A diretora da Casa da Cultura Ivan Marrocos artista plástica Margot Paiva, está convidando os grafiteiros residentes em Porto Velho, para desenvolverem sua arte, grafitando a fachada e a lateral do prédio, que fica na esquina da avenida Carlos Gomes com a rua Rogério Weber no bairro Caiari. “Não é grafitar por grafitar, na reunião vamos colocar na mesa algumas sugestões de temas para serem desenvolvidos e grafitados. Tudo para não copiarmos as obras de artistas como Os Gêmeos e o Cobra famosos no mundo inteiro pelos seus grafites”, disse Margot.
A grafitagem deve ficar pronta até o final de dezembro e só será substituída quando o governo estadual realizar a reforma da Casa. “Vale salientar que a parede do lado da Carlos Gomes será grafitada pelos artistas Gaspar (Parente) e Marcela Bonfim.
Recém empossada como diretora da Ivan Marrocos, Margot tem como objetivo trazer de volta ao calendário cultural de Porto Velho, a realização do Salão de Artes de Rondônia – SART.“Estamos trabalhando para que o SART aconteça no mês de dezembro, inclusive com a participação de um curador de fora, que pode ser de Manaus ou de Belém”.
Assim que assumiu a direção da Casa a artista procurou op Comando da Brigada Militar na pessoa do General Costa Neves e conseguiu que o Exército firmasse parceria na pintura interna da Ivan Marrocos fato que já está acontecendo.
Grafiteiros
Os grafiteiros interessados em participar devem ir até a Casa da Cultura no período da tarde entre as 14 e as 18 horas, conversar com a diretora Margot Paiva.
Quanto a grafitagem da fachada e lateral da Casa da Cultura, Margot já conseguiu a parceria da Universidade Federal de Rondônia – Unir que vai fornecer as bisnagas. “Estamos abertos a participação de mais colaboradores”, finalizou Margot Paiva.
Lenha na Fogueira
Guajará Mirim está na expectativa da chegada do final da primeira semana do mês de outubro, ou seja, 7, 8 e 9 pois nesses dias, acontecerá o famoso Festival Folclóricos Pérola do Mamoré - FEFOPEM também conhecido como Duelo na Fronteira.
********
No final da semana passada, cumprindo pauta da Superintendência Estadual de Turismo – Setur estivemos da Pérola do Mamoré ouvindo dirigentes dos dois bois sobre os preparativos para o grande Duelo.
********
Tanto a direção do Flor do Campo atual campeão, como a do Malhadinho foram taxativas ao afirmar que o Festival vai realmente acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro.
********
Quando o Festival começar a população de Guajará já saberá quem será o prefeito que vai governar o município nos próximos quatro anos. Uma coisa é certa, como diz o Tiririca, “Pior não fica”.
*******
Os bois bumbás Malhadinho e Flor do Campo em breve receberão seus barracões. Esses barracões estão sendo construídos na área do bumbódromo e estão sob a fiscalização da Setur. Estivemos conversando com o engenheiro responsável pela obra e ele nos passou, que se os pagamentos das medições acontecerem dentro dos prazos estabelecidos em contrato, até o mês de março de 2017, a empresa entrega os dois barracões aos respectivos bumbás.
*******
O governo estadual já cumpriu sua parte, realizando o repasse dos valores relativos a sua contrapartida assumida perante o governo federal via Ministério do Turismo, assim, a obra está sendo tocada. O que pode pegar, ou atrasar, é a greve dos bancários, pois o Ministério do Turismo está encontrando dificuldade para depositar o montante da emenda colocada pelo senador Valdir Raupp para a construção dos barracões.
********
Quanto ao Duelo na Fronteira os bois estão ensaiando todas as noites. Os artistas responsáveis pela confecção das alegorias começaram os trabalhos sexta feira passada dia 16.
********
Na próxima semana começam a venda dos camarotes. Uma coisa já está definida, o camarote para dez pessoas, vai custar apenas R$ 2,5 MIL. A prefeitura de Guajará Mirim através da Secretaria de Cultura está apoiando a Comissão responsável pela realização do festival na parte da logística. A presidente da Comissão Edileusa e a vice Solani Sol agradecem o empenho da secretária Wisnete.
********
Os turistas já começaram a fazer reservas nos hotéis de Guajará. “Zekatraca avisa pela tua coluna, que muitas pessoas já ligaram aqui para o hotel Fenix reservando apartamento” pediu o empresário Almir Canduri.
********
O que está faltando é a mídia da Pérola do Mamoré divulgar mais o Duelo na Fronteira o maior evento cultural/turístico de Rondônia. Durante a realização do festival os hotéis de Guajará ficam todos lotados. Muita gente ganha dinheiro alugando espaço em suas casas para os turistas. Só quem ainda não viu isso, foi a Associação Comercial de Guajará Mirim que até agora não moveu uma “Palha” em prol do evento.
********
Com certeza o comércio de Guajará Mirim será o grande beneficiado este ano, pois com o dólar nas alturas, não é aconselhável se fazer compras na Bolívia. Nesses dias que passei em Guajará observei que os Bolivianos lotavam as lojas e os supermercados da Perola do Mamoré. De qualquer maneira, como programa turístico, vale a pena visitar Guayaramerim.
********
Em Guajará fomos muito bem recepcionados pelos radialistas Ney em seu programa na FM 89,9 Rondônia de Guajará e pelo Ricardo Velhegas na rádio Educadora. Obrigado aos amigos que abriram espaço para divulgarmos o trabalho da Setur.
*********
A partir de hoje, faltam menos de 14 dias, para você escolher os candidatos que vão disputar o segundo turno para prefeito de Porto Velho.
Palco Giratório realiza
oficinas de aperfeiçoamento
O Festival Palco Giratório traz a Rondônia, neste mês de setembro, a realização de oficinas de teatro para quem quer aprender ou agregar conhecimentos na arte de interpretação e montagem de peças teatrais. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio por meio do Sesc, oferecendo uma vasta apresentação de espetáculos gratuitos. “Como parte da programação, as oficinas vêm proporcionar o intercâmbio de experiências entre atores regionais, iniciantes e grupos de outros estados”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE em Rondônia, Raniery Coelho.
Para participar é preciso ter pelo menos 12 anos de idade e fazer a inscrição na central de atendimento do Sesc Centro ou Esplanada, portando um documento pessoal. Uma oportunidade de aperfeiçoamento para os amantes do teatro acontecerá nos dias 19 e 20, das 9h às 12h, no Sesc Esplanada, com a oficina “Da cidade a Cena”, do Teatro Carmim (RN). A ideia é que os participantes possam ter uma vivência do processo de criação do grupo e suas práticas de criação de personagens e dramaturgia, tendo como ponto de partida a observação de pessoas em situações reais.
Utilizando técnicas desenvolvidas em cordas de alpinismo o grupo Nau de Icaros (SP), propiciaráuma introdução às técnicas corporais de suspensão relacionadas ao “Circo Jovem e adultos”. A oficina será ministrada no dia 20, na associação cultural Tapiri, das 9h às 12h e no período da tarde das 14h às 17h. Nesses mesmos horários, no dia 24, também no Tapiri, será apresentada a “Oficina de Teatro Gestoral de Animação” pelo o grupo Les Trois Clés (RJ).
No dia 6 deste mês foi desenvolvida, no Tapiri, a oficina “Interpretação Autoral”. Foram compartilhadas as técnicas de criação dos textos dramáticos e personagens do Teatro de Açúcar (DF), que fundamenta o processo de dramaturgia na criação por meio de improvisações. Com a oficina “Musicalização para atores e não-atores” ministrada pelo grupo Pão Doce de Teatro (RN), no dia 09, o público presente na Unir Centro experimentou alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica não textual e o estado de improvisação, voltados ao universo da música como complemento para o fazer teatral. (Informações Keila Alves).