Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Exposição memórias do rio no Palácio da Memória


 Exposição memórias do rio no Palácio da Memória - Gente de Opinião
A exposição “Memórias do Rio, paisagens no Madeira” tem o objetivo de mostrar a sociedade não apenas o estudo científico no campo da arqueologia e comunidades tradicionais, mas trazer um pouco das experiências de vida dessas pessoas com o rio e suas histórias.

A cidade de Porto Velho carece compreender mais sobre essas relações que constituem a nossa gênese, mas que por ora está distante de nossa existência, por vários motivos, como a correria da vida cotidiana e a luta pela sobrevivência. Buscar compreender essa mística que se construiu por séculos ao longo do Rio Madeira e que vem sendo destruída com a modernidade e a expropriação econômica tem sido o grande desafio dos remanescentes dessas comunidades. Por isso, que o projeto de Extensão coordenado pela professora Dra Silvana Zuse e conceituado em uma exposição pela Museóloga Evânia Barros trazem a tona não apenas a longa permanência de populações de pelo menos 6 mil anos ao longo do Rio Madeira, mas a tônica e o desafio em permanecer em seus espaços naturais mesmo com tantas transformações recentes não apenas da paisagens, mas dos modos de vida, decorrentes da construção de grandes empreendimentos hidrelétricos. Gerando o risco e extermínio do bem viver e do simbólico no qual essas comunidades viviam emersas.

Neste sentido construir e discutir uma pauta com toda a sociedade de Porto Velho sobre as memórias do Rio Madeira e suas paisagens passar a ser um ponto urgente. Assim a exposição acontecerá entre os dias 07 de novembro a 15 de dezembro no Museu Palácio da Memória Rondoniense (antigo Palácio do Governo), estando aberto ao publico geral de segunda a sexta.

A proposta apresentará visitas guiadas a estudantes e demais grupos, visita ao laboratório de arqueologia do museu, em que será mostrado o processo de análise arqueológica, e em alguns dias na semana também haverá apresentação de documentários no auditório. Serão expostos materiais e narrativas arqueológicas, provenientes das pesquisas de campo do Departamento de Arqueologia da UNIR, nos sítios arqueológicos Santa Paula e Donza, ambos na margem esquerda do rio Madeira, bem como de relatos, fotografias e vídeos das comunidades próximas aos sítios arqueológicos. Aguardamos sua visita e participação. (Texto: Ednair Rodrigues do Nascimento)


Lenha na Fogueira
 

Ao contrário do Brasil, onde o vermelho do PT foi fragosamente derrotado nas últimas eleições pelo azul do PSDB, nos Estados Unidos da América, Donald Trump recuperou a cor que ha alguns anos serviu apenas como pano de fundo.

********

A única diferença é que o “Vermelho” do partido brasileiro, tem como bandeira o socialismo, enquanto o americano o radicalismo, a discriminação racial e étnica.

********

Donald Trump venceu prometendo “devolver os Estados Unidos aos Americanos, colocando os latinos em seus devidos lugares. Em determinado comício chamou os latinos de latrinos”. Ao fingir que não é homofóbico, exibiu uma bandeira do Movimento LGBT de cabeça pra baixo.

********

Agora não tem mais jeito, ele está eleito e assume no dia 20 de janeiro do próximo ano como 45° presidente americano. Valei-me São Sebastião!

*******

A onda azul tão propalada e “cantada’' pelo mestre Carlão Sperança não deu certo nos Estados Unidos.

*******

Porém, uma coisa podemos comparar, assim como cá, lá também o vencedor não é politico de carreira, igualzinho o prefeito eleito de São Paulo João Dória e o prefeito eleito de Porto Velho Hildon Chaves.

*******

Assim como cá, lá também o povo mostrou que está cansado dos políticos de carreira e olha que lá, não está acontecendo nenhuma “Lava Jato”. Donald Trump é empresário bem sucedido, assim como os dois brasileiros citados acima.

********

O mundo dos negócios está em polvorosa. Ninguém sabe o que vem pela frente, Trump é afoito, é metido a ser o dono da verdade e quando isso acontece quem sofre é o povo.

*******

Esperamos que ele deixe o ranço de lado e faço um governo republicano de verdade! Queiramos ou não, a politica americana afeta praticamente todos os países. Não é atoa que as bolsas do mundo todo amanheceram a quarta-feira em queda livre.

*******

Hillary Clinton após derrota para Trump disse em seu discurso: "Eu sei o quão desapontados vocês se sentem. É doloroso e vai ser por muito tempo. Nós vimos que a nossa nação está mais dividida do que pensávamos. Lutei pelo que acreditava ser certo", disse ela.

*********

O ano de 2017 traz novo ciclo de políticos e da política. Parece que estamos de volta ao tempo em que um fio de bigode, valia mais que qualquer assinatura. Estamos de volta ao tempo que a palavra valia muito.

********

Parece que o povo está mais para acreditar nas pessoas e não nos programas dos partidos políticos. Ninguém quer mais viver de promessa ou do será que vai dar certo. O negócio agora é pagar pra ver, ou votar pra ver no que vai dar.

********

Inclusive essa política está chegando ao futebol brasileiro e em especial ao meu Vasco da Gama.

*******

A situação do Vasco na Segundona fica a cada rodada mais dramática. Após o decepcionante empate desta terça-feira contra o modesto Luverdense, em São Januário, o clube caiu para a terceira posição na competição. O Gigante da Colina está ameaçado de não subir para a Série A em 2017 e passar por um dos maiores vexames de sua gloriosa história.

********

Ainda acredito, eu e o Analto Alves que é mais conhecido como Da Silva. Nosso Vasco vai dar a volta por cima nos próximos jogos.

*********

Ainda mais que vem aí a “Semanada da Consciência Negra”. A programação sob a coordenação do IFRO começa segunda feira dia 14 e vai até o dia 18, sempre lembrando que o dia da Consciência Negra é o 20 de novembro.

********

Porém, na Casa da Cultura está acontecendo a exposição do artista plástico Luciano Pinheiro. Tudo para não ficarmos apenas na política americana.

********

Vem cá, pergunta o colunista da ALE, essa coluna não é sobre cultura? É! Mas, toda regra tem exceção.

********

É como dizia o filósofo “Tiririca”: Pior não Fica. Ficou!


Animando Amazônia promove palestra sobre animação

Exposição memórias do rio no Palácio da Memória - Gente de Opinião

A secretária executiva do CINEDUC , instituição que há 40 anos desenvolve projetos de integração do cinema com as escolas, Bete Bullara, está participando em Porto Velho do Animando Amazônia, projeto que leva oficinas de animação a escolas da Capital, incentivando o uso de animações como instrumento de aprendizado. Na última semana, Bete Bullara esteve na Reserva Extrativista Lago do Cuniã, junto com a equipe do projeto e nesta semana vai fazer uma palestra sobre o potencial do audiovisual para professores de escolas públicas de Porto Velho.

O Animando Amazônia está realizando, desde segunda-feira, oficinas no Centro de Ensino Infantil Pequeno Gênio, no bairro Conceição, zona Sul de Porto Velho, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deigmar Moraes de Souza, no distrito de Cujubim, no Baixo Madeira. Nas duas escolas serão feitas projeções de filmes de animação, incluindo vídeos elaborados com a participação das crianças, na sexta-feira e no sábado, respectivamente. O mesmo trabalho já foi desenvolvido nos distritos de Jacy-Paraná e Rio Pardo.

Bete Bullara é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e desde 1975 preside o CINEDUC, onde participou de treinamento de professores, mesas redondas e palestras, tanto no Brasil como no exterior, além da preparação de materiais didáticos teóricos e exercícios. Realizou 67 oficinas para professores e para jovens em 16 estados brasileiros para o SESC Nacional no último ano; promoveu curso de professores para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; curso para professores no Festival Nueva Mirada, em Buenos Aires; oficina de leitura de imagens para jovens de vários países e em festivais de cinema em Porto Velho, Rio de Janeiro, Tiradentes, Niterói, Ouro Preto, Belo Horizonte e Gramado. Ela é curadora da Mostra Geração do Festival Internacional do Rio de Janeiro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)