Quinta-feira, 2 de julho de 2015 - 00h01
MARACUJÁ:
Quadrilhas participam do concurso Eliminatório
Começa na noite desta quinta feira 02, o concurso “Eliminatório” que vai classificar dois grupos de quadrilhas para o Flor do Maracujá de 2016.
A XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá está acontecendo deste de ontem quarta feira 1°, no Parque dos Tanques (Expovel) coordenada pela Federon com apoio do governo estadual através da Secel e Seas e da prefeitura municipal de Porto Velho via Funcultural e outras secretarias. De acordo com a diretoria da Federon o concurso “Eliminatório” pela primeira vez, será realizado no Flor do Marajá já que os grupos que dele participam são filiados a Federação. “Até o ano passado realizávamos esse concurso nos arraias dos bairros, porém, como o Flor do Maracujá passou a ser administrado pela nossa Federon não tinha porque não realizar dentro da Mostra”, disse Fernando Rocha.
A primeira quadrilha a se apresentar na noite de hoje 02, visando conquistar uma vaga no Grupo Especial é a “Estrela Divina” as 21h00, depois entra no curral de dança a quadrilha “Arrasta Pé de Santo Antônio” as 22h00 e as 23h05 quem vai se apresentar é a quadrilha “Junina Estrela do Norte”.
O concurso “Eliminatório” termina amanhã com as apresentações dos grupos: quadrilha Mirim Rosa Divina (20h45), quadrilha Adulta Unidos do Palheiral do município de Candeias do Jamari as 21h45.
A Banda que vai tocar na “Ilha do Forró” na noite de hoje, é a “Anacondas do Forró”.
A 34ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arrial Flor do Maracujá está acontecendo com entrada franca, no Parque dos Tanques (Expovel).
Lenha na Fogueira
Por falar em carnaval, precisamente em desfile de escola de samba, coisa que em Porto Velho não acontece desde 2012.
********
A escola de samba Asfaltão (sempre ela), vai apresentar na noite desta quinta feira 02, na Casa da Cultura Ivan Marrocos – Sala Pioneiros, a Sinopse do enredo que pretende apresentar em seu desfile no carnaval de 2016.
********
O tema enredo pesquisado pela Compositora/Pastora Silvia Pinheiro é: “Não Sei se é Sonho, Utopia ou Ilusão... Vou Cumprir Minha Missão”.
********
Na realidade o principal objetivo da reunião é entregar a Sinopse oficialmente aos membros da ala de compositores da escola e compositores da cidade especialmente convidados.
********
Como Já dissemos, o tema é de autoria da carnavalesca Silvia de Oliveira Pinheiro integrante do Grupo “Pastoras do Asfaltão” e que também tem assento na Ala de Compositores da escola.
*********
A obra retrata o Rei Tigre do Asfaltão em sonho com o seu reino onde se vive os encantos e o doce de uma vida adornada pela paz, harmonia, amor, fraternidade e justiça.
*********
Lá na terra do Rei Tigre, o amor é a moda, a intolerância não habita, o carnaval é vivo, presente, zelosamente cuidado.
*********
A natureza e a adversidade são respeitadas, a partilha e a solidariedade são comuns entre as pessoas... Do outro lado, quando volta à realidade e cá não encontrando as coisas, o perfume e o estado de graça do seu sonhado reino, o Rei Tigre chama o seu efetivo (a Escola de Samba Asfaltão) e o povo da cidade para, juntos, cantarem e dançarem os brados de esperança pela transformação da vida e das coisas no seu entorno,sedimentando a paz e a alegria, sopradas pelos ventos sagrados da cultura popular e iluminados pelos reluzes da folia do carnaval.
*********
Com essa atividade, a Escola de Samba Asfaltão cumpre com fidelidade até então, mais uma etapa do seu planejamento estratégico para este exercício de 2015 e começo de 2016, fazendo ressaltar a sua compromissada e comprovada atuação e luta pelo fortalecimento da cultura em nossa cidade.
********
Quanto ao concurso do Samba de Enredo a direção da Preto e Amarelo pretende realizar no dia 29 de agosto as 16h00, na Tenda do Tigre a rua Jaci Paraná entre a Brasília e a Getúlio Vargas.
*********
Com essa ação, a diretoria da escola de samba Asfaltão quer dizer, que está botando a maior fé na administração da Fundação Cultural do Município de Porto Velho – Funcultural na realização dos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2016.
*********
O que será algo inédito na administração do prefeito Mauro Nazif. “Cumpre-nos a manutenção de nossas atividades previamente planejadas, manter a nossa comunidade e brincantes mobilizados, fazermos as ações realizações sociais e culturais do nosso calendário ao longo do exercício, o que exige de todos nós redobrado esforço. É o nosso papel e dele não arredamos, no mais, é mantermos o foco no sempre esperado desfile das escolas de samba que, há três anos, não habita a pauta cultural da cidade”.
********
Por falar em evento da Asfaltão no próximo sábado dia 4, vai acontecer mais uma rodada do Projeto Samba Autoral.
********
Os compositores de samba de Porto Velho vão se reunir a partir das 14h00 no Bar do Calixto para apresentar suas mais recentes obras autorais no ritmo do samba.
*********
Tô com vontade de participar do concurso de samba de enredo da Asfaltão. Vai que cola!
********
Enquanto aguardo a inspiração chegar, vou curtir as apresentações folclóricas no Arraial Flor do Maracujá. Hoje começa as Eliminatórias e o bicho vai pegar!
Exposição traz à capital trajetória de pintor
Com mais de cinquenta anos dedicados a pintura, Abel Fernandes, conceituado artista do eixo Rio/São Paulo trás a Porto Velho toda sua trajetória, que será exposta durante todo o mês de julho na Casa de Cultura Ivan Marrocos (a abertura foi ontem dia 1°). Serão mais de 50 telas e cerca de 90 desenhos que retratam o início de sua carreira até seu atual período modernista.
Produzidas a partir da manipulação de tinta óleo e tinta acrílica, mais do que paisagens, os quadros retratam a visão peculiar do artista sobre o universo que o cerca, agregando técnicas expressionistas para o resultado ímpar de cores, tons luzes e sombras.
Artista plástico, compositor e astrólogo, Abel Fernandes descreve a arte como a capacidade que o homem tem de expressar através de um trabalho, uma criação, o que se passa em seu interior, seus sonhos e suas ideias. “A forma como o artista vê o mundo e a vida, é essa capacidade de colocar em um papel, em uma escultura, musica, melodia, dança ou movimento do corpo como vê a beleza”, explica, lembrando ainda que através da arte é possível manifestar também uma revolta, ou se comunicar com a sociedade, utilizando inclusive de criações polêmicas.
Arte
Seu primeiro contato com a arte foi ainda pequeno. “Eu tinha um vizinho que gostava de pintar e eu ficava olhando ele criando”, conta o artista. Já mais velho, ele comprava tinta óleo e telas para pintar, mas sem ter um professor ou alguém que lhe orientasse, sentiu dificuldades em se expressar através da pintura. “A tinta óleo é muito difícil de trabalhar, pois é uma tinta que não seca rápido, mistura-se facilmente com outras cores e acaba transformando tudo em um borrão e a pessoa na hora de pintar um quadro pode acabar se perdendo e ao invés de ficar bonito, fica horrível”, brinca, ressaltando a importância da técnica.
Contatos podem ser feitos através do telefone 9983-3223, o valor é acessível a qualquer pessoa e informações mais específicas podem ser obtidas através do email antonioabelfernandes@hotmail.com ou do facebook (Abel Fernandes).
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando