Quarta-feira, 24 de maio de 2017 - 00h12
A XXXVI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, de acordo com decisão dos dirigentes dos grupos folclóricos filiados a Federon, tomada na noite da última segunda feira 22, vai começar no dia 3 de julho uma segunda feira, com o show do grupo de Forró Pé de Serra Fala Mansa de São Paulo.
A data de abertura do Arraial, antes prevista para o dia 21, foi trocada em virtude do processo burocrático que atrasou o repasse de recursos para os grupos investirem em suas indumentárias, alegorias e adereços. “Já havíamos anunciado que, só começaríamos o Flor do Maracujá no dia 21 de junho, caso não conseguíssemos recursos para repassar aos grupos” disse o presidente da Federon Fernando Rocha prosseguindo “Graças a intervenção do Dr. Hérverton Aguiar o prefeito de Porto Velho junto com o Expedito Júnior, conseguiram junto a empresários algum recurso, para os grupos. Não é o realmente necessário para que os grupos realizem apresentações espetaculosas, mas, já é uma ajuda”, complementou.
Fala Mansa
O Grupo Fala Mansa não é uma promoção da Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon é um show de responsabilidade da Funcultural que segundo o Judilson Dias, foi conseguido junto ao Ministério do Turismo, com uma contra partida irrisória do município. “Apenas solicitamos à direção da Federon para realizar o show no Arraial Flor do Maracujá o que foi possível”. Como a data que o grupo paulista tem dentro do Projeto do MinTur é o dia 3 de julho, os folcloristas na discussão da nova data, concordaram em abrir o Arraial no dia 3.
Programação
De acordo coma decisão da maioria dos dirigentes de grupos folclóricos a programação 2017 do Arraial Flor do Maracujá em sua primeira semana é a seguinte:
Dia 27 de maio – Coquetel para imprensa e convidados – Lançamento do Flor do Maracujá 2017
Dia 03 de julho - show com o grupo Fala Mansa
Dia 04 de julho – Concurso “Rainhas da Federon” - Adulta, mirim e da diversidade (As vencedora irão representar Rondônia nos concursos nacionais)
Dia 05 de julho – Início das Eliminatórias de Quadrilhas
Dia 06 de julho – Final das Eliminatórias de Quadrilha
OBS – Classificam-se dois grupos de Quadrilha adulto e Dois mirins
Dia – 7 de julho – Início das competições entre os grupos
Dia – 15 de julho apuração dos resultados
Dia – 16 de julho Premiação dos vencedores da 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.
Lenha na Fogueira
Dessa vez é pra valer, os folcloristas bateram o martelo e o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer entre o dia 3 e 16 de JULHO.
*******
A vontade da diretoria da Federon era iniciar a festa no dia 21 de junho, porém, a demora para se conseguir patrocínio financeiro para os grupos se aprontarem, fez com que a direção da Federação transferisse com o apoio da maioria absoluta dos filiados o início da Arraial para o dia 3 de julho.
*******
Ha algumas semanas, aproveitando o gancho do presidente Fernando Rocha, sugerimos neste espaço, que o Flor do Maracujá iniciasse no dia 1º de julho. Acontece que entrou na parada a solicitação da Funculural para a realização do show do Grupo Fala Mansa e esse grupo, só tem disponível, a data de 3 de julho para vir a Porto Velho.
*******
De qualquer maneira, se o Arraial começasse no dia 21 de junho, terminaria no 3 de julho com o show do grupo paulista. Agora ao em vez de encerrar, o Fala Mansa vai iniciar o Arraial.
*******
Com isso, ganha o público e em especial os barraqueiros que terão mais dois dias de bônus. Já que o Flor do Maracujá só vai terminar pra valer no dia 16 de julho.
*******
E não adianta virem pra cá, cobrar que o Flor do Maracujá está sendo realizado Fora de Época, que nós da Cultura Popular, não vamos aceitar. Sabe por que?
*******
Porque são os dirigentes de grupos que sabem onde o sapato aperta, em se tratando de montar um espetáculo no estilo dos apresentados pelos nossos grupos folclóricos. Se por acaso não se conseguisse recursos para os grupos, a Federon começaria a festa no dia 21 de junho, sabem por que?
*******
Porque não haveria competição e os grupos iriam se apresentar com as indumentárias que se apresentaram no ano passado.
*******
Vale salientar, que o Arraial Flor do Maracujá só passou a ser de responsabilidade da Federon em 2014, justamente no ano da cheia histórica do Rio Madeira.
*******
Vale lembrar que antes, o governo repassava recursos para os grupos se aprontarem, coisa que desde de 2012 não acontece. Hoje o governo do estado coloca apenas a estrutura de arquibancada, sonorização e iluminação.
*******
Vale salientar, que ano passado, Prefeitura disponibilizou para os grupos investirem em seus temas, mais de 500 Mil e este ano, por ser o primeiro ano da nova administração municipal e a Funcultural contar com um orçamento menor que Hum Milhão para ser mais preciso R$ 800 Mil, para promover a cultura durante o ano todo, ficou inviável o repasse aos grupos.
*******
Levando-se em consideração, que mesmo assim, o prefeito conseguiu patrocínio junto a empresas privadas, para que os grupos invistam em suas fantasias e alegorias e que esses recursos ainda não foram repassados.
*******
E mais, para montar um tema para apresentar no Flor do Maracujá o grupo precisa de no mínimo 30 dias, por isso a Federon deu mais 15 dias ao começar o evento só no dia 3 de julho.
*******
Mesmo assim, no próximo sábado dia 27 (agora) a Federon vai oferecer coquetel a imprensa, autoridades, patrocinadores e convidados especial de lançamento do Arraial Flor do Maracujá 2017.
*******
Agora é pra valer, o Arraial Flor do Maracujá vai começar no dia 3 de julho de 2017!
Chá Literário é promovido
por biblioteca do Sesc
Com o objetivo fomentar, divulgar e impulsionar a apreciação pela literatura, obras, escritores, autores e poetas, o Sistema Fecomércio através do Sesc irá promover no dia 25 de maio, a partir das 16 h, na biblioteca do Sesc Centro, a primeira edição de um encontro bibliográfico, o Chá Literário, que conta com a participação do Professor Famir Apontes, que irá trabalhar a temática “A influência do Padre Antônio Vieira na constituição do pensamento contemporâneo”.
No Chá Literário os participantes poderão conhecer e debater assuntos como: pensamento barroco, baseado nas transformações sociais oriundas das manifestações artístico-literárias que tiveram sua ebulição nos anos de 1600 e 1700. Discutirão a visão do Padre Antônio Vieira e como esta temática é passada ao longo dos anos e sua influência no mundo contemporâneo. O Professor Famir Apontes, Possui graduação em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1991) e Mestrado em Linguística pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (2005). Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura e Coordenador do NEABI do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho.
O Chá literário é uma ação do projeto Sesc Apresenta – Literatura em parceria com a biblioteca do Sesc Centro, com intuito de promover a literatura e promover o gosto pela leitura. A unidade que é localizada na av. Presidente Dutra, centro de Porto Velho, possui aproximadamente um acervo de 8 mil títulos, além de revistas, gibis e jornais impressos para consulta local e empréstimos. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. “Temos hoje em Rondônia uma biblioteca fixa, duas unidades móveis e salas de leitura no Sesc Escola e unidades do Sesc Ler no interior do estado, nelas são desenvolvidas ações para todas as idades, a fim de incentivar a leitura, educação e a formação literária da população” explica Raniery Araújo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando