Sábado, 21 de abril de 2012 - 08h30
ARTES PLÁSTICAS
A visitação acontece de segunda a sábado
no horário comercial. No Sesc Centro
O livro de visitantes colocado na entrada do mezanino do Sesc Centro em Porto Velho, está praticamente cheio de assinaturas, comprovando o sucesso da exposição “Vida em Ácido e Metal” da artista plástica especializada em xilogravura Ângela Schilling. A exposição abre a temporada do Projeto Sesc Amazônia Legal cujo objetivo é promover o intercâmbio e a divulgação da produção dos artistas plásticos que moram na Amazônia brasileira.
No meio da semana, fomos até o Sesc Centro apreciar o trabalho desenvolvido pela artista que apesar de ter nascido no Rio Grande do Sul se considera carioca da gema mas, há alguns ano reside em Porto Velho capital do estado de Rondônia, onde vem divulgando através de aplicação de oficinas geralmente aplicadas na Casa da Cultura Ivan Marrocos, a arte da Xilogravura.
Na exposição “Vida em Ácido e Metal” Ângela apresenta gravuras originais, registrando a natureza com lente de aumento, preservada em formas e cores, resultado de uma pesquisa muito pessoal, como artista plástica. Seu foco são frutos, sementes, flores, paisagens, insetos.
Na abertura que aconteceu sábado passado dia 14 de abril, aconteceu um concerto de teclado e violino. “Fiz uma pesquisa (de meses), sobre música, pois queria ambientar o período do início da gravura no mundo ocidental, que foi em torno de 1350 e 1400. Descobri que a música que existia neste período era a música CELTA!!! Daí a busca...e também nunca tinha gravado...mas consegui. Gravei dois CDs. Um com música Celta com instrumentos da época, gaita de fole, flauta, harpa e tambores e canto, o outro apenas instrumental com instrumentos modernos. ficaram muito bons”, explica a artista, lembrando: “Tinha muita gente, a montagem ficou ótima, pedi para pintarem as paredes da cor areia, que deu um charme e um bom destaque para as gravuras que estão todas com moldura branca. Ficou muito bom”.
Vale lembrara que no último dia da exposição, 12 de maio, será sorteada uma das gravuras.
A visitação acontece de segunda a sábado no horário comercial. O Sesc Centro fica a avenida Presidente Dutra ao lado da sede dos Correios.
Ainda está repercutindo positivamente a visita que a Secretária do MinC Márcia Rollemberg fez a Porto Velho, em especial o encontro com os artistas e produtores culturais no teatro Banzeiros na noite da última quarta feira dia 18.
*********
Entre tantas intervenções as que mais chamaram a atenção da Secretária da Diversidade e da Cidadania do MinC, foram as do Bototo que sugeriu, que o Ministério da Cultura passasse a se interessar ou a valorizar o trabalho dos artistas que sofrem de distúrbios mentais e em conseqüência dependem de tratamento e atenção especial como é o caso do próprio Bototo.
**********
Márcia achou interessante a sugestão e até lembrou que é psicóloga e como tal, trabalhou por muitos anos no Ministério da Saúde inclusive, em departamentos psiquiátricos e por isso conhece de carteirinha o problema desses pacientes.
*********
Porém a intervenção que mais chamou a atenção dos presentes, foi a da artista plástica Rita Queiroz.
*********
Quando a Rita solicitou a palavra, com certeza alguns da equipe da Secel logo pensaram, “Lá vem a Rita de novo com o seu chororo sobre o repasse da segunda parcela do Pontos de Cultura!”.
*********
Surpreendendo a tudo e a todos, Rita Queiros começou questionando a preocupação até o momento exposta pela Secretária Márcia quanto ao apoio aos Pontos de Cultura dirigidos por indígenas.
*********
Nossa maior artista plástica questionou: Por que vocês do Ministério da Cultura também não se preocupam com a cultura do ribeirinho, daquele beradeiro que mora a beira dos rios da Amazônia e em especial, no nosso caso, as margens do Rio Madeira e seus afluentes?
*********
Todo mundo se preocupa em apoiar os índios e se esquecem dos moradores das barrancas do Rio Madeira.
**********
Ninguém procura solucionar o problema de um Ponto de Cultura como é o nosso caso, que enfrenta problema com a prestação de contas, em virtude de não ter como provar a compra de material e até de alimentação, pois em localidades ribeirinhas quem, comercializa alguma coisa, não dispõe de Nota Fiscal.
*********
No Beradão não tem Internet, não tem telefone enfim, não tem nem como a gente imprimir um recibo de prestação de serviço etc...
*********
E chega na hora da prestação, os burocratas que nunca levantam o rabo de suas poltronas para vivenciar situações como as que estou enumerando, nos cobram e bloqueiam os repasses que temos direito.
**********
Quanto aos índios, não sou contra que o governo se preocupe em abrir mais Pontos de Cultura, apenas lembro que nós os beradeiros ribeirinhos também precisamos de mais atenção!
**********
Os aplausos ecoaram pelo teatro Banzeiros e foi ouvidos até no cemitério da Candelária.
*********
Sem ter muito o que explicar, pois, apesar de começar sua visita aos estados e cidades da Região Norte por Belém a Secretária com certeza, jamais visitou realmente uma comunidade ribeirinha, ou jamais enfrentou uma viagem de Barco Motor, Motor de Popa, Rabeta ou até de Canoa a remo.
*********
Apenas disse que desde quando entrou na Secretaria como gestora, convocou sua equipe para estudar uma maneira de facilitar a prestação de contas dos Pontos de Cultura cujas sedes ficam em comunidades de difícil acesso ou sem acesso nenhum com a Internet “por exemplo”.
**********
Enquanto isso na entrada do teatro Banzeiros uma equipe de produtores culturais, aproveitando a presença de um artesão que montou sua banca justamente ali, providenciou a confecção de uma placa em argila muito bem trabalhada, agradecendo a visita da Secretária Márcia do Ministério da Cultura.
*********
Já no ensaio da quadrilha Rádio Farol lá pela meia noite, na quadra do colégio Castelo Branco, Chicão Santos do grupo O Imaginário cochichou no meu ouvido: “A Rita tava com a macaca e deu um show de sabedoria ribeirinha!”
*********
Depois dessa, só indo para a Feijoada da Berta a famosa Feijão e Folia que este ano vai acontecer no Clube dos Advogados à rua Rio de Janeiro.
*********
Berta Zuleika vai brindar os “feijoadeiros” com show da Rainha da Bateria da escola de samba paulista Gaviões da Fiel.
*********
Já que entramos no assunto:
*********
Hoje a turma da escola de samba Asfaltão recebe o pessoal da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo na roda de samba que vai acontecer no Bar do Calixto a partir do meio dia.
*********
O Beto Cezar toca na feijoada do Vila Rica e depois diz que vai fazer sua roda de samba no Mercado Cultural a partir das 17h00.
*********
Será que a turma da Fundação Iaripuna vai deixar o Beto Cezar montar aparelhagem no Mercado Cultural. Vou lá só pra conferir!
*********
CONVITE
*********
A Fundação Cultura do Município – FUNCULTURAL, convida para acompanhar os trabalhos que implantará a Lei que criará o Sistema Estadual de Cultura, a mesma acontecerá na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, no dia 24 de abril (terça-feira), às 15 h. Esperamos contar com a presença de todos para esta nova conquista.
*********
Ué! É o Sistema Estadual que vai ser apreciado mas, quem se preocupa em convidar a comunidade é a Fundação Cultural do Município a nossa Iaripuna.
**********
Tô gostando de ver, ta melhor que a preocupação do Regula Cultura que até agora não convidou ninguém para acompanhar os trabalhos que implantará a Lei que criará o Sistema Estadual de Cultura.
**********
Por favor não deixem que isso se transforme em CAOS!
*********
Agora vou pro Feijão & Folia degustar a Rainha da Bateria da Fiel!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando