Sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 - 00h01
Lenha na Fogueira
É com imenso pesar, que registramos o falecimento do sambista João Bosco Costa dos Santos.(D)
(Foto/Arquivo/Gentedeopinião)
********
Bosco foi um dos fundadores do Bloco Mocidade do Caiari a entidade carnavalesca que originou o Bloco Galo da Meia Noite. Foi presidente da Escola de Samba Pobres do Caiari e um dos fundadores do Bloco Rio Caiari. Além de ser exímio batuqueiro de escola de samba tendo no Surdo, seu instrumento preferido. Por muitos anos foi o contra Mestre de Bateria da Escola de Samba Pobres do Caiari auxiliando os Mestres Flávio Daniel e Nildo.
João Bosco (C) ao lado do saudoso Sérgio Lemos (E) - (Foto/Arquivo/Gentedeopinião).
**********
Folião carnavalesco por excelência, Bosco não perdia um desfile do Bloco Mistura Fina que desfila sempre na tarde do dia 31 de dezembro.
João Bosco (D) ao lado do Delegado Carlão (Foto/Arquivo/Gentedeopinião)
*********
À família enlutada, em especial a sua esposa Neide as condolências da família Diário da Amazônia.
João Bosco (C) ao lado da esposa Neide (D) - (Foto/Arquivo/Gentedeopinião)
(Foto/Arquivo/Gentedeopinião)
João Bosco (D) ao lado do carnavalesco e folião Marinho (C) - (Foto/Arquivo/Gentedeopinião)
João Bosco e os componentes da Bloco Rio Kaiary na homenagem
ao saudoso Esron Penha de Menezes
(Foto/Arquivo/Gentedeopinião)
Ontem o Chefe da Casa Civil Emerson Castro deu posse a nova Superintendente da Secel Fátima Gavioli. Fátima acumula os cargos de Secretária da Seduc e Superintendente da Secel.
*********
Acabou a novela e o disse-me-disse das especulações sobre a pessoa que assumiria a Secel. Nem Rolim de Moura, nem Vilhena e muito menos Porto Velho, a nova superintendente é de Cacoal
********
Enquanto isso, Eluane Martins nos falou logo após a posse da Fátima que vai dar um tempo e “Quem sabe em fevereiro, volte a assumir alguma coisa no governo”.
********
Pelo semblante da ex-superintendente, ela não estava muito convicta de que será convocada para assumir qualquer outro cargo, no segundo mandato do governo Confúcio.
********
Isso quer dizer que a presidência da FUNPAR a Fundação criada para administrar o Teatro Palácio das Artes Rondônia, está vaga, ou seja, a disposição de novos candidatos.
********
O Chefe da Casa Civil Emerson Castro ontem de manhã após empossar o Domingues Junior na Direção do DECOM nos disse, que o governo está analisando alguns nomes do meio cultural, para daí, escolher um para assumir a Superintendência da Secel. Ele não falou da lista Tríplice protocolada pelo Conselho Estadual de Cultura, com os nomes da Eluane, Jovino e Jeferson.
********
A Superintendente empossada ontem Fátima Gavioli, declarou a este colunista, que o governador deve anunciar o novo Superintendente daqui a 30 ou 60 dias.
*******
Isso quer dizer, que provavelmente, vai ser lá pro mês de fevereiro. O negócio acho eu, envolve negociação com os deputados estaduais eleitos e a eleição da mesa da ALE. É apenas uma suposição desse humilde colunista (fofoqueiro).
********
Fátima disse que de inicio todo mundo vai permanecer com seu CDS pra ninguém ficar apavorado. “Vou conhecer a turma, depois é que caso seja preciso, farei as mudanças”. Disse a nova superintendente.
********
O Ananias continua como Diretor Administrativo (adjunto) e agora dirigindo a Secel enquanto a Fátima despacha na SEDUC.
*******
Como as duas entidades ficam no mesmo prédio no Palácio Rio Madeira é uma questão de subir e descer escada ou elevador.
*******
E hoje no Teatro Palácio das Artes a partir das 19h00, tem apresentação da peça “Mulheres do Aluá” com o grupo O Imaginário. É uma ação da Fecomercio com o objetivo de arrecadar suprimentos para doar mantimentos a famílias carentes de nossa cidade. Você doa o que quiser, basta procurar a coordenação durante todo o dia de hoje no Teatro e fazer a doação que tem que ser em espécie.
********
Abaixo a foto do Bosco em um desfile do Bloco Mistura Fina.
Fátima Gavioli assume a Superintendência de Cultura
Em menos de 24 horas após tomar posse como Secretária de Estado da Educação, a ex-coordenador de educação de Cacoal, Fátima Gavioli assume também a Superintendência de Esportes, Cultura e Lazer – Secel.
A transição aconteceu na manhã de ontem no gabinete da Superintendência no prédio do Palácio Rio Madeira – CPA comanda pelo Chefe da Casa Civil Emerson Castro que em nome do governador Confúcio Moura apresentou Fátima aos funcionários da Secel como substituta da Eluane Martins.
Ao fazer uso da palavra a nova Superintendente da Secel disse: “Não vejo muita distancia entre a educação, a cultura e o esporte. Esse convite chegou 24 horas depois de ter assumido a Seduc e pra mim, é um desafio muito grande, sem dúvida nenhuma um momento de muito trabalho. Pretendo me unir a equipe da Secel que me pareceu ser de primeira qualidade e com essa equipe, tocar os trabalhos até que o governador faça a nomeação do Superintendente da Secel. Quanto a essa nomeação pode ocorrer em 30 ou até mais dias, não temos essa previsão, espero que isso fortaleça meu trabalho na Secretaria de Educação porque com essa informação e esse conhecimento melhor da Secel, a Secretaria de Educação vai poder acompanhar mais os trabalhos e fazer coisas mais grandiosas, mais eficientes e eficazes para as duas pastas. No momento não muda nada na equipe, vamos primeiro conhecer cada um” finalizou Fátima Gavioli.
Eluane Martins aproveitou para se despedir dos colegas da Secel, informando que, “Por enquanto ficarei fora do governo, talvez em fevereiro possa ser convocada para uma nova função, por enquanto estou em férias”.
Regional Norte do MinC parabeniza terreiro de Santa Bárbara
O Terreiro de Mina Santa Bárbara, de Porto Velho, foi a primeira comunidade de matriz africana a se formar em Rondônia. E, nesta quinta feira, dia 04 de dezembro, fez cem anos.
Como primeiro Terreiro do estado, já tem uma enorme importância histórica e cultural, e este Centenário simboliza que, além de um espaço de memória e de resistência cultural, é um território de identidade, de contínuo civilizatório africano e depositário de referências culturais do local aonde a diáspora africana chegou, na Amazônia.
Portanto, o estado de Rondônia está de parabéns pela existência desta comunidade e pelo centenário deste Terreiro, fundado pela Senhora Esperança Rita. Uma territorialidade que significa a possibilidade de uma sustentabilidade das identidades afro-brasileiras com as africanidades rondonienses.
A Regional Norte do Ministério da Cultura, com muita satisfação, parabeniza o estado de Rondônia por este Centenário do Terreiro Mina Santa Bárbara, um espaço digno de ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial. E parabeniza esta comunidade pelos festejos deste dia alusivo ao seu centenário.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando