Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Eventos culturais


 
 

CAPITÃO  ALÍPIO


Um pouco verdadeiro outro tanto do folclore 

Na próxima sexta feira 29, na Tenda do Tigre espaço sede da Escola de Samba “O Asfaltão”, situada à Rua Jacy Paraná com a Av. Brasília, no bairro Santa Barbara, em Porto Velho/RO, o advogado e escritor Hugo Evangelista da Silva apresenta o livro “Capitão Alípio – Um Pouco do Verdadeiro e Outro Tanto do Folclore”.Eventos culturais  - Gente de Opinião

Parte inferior do formulário

O escritor Hugo Evangelista fala sobre sua obra: “No início do século XX o espaço trritorial que hoje compreende o Estado de Rondônia era praticamente inabitado. O vilarejo de Santo Antônio do Rio Madeira, por sua localização geográfica, fora escolhido como ponto inicial – depois vindo a ser alterado – da ferrovia Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que o Brasil se obrigara a construir pelo Tratado de Petrópolis (1903) para por fim à disputa que mantinha com a Bolívia sobre as terras que formam, hoje, o Estado do Acre. Como conseqüência da construção da ferrovia (1907-1912), associada ao aumento da demanda internacional pela borracha, surgiram duas novas cidades: Porto Velho e Guajará-Mirim.

A corrida pela ocupação desse espaço não impediu a chegada de aventureiros de toda ordem – criminosos, ladrões, facínoras, prostitutas – e até degredados, como os “bravos marinheiros” que participaram da “Revolta da Chibata” (1910), no Rio de Janeiro, os quais, colocados à força nos porões do “navio satélite”, foram desembarcados em Santo Antônio do Rio Madeira (1911).

É nesse contexto histórico que desponta a figura emblemática do Capitão Alípio, com carreira militar iniciada na Polícia Militar de Mato Grosso (1927), passando, depois, a integrar os quadros da extinta Guarda Territorial (1943), do então Território Federal do Guaporé, depois Rondônia, que no desempenho da função de Delegado de Polícia (1938-1968), em Guajará-Mirim, impediu “por todos os meios, que uma cidade, ao nascer, e a região ao redor dela criassem, mantivessem e conservassem características bastardas”.

Escrito pelo advogado Hugo Evangelista da Silva – sobrinho do velho Capitão de Polícia – a obra Capitão Alípio é uma publicação conjunta da Editora SCHOBA e a Editora Universidade Federal de Rondônia – EDUFRO e fornece ao leitor uma visão, recheada de verdades e fatos folclóricos, deste personagem marcante na história do extinto Território Federal do Guaporé que, depois, chamou-se T. F. de Rondônia, e hoje Estado de Rondônia”.

Em breve a obra Capitão Alípio estará disponível na Loja Virtual da Editora Schoba. Aguardem.


 


Vamos dedicar à coluna de hoje a divulgação de alguns eventos que já estão acontecendo ou que vão acontecer ainda nesta semana.

*********

Por exemplo: A Mostra de Cultura Popular ou como é mais conhecido, Arraial do Padre Enzo que está acontecendo na Associação São Tiago Maior na zona Leste.

*********

Hoje começa o concurso de grupos de dança, com mais de 10 grupos inscritos. A disputa é das melhores no Arraial do Padre Enzo. As apresentações começam as 20h000.

**********

Hoje 27, começa o Arraial do Esquerdinha também conhecido como Arraial “Matutão” dos bairros Bela Vista, Cidade Nova. Jardim Eldorado, Caladinho e Eletronorte.

***********

A quadrilha Arrasta Pé de Matutos do bairro Cohab Floresta vai abrir o arraial comandado pelo Sergio Esquerdinha.

***********

O Arraial que está em sua terceira versão, começa hoje e termina domingo dia 31 com a apresentação do grupo Nação Caipira.

***********

Durante os cinco dias do arraial Matutão quem vai animar a festa á Banda Café Com Leite.

************

Entre os grupos que estarão se apresentando no Matutão estão: Flor da Primavera, Girassol das Três Marias, Nação Caipira e outros.

************

Enquanto isso, sexta feira dia 29 começa o Arraial do Esperança da Comunidade comandado pelo Fernandão presidente da quadrilha “A Roça é Nossa”.

**********

O Arraial do Fernandão conta com total apoio do governo estadual através da Secel, que disponibilizou a sonorização e as arquibancadas.

*********

É no Arraial do Fernandão que vai acontecer a partir da próxima semana as eliminatória entre os grupos de quadrilhas. Do concurso saem dois grupos para se apresentar no Flor do Maracujá e 2012.

*********

Sexta feira dia 29, também começa o Arraial Flor de Candeias no município de Candeias do Jamari.

***********

No Flor de Candeias praticamente todos os grupos de quadrilhas que se apresentaram no Flor do Maracujá participam da disputa cuja premiação será em dinheiro e troféu.

*********

Lá em Candeias do Jamari o professor Severino promete desbancar a quadrilha do Fernando A Roça é Nossa campeã do Flor do Maracujá deste ano.

***********

No Candeias tem apresentação de grupo de Boi Bumbá.

*********

No dia 29, em Itapuã do Oeste começa o Arraial Municipal Flor da Castanheira com apresentação de quadrilhas, bois bumbas, show artístico, comidas típicas, bingo e várias atrações.

A abertura do Flor da Castanheira vai ser com a apresentação da quadrilha A Roça é Nossa campeã do Flor do Maracujá 2011 seguida da apresentação da quadrilha “Matutos da Marechal” de Candeias do Jamari e o encerramento da primeira noite será com show da Banda Os Cobras do Forró.

*********

Sábado quem abre o arraial de Itapuã é o Bumba-Meu-Boi Estrela do Jamari, depois tem a quadrilha “Flor do Sertão” seguida de Leilão de uma novilha. Às 23 horas começa o show da Banda Fênix.

*********

Domingo dia 31 o boi Corre Campo se apresenta no Flor da Castanheira e a festa será encerrada com o show da Banda Fênix.

*********

Sábado dia 30 o Corre Campo se apresenta no Arraial das Associações das Comunidades da Margem Esquerda do Rio Madeira. Na localidade Niterói

*********

Já em Jaru a prefeitura também da inicio ao Arraial Municipal na sexta feira dia 29 com a apresentação do boi bumbá Corre Campo, quadrilha A Roça é Nossa de Porto Velho e uma quadrilha de Ariquemes .

**********

Isso tudo para não entrar no drama dos Pontos de Cultura de Rondônia! A fotografia está embaçada.



SESC AMAZÔNIA

Commedia dell’arte, Cordel e Circo

Eventos culturais  - Gente de Opinião
 

Segunda feira dia 25 o público aplaudiu no Teatrom Um do Sesc Esplanada a encenação da peça “Cordel do Amor Sem Fim”, apresentada pela Cia de Teatro de Cores na Rotunda que veio do estado do Amapá participar da Mostra Sesc Amazônia das Artes que está acontecendo em Porto Velho.

Segundo diretor Ton Rodrigues um jovem que estudou artes cênicas no Rio de Janeiro cidade onde teve contato com o texto da escritora baiana Cláudia Barral Trilha. “Fiquei encantado com o texto da Claudio e assim que retornei ao meu estado, resolvi montar o espetáculo teatral”. O diretor promove na montagem da peça, a união da Comemmedia Dell’art com a Literatura de Cordel e Elementos do Circo como acobracias, corda cigana, malabaris e outros.

O espetáculo acontece em torno do noivado de Terezinha cuja irmã mais velha Madalena quer porque quer, que ela se case com José sendo que Terezinha é apaixonada por Antônio que foi morto por José que é amado por Creuzinha a irmão do meio. Os ótimos contadores e cantadores de cordel Sabrina Zahara e Dan Alves dão o toque musical ao espetáculo, que através das boas performances dos atores Josias Monteiro, Alenk Nobre, Reginaldo Corrêa e Elder de Paulo mais a iluminação da Marina Beckman levou a platéia que parcialmente lotou o teatro do Sesc a sonoras gargalhadas.

A Mostra prossegue no dia de hoje com a apresentação às 17h00 de Catolé e Caraminguás peça destinada ao público infantil.

A Mostra Sesc Amazônia das Artes apresenta nesta quarta feira um espetáculo totalmente voltado para o público infantil, com a peça “Catolé e Caraminguás” do grupo grupo: In Bust Teatro Com Bonecos de Belém (PA)

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)