Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Exposição Fotos de Celular na Francisco Meirelles


Exposição Fotos de Celular na Francisco Meirelles - Gente de Opinião

Exposição Fotos de Celular na Francisco Meirelles

O escritor, jornalista Julio Olivar abre a exposição “Fotos de Celular” na tarde desta quarta feira 1° de junho na galeria de artes da biblioteca Francisco Meirelles em Porto Velho.

Esta é uma exposição pouco comum, pois trata de uma mostra na qual o autor faz registros de diversas facetas de Rondônia, pouco divulgadas, segundo palavras de Júlio Olivar. “A exposição não é de um fotógrafo profissional, mas de uma pessoa sensível a tudo que está a sua volta”.

Vemos cidades, cultura ribeirinha, aspectos religiosos, as mais diversas expressões nos olhares, flores nativas, monumentos, cantos bucólicos, o multicolorido dos ornamentos indígenas.

Há diversos olhares, como no aspecto social a denúncia, na alegria e brincadeiras lúdicas e assim, aos poucos vamos descobrindo a alma de artista que se encontra na pessoa de Júlio Olivar. Enquanto observador do todo e da forma, vai se aprofundando nos detalhes, reconhecendo sutilezas, formas, valorizando as sombras e suas partes ampliadas. “A meu ver, aí encontramos o ponto alto da mostra, onde o contemporâneo assume o espaço do retrato como visto anteriormente”.

Júlio Olivar expõe um diálogo entre o escritor e poeta com o objeto que o sensibiliza, promovendo a reflexão, aguçando a curiosidade dos observadores, fazendo uma relação entre arte e vida. “Mesmo havendo as redes sociais, ousei esta exposição porque continuo naquele mundo não - virtual do revelar a imagem, do álbum, da moldura, enfim, da materialização do click. Então, eis aqui, a minha despretensiosa mostra” finaliza Julio

Exposição Fotos de Celular na Francisco Meirelles - Gente de Opinião

Serviço

Fotos de Celular

Biblioteca Municipal Francisco Meirelles

Abertura: 01 de junho de 2016

Hora - ÀS 15h00

Encerramento: 30 de junho de 2016

Horário: 8h00 às 18h00 de segunda a sexta - feira.

Agendas para visitas em grupos: fones: 3901 - 3029 ou 3901 - 3030

Endereço: rua José do Patrocínio, n° 200 - Centro

 Exposição Fotos de Celular na Francisco Meirelles - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira

Começou o mês das festas juninas, que em Porto Velho ha alguns anos se transformaram em julinas e ate augustinas. Na realidade já foram até setembrinas aqui em Porto Velho. Este ano as festas juninas começaram no final de maio, para ser mais preciso, no dia 27 com a abertura do Arraial Flor de Cacto que vai acontecer até o próximo dia 5 deste mês, no Campo 1° de maio no bairro Caladinho. Na noite de hoje uma das atrações do Flor de Cacto é a quadrilha.Matutos do Socialista.

********
Por falar em festa folclórica. Os integrantes da Comissão Organizadora do Duelo na Froteira que acontece em Guajará Mirim ligou para denunciar, que apesar da Comissão que é formada por mebros dos dois bumbás, ou seja Malhadinho e Flor do Campo, terem acordado que a data do Festival Duelo na Froteira deste ano seja os dias 7, 8 e 9 de OUTUBRO. Escrevi 7, 8 e 9 de OUTUBRO.

********
O presidente do Flor do Campo não quer concordar, insitindo que a festa seja realizada no final do mês de agosto. Segundo a presidente do Bumbá Malhadinho Edileuza e também da reprsentante do Flor do Campo Solange – Sol, no final do mês de agosto não tem como o festival ser realizado em virtude de problemas burocráticos.

*******
Problemas burocráticos que ainda estão sendo resolvidos pela gerencia de cultura da Sejucel o que não dará tempo para que sejam cumpridos os prazos, para tramitação do processo que segundo dizem, dura em média 90 dias. Sendo assim, se o processo começasse a correr neste dia 1° de junho, os rcursos só serão lçiberados, caso a documentaçãom esteja toda certinha (o que é dificil de acontecer), exatamente no dia 30 de agosto.

********
Sendo assim, temos que concordar com os integrantes da Comissão Coordenadora do Duelo na Fronteira, já que no mês de setembro vai acontecer e já está mais do que certo, o Festival de Fanfarras. Esse festival envolve integrantes dos dois Bois, seja na organização ou na própria fanfarra. E tem também a Semana da Pátria que em Guajará Mirim é uma das mais bem organizadas e bonitas do estado de Rondônia inclusive, com a participação no desfile, de alunos dos colégios de Guayaramerim – Bolívia.

********
Como sabemos que os grupos de bois precisam de um tempo para confeccionar as indumentárias e alegorias, nada mais coerente que o Festival seja realizado como querem os integrantes da Comissão Coordenadora ou seja, nos dias 9, 10 e 11 de OUTUBRO. Falta só o Dr. do Flor do Campo concordar. O festival só existe se os dois bois se apresentarem.

*******
Enquanto isso em Porto Velho, a direção da Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás e Grupos Folcloricos de Rondônia – Federon, está se virando na tentativa de superar a burocracia e começar o Flor do Maracujá no dia 22 deste mês de junho.

********
Minha humilde experiencia diz que vai ser muito dificil abrir o Arraial nesta data, pois, os grupos ainda não sabem quando será feito o repasse oriundo da prefeitura/Funcultural e hoje é dia 1° de junho, o que quer dizer, que faltam apenas 21 dias para a aquisição de material e confecção das indumentárias.

********
Nem mesmo o famoso convênio/crediário que todos os anos a Federon firma com as lojas especializas foi aberto, em virtude da incerteza da data que será feito o repasse. Assim, fica quase inviável cobrar dos grupos que se apresentem a partir do dia 22.

*******
Sugeri ao Fernando Rocha presidente da Federon que adie a abertura do Flor do Maracujá para o dia 6 de julho. O que daria mais 15 dias para os grupos se preprarem. Tomara que a diretoria da Federon aceite nossa sugestão. É uma questão de coerencia!


 


Gente de Opinião 

Espetáculo Misanthrofreak será apresentado no Sesc

Com a coordenação do O Imaginário – Chicão Santos o Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam nos dias 08, 09, 10 e 11 de junho do Teatro 1 do Sesc o espetávulo Misanthrofreak.

Misanthrofreak é um solo "performático-pop-clown-multimídia" em que o diretor e ator Rodrigo Fischer transita entre o espaço cênico e o espaço cinematográfico, na qual a apropriação das novas tecnologias permite que o ator controle em cena a luz, o som, as projeções e as câmeras. A tentativa da persongem de controlar sua vida se confunde com a tentativa do ator de controlar a performance. Assim a linguagem audiovisual vem trazer reforço, complementaridade e oposição ao discurso teatral, permitindo que o espectador tenha uma experiência sensorial ampliada.

Para o professor da Usp e crítico teatral Luiz Fernando Ramos “Misanthrofreak é um contra espetáculo extraordinário. Constrói meticulosamente um procedimento de auto-sabotagem contínuo e ininterrúpto.

Produção Local

O Imaginário (Chicão Santos) - A oficina teatral “Atuação entre o teatro e o cinema: a performatividade do instante”, ministrada pelo próprio ator e diretor Rodrigo Fischer, será realizada a partir da técnica Meisner de atuação e sua atualização dentro do contexto do teatro performativo, fundamentando assim importantes características técnicas para o ator nessa fronteira teatro-cinema.

A oficina será realizada no espaço O Imaginário – Tapiri em Porto Velho com a duração de 8h para 20 alunos, objetivando que os participantes aprimorem seus conhecimentos para a multiplicação da técnica no contexto local.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente através dos e-mails: rodrigodesiderfischer@gmail.com e tapiri.oimaginario@gmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)