Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013 - 05h11
Idealizadora de uma pesquisa relacionada aos libaneses na Amazônia, a jornalista Lú Braga, após três anos de muito trabalho e desafios, prepara-se para o lançamento de uma exposição na capital do Líbano, Beirute. Foram documentadas a realidade da comunidade libanesa e as questões religiosas trazidas do Líbano e outras adquiridas no Brasil.
A jornalista relata que a experiência foi desafiadora e importante. A receptividade dos libaneses foi algo notável e algumas particularidades foram essenciais para o resultado do trabalho. É o caso do senhor Youssef Hihazi, morador de Porto Velho, capital de Rondônia, chegou ao Brasil sem falar uma palavra em português, quase sem dinheiro, mas carregava na bagagem o sonho de conquistar a independência financeira e construir família. Hoje é proprietário do restaurante mais antigo e famoso do estado de Rondônia.
O trabalho está ganhando repercussão internacional e deverá também ser apresentado na Europa ainda em 2013. As pessoas poderão conhecer um pouco da cultura libanesa e também a importante contribuição que eles deram para Amazônia.
Pesquisa
A pesquisa foi iniciada em 2009, quando a jornalista, tataraneta de libanesa, iniciou um trabalho voluntário com libaneses da terceira idade, no Líbano. Ela ensina os idosos a usarem as redes sociais e se comunicarem com o mundo por meio das novas tecnologias.
A jornalista é paulista e atualmente trabalha na Amazônia. Conhecida pelos seus diversos trabalhos sociais pelo mundo, já passou pela África, Ásia, Europa e América Latina.
Não gostaria, mas, tenho que voltar a comentar sobre o carnaval de rua de Porto Velho.
*********
Esse assunto estava na pauta da coluna de ontem, mas, a notícia do “Putódromo” ganhou a preferência.
*********
Bom, apesar do esforço da equipe da Funcultural o bloco “Tô de Folga” não desfilou no sábado passado, conforme programação da própria Funcultural.
*********
Se você não sabe, fique sabendo, o bloco “Tô de Folga” é formado por elementos da Policia Militar de Rondônia. A idéia é proporcionar aos militares que trabalharam durante o carnaval, momentos de lazer, também brincando carnaval.
*********
Para que o objetivo seja alcançado, o bloco só desfile no sábado após o carnaval oficial.
*********
Estivemos na rua Jatuarana e tudo estava rolando na maior euforia, muita gente com a camiseta do bloco e a rua tomada de ambulantes, a diretoria eufórica, pois pelo tanto de gente na avenida, o recorde de público seria alcançado.
**********
Desta vez a presidente da Funcultural Jória Lima estava presente, porém na hora da saída, apareceu aquele policial que embargou o desfile do CarnaLeste e começou a cobrar a documentação que autorizava o desfile do bloco.
*********
Foi igualzinho ao CarnaLeste, só tinha o recibo de recolhimento da Taxa, mas, não tinha o “Papel” autorizando o desfile.
*********
Não teve argumento que desse jeito! Sem a autorização o bloco não desfila, decretou a autoridade. Argumenta daqui, justifica dali e o “home” não abriu mão do preciosismo.
*********
A única coisa de positivo nesse ato, foi que, como todo mundo pensava, por ser um bloco dirigido por PMS, o policial de plantão abriria mão ou faria vista grossa. Nada disso, o Oficial não liberou, mostrando que estava ali pra cumprir o que determinava o TAC. Se o TAC vale para o CarnaLeste por que não valer para o bloco dos policiais.
**********
A folga dos PMS não foi comemorada como eles pensavam, mas, a animação ficou em torno do trio elétrico por algumas horas. Só não desfilou!
*********
Ufa! Agora é pensar no próximo carnaval e providenciar a documentação com antecedência. Já viram que esse negócio de: “Sabe com quem está falando?” Não funciona mais, ou pelo menos não funcionou no carnaval deste ano.
********
Por falar nisso, sábado passado, fui convidado a participar de uma reunião entre os dirigentes dos blocos que fazem parte do CarnaLeste e os blocos da Zona Sul o objetivo da reunião era criar a Liga Independente dos Blocos de Trio Elétricos de Porto Velho, em especial os da Zona Leste e os da Zona Sul.
*********
Isso prova que a direção desses blocos não está nada satisfeita com a direção da Uniblocos.
*********
Apesar do Benjamim Mourão presidente da Uniblocos ter sido convidado também a participar da reunião,
********
Não participei por que mudaram o local e não me avisaram, procurei no endereço que me foi informado: Colégio Daniel Nery e não encontrei ninguém, na segunda feira, me disseram que a reunião havia acontecido na residência do Sidney presidente do bloco Carnaleste.
********
Nesta quarta feira, a turma volta a se reunir e desta vez, a Comissão que vai elaborar o estatuto da nova agremiação deve ser eleita.
**********
Por falar em LIGA, tem alguns carnavalescos também se articulando para criar a Liga das Escolas de Samba de Porto Velho.
*********
A idéia é deixar a FESEC com as escolas Unidos da Rádio Farol e Império do Samba que formam o Grupo de Acesso das escolas de samba de Porto Velho e as Escolas de samba de Rolim de Moura, Costa Marques e Ariquemes.
**********
Nesse caso a Liga das Escolas de Samba de Porto Velho seria formada pelas escolas de samba: Unidos da Zona Leste, Os Diplomatas do Samba, Asfaltão, Acadêmicos do São João Batista e Acadêmicos do Armário Grande.
*********
Não tem nada certo e nem acordado para a criação dessa Liga. O que rolou foi um papo entre o Oscar Knightz, Sandro Sarará e outros carnavalescos através do facebook.
*********
O momento é agora, pois independente de criação da Liga, no próximo mês de maio, se obedecerem ao estatuto, deve acontecer eleição para a diretoria executiva da FESEC.
*********
Entre os candidatos que estão querendo assumir a entidade que comanda nossas escolas de samba, ouvi falar nos nomes do Rogério da São João Batista, José Monteiro (esse seria ótimo) e até o do Eufrásio diretor da Diplomatas.
*********
No meu entender o presidente da FESEC não deveria ter vinculo direto com qualquer escola de samba, quero dizer, ser presidente ou diretor, deve ser uma pessoa que gosta do carnaval de escola de samba, mas que não pertença a nenhuma, pode até ser torcedor, mas, diretor não.
********
Uma coisa é certa, algo tem que ser feito urgente pelas nossas escolas de samba. To na polícia!
GRUPO EXODO
Homem de Nazaré será na praça da EFMM
A nova diretoria do grupo Êxodo saiu satisfeita da reunião com o prefeito Mauro Nazif e Jória Lima
A prefeitura de Porto Velho vai reativar o convênio com o Grupo Teatral Êxodo para reestruturar a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, na altura do quilômetro 13 da BR-364, sentido Cuiabá, às margens do Rio das Garças. O prefeito Mauro Nazif confirmou a informação na tarde desta segunda-feira (18), durante reunião com integrantes da diretoria do grupo, realizada na sede da Fundação Cultural.
O presidente do diretoria do Grupo Êxodo, André Luiz Mendes, falou sobre a importância da parceria com a prefeitura para ampliar a estrutura com a construção de novos cenários, estacionamento, escola de artes, escola de ensino fundamental e uma quadra poliesportiva para incentivar o desenvolvimento das mais diversas modalidades esportivas e culturais. “Nosso objetivo é fomentar a cultura, educação, esporte e também o turismo”, afirmou Mendes.
Um dos diretores do grupo, Roni Peterson, falou sobre o projeto para a construção de um palco destinado aos grandes eventos, com a finalidade de levar a comunidade para a cidade cenográfica e atrair turistas. Segundo ele, a nova direção quer o espaço sendo utilizado o ano inteiro, tanto com a histórica peça “O Homem de Nazaré”, apresentada há mais de 30 anos, como por meio de outros espetáculos. “Essa parceria é fundamental e muito importante, pois o Município tem a obrigação de se envolver na promoção da cultura. Temos a obrigação de estender a mão a quem vende um produto que é nosso”, afirmou o prefeito Mauro Nazif. Ele solicitou que a direção do Grupo Êxodo elabore o projeto e apresente na Fundação Cultural para ser analisado e logo após oficializar a parceria.
Estrada de Ferro
Ainda durante a reunião, a presidente da Funcultural, Jória Baptista de Souza e seu adjunto Chagas Péres, firmaram parceria com o Grupo Êxodo para apresentação da peça “O Homem de Nazaré” durante a Semana Santa, no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. “A prefeitura vai oferecer toda estrutura necessária para que o espetáculo aconteça”, declarou Jória Baptista. André Luiz Mendes agradeceu ao prefeito e aos secretários. Ele disse que o resultado do encontro superou todas as expectativas.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando