Quarta-feira, 25 de junho de 2014 - 05h02
Na manhã da última segunda feira 23, a prefeitura de Porto Velho via Funcultural, oficializou a realização dos desfiles carnavalescos que foram transferidos da data oficial no mês de março para o mês de julho, em virtude da cheia do rio Madeira.
Entre os blocos que se comprometeram a desfilar está a Banda do Vai Quem Quer o verdadeiro representante do carnaval de Porto Velho e quiçá de Rondônia. A presidente da entidade que está completando 34 anos de carnaval, Sicilia Andrade - Siça em conversa com a reportagem do Diário da Amazônia na manhã de ontem 24 lembrou que a partir desta quarta feira 25, ficam faltando apenas 10 dias para a Banda do Vai Quem Quer desfilar pelo 34° ano pelas ruas do centro antigo de Porto Velho. “É a primeira vez que a Banda vai desfilar num sábado (5.07) que não é sábado do carnaval tradicional, por isso, convocamos todos os foliões que gostam do nosso estilo de fazer carnaval, para se fazerem presentes nessas festa que embora fora de época, tenho certeza, vai ser das melhores”. Siça também alertou que o folião que quiser brincar com toda segurança, deve comparecer vestido com a camiseta 2014, para poder ter acesso a corda de isolamento.
As camisetas estão sendo vendidas ao preço de R$ 40 na sede da Banda a rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e D. Pedro II de segunda a sábado no horário comercial.
O tema da Banda 2014 é: ‘No país do futebol, da corrupção e da impunidade, o carnaval da Banda tem padrão FIFA de qualidade’.
Lenha na Fogueira
Já pensou a tensão! Durante o jogo Brasil X Camarões, logo que o Neymar fez o primeiro gol, a energia elétrica foi embora lá pras banda do bairro Santa Bárbara, onde muita gente estava concentrada na rua Bolívia assistindo o jogo.
*********
Eram mais de 500 torcedores e a solução, foi se recorrer aos anos antes de 1970 quando Porto Velho não contava com emissora de televisão e a gente festejava as vitórias brasileira via Rádio.
********
A luz só voltou no inicio do segundo tempo quando o jogo já estava 2 X1 para o Brasil, menos mal que ainda podemos assistir os dois últimos gols brasileiros.
*********
Sabem qual a nota que a comunidade do bairro Santa Bárbara deu pra Eletrobrás? ZERO Estrelado!
********
Após o final do jogo, fomos ver como estavam as festas em comemoração a classificação para as oitavas de final. Nossa primeira parada foi na praça das Caixas D’água onde a prefeitura de Porto Velho colocou telão, palco e banda para animar os torcedores.
*******
Na vitória sobre Camarões as atrações foram o Boi Bumbá Az de Ouro, as quadrilhas Forte Príncipe e Triângulo Lascando o Cano mais o grupo de percussão do curso de medicina da UNIR e o grupo de dança Yaporanga. Depois o pagode comeu no centro até perto da meia noite. Nota Dez pra Funcultural.
********
Na chamada “Calçada da Fama” da rua Pinheiro Machado, a festa também estava muito boa, muita gente. Na realidade a festa na Pinheiro Machado é totalmente espontânea, não tem banda contratada, é cada um com o som do carro mais alto, numa disputada cujo objetivo, é animar os torcedores da seleção brasileira. Muito bacana. Acho que tinha mais gente na Pinheiro que na praça das Caixas D’água com um agravante. Na via Pinheiro não tinha grade nas ruas e nem polícia. Era a verdadeira festa de torcedor.
********
Apesar de concordarmos com a programação da prefeitura de Porto Velho na praça das Caixas D’água, perguntamos:
********
E o pessoal da periferia Zona Leste, Zona Sul, Zona Norte, não merecem festejar as vitórias da nossa seleção? É só pro pessoal do bairro Caiari. Pros Cutuba? Os Pele Curtas não tem direito a festa com o dinheiro do povo?
********
Ta na hora de se pensar a Porto Velho também da periferia, e levar a festa para essa população. Dizem que a Jória foi exonerada da Funcultural porque só pensava no centro da cidade. Parece que o novo presidente vai na mesma linha.
********
Em outras copas as festas também aconteceram no centro da cidade, porque na periferia não existiam praças. Agora tem praça em tudo quanto é bairro.
********
Vamos dividir a festa da Copa do Mundo com toda a população de Porto Velho. Coloquem palco na Zona Sul, Zona Leste e Zona Norte.
*******
Mudando de Pau pra Cacete. Ontem foi dia de São João e ninguém se lembrou de promover um evento relativo a data.
********
A Federon deveria ter colocado, um grupo de quadrilha e um boi bumbá dançando na praça. Até utilizando a estrutura montada para as comemorações das vitórias da seleção brasileira na praça das Caixa D’água. O negócio do pessoal da Federon é querer participar de concurso de Rainha Caipira Nacional. Aqui mesmo, só participam se o governo estadual ou a prefeitura promover a festa. Assim é fácil!
*******
Atenção muita atenção para este aviso:
*******
Faltam apenas dez dias para o desfile da Banda do Vai Quem Quer. Quer brincar carnaval com segurança, vai comprar a camiseta na sede da rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e D. Pedro II.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando