, e respeitar os concorrentes. Caso o titulo não seja alcançado isso não faz de você ou da sua agremiação uma entidade fracassada, pelo contrário, é na derrota que devemos buscar corrigir os erros procurando assim chegar perfeição.
*********
Sendo assim, pedimos a todos os santos padroeiros período junino, Santo Antônio, São Pedro, e São João para que os quadrilheiros da nossa cidade, não joguem fora o que muitas entidades culturais tentaram durante anos e jamais conseguiram, o respeito, admiração e recolhecimento da sociedade.
*******
Nosso desejo maior é que o evento cresça, conquiste autonomia e independência, fortalecendo assim o movimento quadrilheiro em nossa cidade. Admilson M. Knightz
Festival de dança e
exposição no Palácio das Artes
O Palácio das Artes Rondônia apresenta neste final de semana o “Mova-se – Festival de Dança: Solos, Duos e Trios” e Exposição de Artes Plásticas com telas de oito artistas de Porto Velho entre eles João Zoghbi, Geraldo Cruz, Franciney, Homero, Samira, Assis Chateaubriand, Vrena e Margot. O festival tem como idealizador João Fernandes.
O festival está em sua sexta edição e pela primeira vez, será aberto e realizado fora do estado do Amazonas. “Uma novidade que tem como objetivo promover o intercâmbio entre os artistas”, explica João.
Além das apresentações de Dança serão ministradas Oficinas de “Dança Clássica Intermediárias” e ambas na Academia Opus Ballet nos dias 7 e 08 respectivamente. “São apenas 30 vagas para cada oficina” explica a Diretora Artística do Palácio das Artes Gilka Lobo, além da realização do “II Fórum Norteamento em Dança” e o lançamento do livro “Política da Dança”. “Para o segmento da dança em Rondônia essa é uma grande oportunidade de trocar experiências com dançarinos de outras regiões e um incentivo à discussão das leis e editais relacionados aos projetos para produção de espetáculos” afirma Gilka.
Espetáculos
As apresentações artísticas de dança começam sexta feira dia 7, com o espetáculo "A Sagração da Primavera", do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) as 20h00 no Teatro Palácio das Artes
Domingo dia 9 será a vez do premiado "Teresinhas", do Grupo MEME de Pesquisa do Movimento (RS), com duas seções, a primeira as 16h00 e a segunda as 20h00; ambas no Palácio das Artes Rondônia. Essas são as duas grandes atrações nacionais do festival. A programação conta ainda com apresentação de grupos locais.
A sexta edição do “Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios” é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e O Boticário na Dança, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura Municipal de Manaus e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Governo do Estado de Rondônia através da Sejucel/Funpar.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando