Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Êxodo apresenta Santa Ceia no teatro Banzeiros


 Êxodo apresenta Santa Ceia no teatro Banzeiros - Gente de Opinião

O Grupo Teatral Êxodo, apresenta na noite desta quinta feira 17, no teatro Banzeiros em Porto Velho, a encenação da “Santa Ceia” um dos quadros da peça O Homem de Nazaré que será apresentado completo nos dias 1°, 2 e 3 de dezembro na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia.

A encenação da Santa Ceia faz parte da programação de lançamento da peça que vai acontecer as 19h00 no Teatro Banzeiros, com a presença de autoridades convidadas, patrocinadores, colaboradores, imprensa e público de modo geral. “A ideia é mostrar a sociedade porto-velhense que o Grupo Êxodo após três anos, está decido a retornar com a encenação da peça O Homem de Nazaré”, disse o presidente José Monteiro.

De acordo com o diretor da peça Nery Rodrigues este ano algumas inovações farão parte da encenação “Vamos reduzir para duas horas de espetáculo, tiramos algumas cenas, diminuímos outras, teremos aparições de anjos no final, e agora contamos com a participação de atores mirins e jovens atores, que antes não tínhamos” disse o diretor.

Êxodo apresenta Santa Ceia no teatro Banzeiros - Gente de Opinião

Nery chama atenção dos interessados em participar como figurante, que ainda existem vagas. “Este ano queremos bater o recorde em número de figurantes, para isso, estamos recebendo inscrições até a próxima semana. É só ligar para 99213-6769”, informa o diretor. Outra novidade na peça que será apresentada este ano, é a estréia de um novo ator no papel de Jesus Cristo Yan Samuray de 23 anos.

Lembrando que o avan premier do espetáculo, acontece nesta quinta feira as 19h00 no teatro Banzeiros com entrada franca.


 


Lenha na Fogueira

Os compositores carnavalescos de Porto Velho, estão concentrados em dois concursos de música que vão acontecer em dezembro.

*******

O primeiro é o concurso de Frevos e Marchinhas promovido pelo Bloco Galo da Meia Noite que vai acontecer no dia 3 de dezembro no Mercado Cultural. A coordenação do Concurso prorrogou o prazo para a entrega das composições que agora vai até o dia 19.

*******

O outro concurso que está deixando os compositores sem dormir, é o da escola de samba Acadêmicos do São João Batista. Aliás de samba enredo cujo tema é “São João Batista apresenta: Manelão – O General da Folia e o Rei da Alegria”.

*******

A premiação do concurso de samba de enredo da São João Batista não é de se desprezar não. To falando para os padrões dos concursos do estilo, em Porto Velho. O vencedor vai levar R$ 1 MIL.

*******

As inscrições para o samba da azul e branco do Pai Beto vão até o dia 6 de dezembro e o Concurso propriamente dito, vai acontecer no dia 10 de dezembro no Pagode Salve Jorge na Vila Tupi.

*******

No concurso do Galo da Meia noite tudo indica que estarão na disputa compositores como Bainha, Oscar, Zé Baixinho, Toninho Tavernard, Mávilo Melo, Silvinho, Edgley Queiroz, Torrado, Cabo Sena, Sílvio Santos, Roberto Matias, Paulinho Santana, Berto Cezar e muitos outros;

*******

Na são João Batista solicitaram sinopse o Louro Rodrigues (do cavaco) Walber do Bandolim, Carlinhos Maracanã, Paulinho Santana, Rafael Saideira, Mávilo Melo, Ernesto Melo, Banana Split, Torrado e por ai vai.

*******

Quer dizer, o mês no qual se comemora o dia do samba, vai ser recheado de eventos com músicas carnavalescas. Lembrando que o Samba Autoral coordenado pela escola de samba Asfaltão vai acontecer no dia 2 de dezembro, justamente no Dia Nacional do Samba.

*******

Garimpando meus arquivos, encontrei um samba que fiz na década de 1980, para ser mais preciso em 1986 e vou apresentar no Samba Autoral do mês de dezembro.

*******

Enquanto isso e apesar das escolas de samba estarem se movimentando para os desfiles do próximo ano, ninguém tem certeza se o novo prefeito vai encontrar as finanças municipais em condições de colaborar com as despesas das escolas de samba.

*******

A Fesec tá mais parada que água de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. Vamos reunir e decidir alguma coisa Mamedes! Dia desses aconteceu reunião na Funcultural entre a Fesec, prefeito Mauro Nazif e presidentes das escolas de samba. Mauro Nazif na oportunidade garantiu que vai deixar recurso para, caso, o novo prefeito queira, realizar os desfiles das escolas de samba.

********

Por falar em prefeito Hildon Chaves o amigo jornalista assessor do prefeito eleito Walbran Júnior em conversa com esse colunista, garantiu que as listas que estão circulando nas redes sociais afirmando que as pessoas citadas, farão parte do secretariado é pura balela. “Até agora o prefeito Hildon não divulgou nenhum nome para o seu secretariado”, disse Walbran.

*******

Inclusive correm boatos pelos quatro cantos da cidade, dando conta de que os nomes mais cotados para assumir a Funcultural são os do Antônio Ocampo Fernandes que já foi secretário da Semce e da Secel; Paulinho Rodrigues produtor cultural dos melhores e Ronildo Carvalho que sempre esteve atuando nos bastidores da Secel inclusive nas gestões do Ocampo e do Jucelis.

*******

Tem um nome que está ganhando peso entre os carnavalescos, principalmente da moçada ligada nos blocos de trio elétrico, que é o do técnico em cultura Eudes Claudino que atua na Funcultural. Ele foi cabo eleitoral do agora prefeito eleito Hildon Chaves. É um bom nome para adjunto da Funcultural de qualquer dos citados.


 




 
Somos todos ‘bichos’ metropolitanos

Mostrar ao leitor o “bicho” que cada ser humano carrega dentro de si. Essa é a intenção do escritor Anchieta Mendes com o seu novo livro “Bicho Metropolitano”. A obra traz para literatura o cotidiano das pessoas mostrando o lado animal do ser humano de uma forma coloquial, de ângulos irônicos e, ao mesmo tempo, cômicos.

Ao todo, a obra reúne quatorze contos com narrativas simples. Segundo o autor, uma boa história não precisa ser apresentada por meio de vários caminhos tortuosos. “Por exemplo, o simples caminhar mostra como as pernas e os braços fazem parte do equilíbrio, e a cabeça focada no alvo, ou seja, a história”, comenta.

O conto que empresta o nome ao livro fala sobre um rapaz que há 18 anos hibernou e nunca mais saiu de casa com medo da vida e dos outros. A sua vida se resume ao quarto na companhia de duas tias, uma cega e outra surda e muda. Ele surpreende a todos quando resolve namorar sem sair de casa.

Entre os outros, o leitor encontrará histórias como “Uma visão”, que apresenta as vidas de três irmãs que têm como único elo um gato. De maneira cômica e ao mesmo tempo trágica, o “Velório doutro mundo” traz uma enfermeira que trabalha para uma funerária e precisa resgatar o corpo de um dos pacientes morto que foi levado pelas águas da chuva durante um dilúvio angustiante.

O “Amor em três dimensões” mostra a vida solitária de uma mãe/avó que recebe a visita do filho e da neta num quarto entregue à velhice. Já em “O zumbi”, a narrativa reflete como as aparências enganam, principalmente diante de um crime coletivo sem medidas.

Anchieta comenta que a intenção da obra era retratar a realidade do homem de maneira cômica e também irônica. “Quis revelar um pouco do que vivemos: os encontros e desencontros da vida, as mentiras, os erros que cometemos, os pecados aflorados e os medos do mundo”, finaliza.

Ficha técnica

Título: Bicho Metropolitano

Autor: Anchieta Mendes

Ano da publicação: 2016 - Editora Penalux

Tamanho: 21 x 15 cm

Páginas: 142

Preço: R$ 34,00

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)