Sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 05h55
O grupo teatral Êxodo realiza de hoje 27, até domingo dia 29, na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia a encenação da peça, “O Homem de Nazaré”. De acordo com o presidente do Êxodo André D’Ándrea a encenação do espetáculo teatral será realizada nesta data, em virtude de alguns percalços enfrentados pela atual gestão, entre elas a falta de apoio governamental e de empresas privadas “Mesmo assim conseguimos com muito esforço, marcar a encenação para os dias 27, 28 e 29 deste mês de setembro”. André desde o começo de sua gestão vem lutando para conseguir patrocínio para a realização da peça o que só agra foi possível. “Mostramos nossa cara encenando o quadro “A Paixão de Cristo” na Sexta Feira Santa, durante procissão do Senhor Morto e de lá pra cá, não paramos de correr atrás, com o objetivo de encenar a peça ainda este ano. É uma questão de honra”, disse André.
De hoje 27, até domingo 29, com entrada franca (Quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível que doaremos a entidades carente de nossa cidade, mas, não é obrigatório), a peça estará sendo encenada sempre a partir das 20h00 na Cidade Cenográfica Jerusalém da Amazônia.
Ônibus especial
O Grupo Teatral Êxodo informa ao público de Porto Velho e região, que haverá ônibus da empresa Rio Madeira saindo de frente da Prefeitura e Catedral, a partir das 17h30 em direção a Jerusalém da Amazônia para a apresentação da peça teatral “O Homem de Nazaré – 2013” nos dias 27, 28 e 29 de setembro, com 2 linhas e 4 ônibus, sendo uma pela Zona Sul passando pela Avenida Jatuarana e outro pela Zona Leste passando pela Avenida José Amador dos Reis, não percam.
Hoje em Guajará Mirim tem show com o levantador de toada David Assayag. A voz da Amazônia vai se apresentar na Mansão e contará com a participação de cunhã poranga e tribos dos bois de Guajará.
********
Por falar em Guajará Mirim, apesar da matéria inserida nesta página com o título, Confúcio Sepulta Duelo na Fronteira; Tem gente que acredita que a festa ainda vai acontecer este ano.
*******
O empresário Wando que tomou a briga para sua empresa informou a este colunista, que assim que o governo estadual entregar a reforma do bumbódromo e o Corpo de Bombeiro liberar, a festa vai acontecer. Para tanto conseguiu patrocínio junto a uma distribuidora de cerveja. A grana pode não ser a pretendida, mas, vai dar para os bois mostrarem um bom espetáculo, afirma Wando.
*******
Quando o Bacellar diz que Confúcio Sepultou o Duelo na Fronteira não quer dizer que os bois não vão se apresentar. O que não vai acontecer é a tradicional disputa.
********
De acordo com o diretor do boi Malhadinho Silvio Evangelistas, as duas agremiações entraram em acordo e vão fazer uma apresentação especial no dia 15 de novembro. “Ainda não posso afirmar se vai ter alegoria, conversamos com o Ricardinho do Flor do Campo e ficou pra gente decidir sobre este item”, disse Silvio.
********
Não é a primeira vez que os bois de Guajará não participam de disputa, no inicio, o festival era apenas mostra e se não me engano, em 2002 também não aconteceu a disputa foi apenas apresentação. Agora, jamais o festival ou qualquer outra estilo de apresentação envolvendo os bois de Guajará em Guajará aconteceu fora da data do Festival, ou seja, na segunda semana da primeira quinzena de agosto.
*******
Por que será que o governador após receber uma das mais emocionantes homenagens já feitas a uma autoridade de Rondônia em Rondônia, resolveu não mais ajudar os bois da Pérola do Mamoré. A homenagem que os dois bois fizeram em 2011 ao governador foi muito emocionante. Naquele dia pensei comigo mesmo: De hoje em diante o Duelo na Fronteira vai receber mais apoio do governo estadual. Para nossa surpresa, desde o final do ano passado o governador vem dizendo em tudo quanto é entrevista às rádios de Guajará que não vai autorizar a assinatura de convênio em favor dos bois Malhadinho e Flor do Campo.
********
Para acabar com qualquer sonho dos guajaramirenses, o governador voltou a confirmar e desta vez foi para a Secretária da Semcet, Sâmia Melgar, em solenidade que aconteceu no dia 25 próximo passado, que não vai disponibilizar nenhum tostão, seja via Secel ou via emenda de parlamentares. Esse foi o cheque mate.
********
Agora o negócio é correr atrás e realizar a já programada apresentação no dia 15 de novembro e partir para a luta, em busca de recursos para a realização do Duelo na Fronteira de 2014. E tem que ser logo porque 2014, é ano eleitoral e a Justiça proíbe assinatura de convênio para eventos culturais a partir do mês de abril.
*******
Seria bom que o governo estadual atendesse a reivindicação dos dirigentes dos bois Flor do Campo e Malhadinho e transferisse a administração do bumbódromo para as duas agremiações.
*******
Para não ficar apenas no muro da lamentação. Vamos nos preparar para assistir a peça O Homem de Nazaré que o grupo Êxodo vai encenar hoje, amanhã e depois na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia.
*******
A partir das 17h30 os ônibus começam a sair da frente da prefeitura ou igreja catedral no rumo da Jerusalém. Vamos nessa D’Andrea!
Confúcio sepulta Duelo da Fronteira
Por Carlos Barcellar
Na manhã desta última quarta-feira, 25, durante cerimônia realizada no Distrito do Iata, para entregar à população a estrada asfaltada que liga o distrito com a BR 425, estrada que também permite o acesso a outras linhas daquela região, o Governador Confúcio Moura foi procurado, particular e informalmente, pela Secretária da Semcet, Sâmia Melgar, para tratar sobre o Duelo da Fronteira.
A Secretária de Cultura de Guajará-Mirim, que ao assumir a pasta da Semcet no mês de agosto, durante discurso de posse garantiu realizar o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, procurou saber do Governador Confúcio sobre os recursos do Estado para financiamento do Duelo da Fronteira.
Confúcio Moura foi taxativo: “não existe dinheiro para o Festival. Nem do Governo e nem da Assembléia Legislativa”. E assim, em tom seco e curto, o Governador sepultou de uma vez a 19º edição do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, pelo menos no que se refere aos recursos públicos advindo de seu governo.
Como é do conhecimento de todos, os cofres públicos do Palácio Pérola do Mamoré se encontram em estado de penúria e tem, inclusive, dificuldades de cobrir mensalmente até a folha de pagamento dos servidores do município, de maneira que, mesmo tendo empenhado sua palavra, a Secretária Sâmia muito provavelmente não conseguirá tirar um único real do orçamento da Semcet, para cumprir com sua palavra, realizando o Festival.
Às duas diretorias, Flor do Campo e Malhadinho, restam apenas a esperança de algum abnegado empresário, apaixonado pela brincadeira de boi-bumbá, assumir o Festival, possibilidade absurdamente remota. A cada dia que passa, até o mais otimista dos brincantes não acredita mais na realização do maior espetáculo de cultura popular do Estado de Rondônia.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando