Domingo, 3 de março de 2013 - 07h18
Estimular o hábito da leitura é o principal objetivo da Feira do Livro Ciranda Cultural, que começou hoje no Porto Velho Shopping, e segue até o final e março.
Focada no público infantil e infanto-juvenil, a feira circula shoppings centers de todo o Brasil há mais de 10 anos com livros de literatura, arte, variedades, paradidáticos, lúdicos e alguns itens para adultos, como de arquitetura, decoração, xadrez, negócios, política, guia de viagens, dicionários (inglês, português e espanhol) e filosofia.
Para Porto Velho estão presentes aproximadamente 70 mil títulos na abertura, com variedade de tamanhos, formatos e material, como:
- Maletas promocionais;
- Emborrachados;
- Sonoros;
- Escreve e apaga;
- Mega livros de atividades;
- Mini enciclopédias;
- Pop-up (figuras que saltam da página);
- Cartonados (folhas mais grossas, que facilitam o
manuseio pelas crianças);
- Escola mágica (que pode ser folheado todo em branco, com desenhos de linhas pretos ou todo colorido);
- E muito mais.
“A principal vantagem é o custo, pois os preços começam a partir de R$ 3,00 e chegam a R$ 80,00. Todos os livros estão com descontos e valores abaixo da internet. É uma oportunidade única, pois as pessoas ainda podem encontrar obras de difícil acesso no mercado, com ótima qualidade”, explica a diretora da editora, Clécia Aragão Buchweitz.
Todos os livros são da Editora Ciranda Cultural, e na feira, estão separados nas bancadas de acordo com os preços, como o dicionário ilustrado de libras; os Clássicos da Literatura Brasileira, importantes para os jovens em fase de vestibular; os exemplares infantis de história, lúdicos e didáticos dos diretores da editora, Clécia e Donaldo Buchweitz; os infantis em inglês e espanhol; aventuras adolescentes; colecionáveis; o Livro do Corpo Humano, um guia ilustrado das estruturas, funções e disfunções, usado por estudantes de enfermagem e medicina; e outros.
A reunião da Fesec marcada para acontecer sexta feira dia 1º, deu chabu.
**********
Acontece que o representante da escola de samba Asfaltão, invocando o cumprimento do estatuto, que diz que a convocação de Reunião Extraordinária da Assembléia Geral deve ser feita via jornal impresso de grande circulação. Como o Cristóvão não procedeu assim a reunião teve que ser suspensa.
*********
E mais, para se falar em eleição na Fesec primeiro é necessário que o Ariel renuncie. Acontece que Ariel desde 2011 reside em Guajará Mirim e desde janeiro deste ano é o Secretário de Cultura e Turismo daquele município o que o impediu de participar ativamente das ações da Fesec.
*******
Diante do impasse, Ariel prometeu enviar sua carta de renuncia até a próxima terça feira e só a partir da daí, é que o Cristóvão vai poder comandar a Federação.
********
A turma aproveitou para analisar os nomes já colocados a concorrer à presidência da entidade.
********
O mais comentado foi o do Cantarelli seguido do Monteiro e do Rogério ex presidente da São João Batista. O nome do Cabeleira teve a maior rejeição já vista 100% nem mesmo o Pai Beto convidado a ser o vice na chapa do Cabeleira confirmou a participação. “Fui convidado, mas, não disse que aceito”.
********
Agora já no Mercado Cultural a semana ocorreu sem incidentes. Até a Seresta Cultural aconteceu aparentemente em paz.
*********
Muitos pensavam que o evento não aconteceria após o “sururu’ protagonizado pelo Heitor Almeida. Que nada, “tudo ocorreu como dantes no quartel de Abrantes”.
*********
Até o Chagas Perez dançou no mercado na semana que passou!
**********
A semana foi tão produtiva no Mercado Cultural que até uma jornalista peruana veio de Lima exclusivamente para entrevistar a presidente da Funcultural Jória Lima e ouviu que a prefeitura de Porto Velho tem interesse em realizar o “I Festival sul-americano de artes integradas, agregando o Peru a Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela”,
*********
No fim da tarde de quinta-feira, 28, no Mercado Cultural, a jornalista do Peru, Lília Grandez, entrevistou a Presidente da Fundação Cultural do Município de Porto Velho, Jória Lima. A presidente apresentou um panorama da cultura local, os projetos que estão sendo executados e a possibilidade de futuros convênios com entidades e artistas peruanos.
**********
“É interessante esse intercâmbio cultural entre as duas nacionalidades. Queremos realizar o I Festival sul-americano de artes integradas, agregando o Peru a Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela”, destacou Jória.
*********
Jória falou ainda sobre a importância da aproximação com a classe artística do Peru e que Porto Velho vive um momento cultural importante as vésperas de seu centenário.
**********
A jornalista, que também presta assessoria política ao governo de Loreto, frisou a importância do contato com às culturas das tribos indígenas e da fomentação do turismo na região. Lília Grandez, informou que oficializará um convite de integração cultural entre Porto Velho e Peru.
**********
O diálogo do município com as autoridades peruanas deve continuar para a formalização de convênios que fortaleçam a cadeia produtiva, criando um legado cultural para os povos da América do sul.
**********
Isso será muito bom, principalmente para o pessoal que produz cultura popular como os grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás e os artesãos principalmente.
*********
Ano passado, uma turma de artistas levou o samba de Porto Velho até o Peru o pessoal voltou animado, apesar do frio.
*********
Já em Costa Marques a Luzia Penha está divulgando a realização do 3º Festival de Inverno Amazônico que vai acontecer entre os dias, 4 de abril e 5 de maio. Um mês de eventos culturais e esportivos.
*********
O boi Corre Campo de Porto Velho foi convidado para se apresentar no Festival de Costa Marque e segundo o prefeito Chico Território se depender da prefeitura, o Boi de Porto Velho vai estar na festa.
*********
Vamos entrar em contato com a Branca para formar a troupe show e começar os ensaios.
*********
Ano passado a Penha resgatou a Dança do Biguá durante o Festival de Inverno de Costa Marques. Este ano vai ter apresentação dos Quilombolas do Vale do Guaporé.
*********
No naipe esportivo, tem corrida de voadeira em várias categorias, corrida de rua e outras atividades.
*********
Já em Guajará Mirim o Malhadinho está se reunindo com o intuito de realizar eleição para diretoria. Léo e Quintella comandam a galera azul da Pérola do Mamoré.
*********
As inscrições para o Festival Curta Amazônia do Levi com a Golda continuam abertas.
*********
E a Coordenadoria dos Pontos de Cultura Rondônia começa a visita a todos os pontos do estado. De Vilhena a Guajará Mirim a partir desta terça feira. Monteiro e Carlinhos Maracanã serão os visitantes.
ESCOLA DE SAMBA
Presidente da Fesec Ariel Argobe renuncia
A reunião que autorizaria a antecipação da eleição da diretoria executiva da Fesec foi suspensa
Para facilitar o processo de eleição da nova diretoria executiva da Federação das Escolas de Samba de Rondônia - Fesec o atual presidente, Ariel Argobe deve renunciar ao seu madato que termina no próximo mês de maio. Durante a reunião convocada pelo vice presidente Cristóvão Bentes o representante da escola de samba Asfaltão Reginaldo Macumba, invocou o cumprimento do que reza o Estatuto da entidade no que diz respeito à convocação para Assembléia Geral Extraordinária. “Essa reunião não pode acontecer porque não foram cumpridas as exigências estatutárias, que diz que a convocação tem que ser feita através de publicação em jornal de grande circulação”, lembrou Reginaldo, além disso, prosseguiu, “o senhor não pode convocar eleição, uma vez que o presidente da Federação é o Ariel Argobe”. Diante do impasse o presidente de honra da escola de samba Os Diplomatas entrou em contato via celular com o Ariel que atualmente reside em Guajará Mirim e informou que o processo eleitoral da Fesec só poderia começar após sua renuncia. Ariel que desde janeiro é secretário de Cultura e Turismo no município de Guajará Mirim e por isso teve que se afastar da presidência da Fesec, garantiu que até terça feira dia 5, dará entrada junto à secretaria da entidade, em sua Carta de Renuncia.
Tendo em vista seu impedimento em proceder ao processo eleitoral, Cristóvão deu por encerrada a reunião, informando que assim que receber a Renuncia do Ariel convocará todos para discutir o futuro da Federação e do carnaval das escolas de samba.
EVENTO
Homenagem à mulher rural e urbana
Órgãos governamentais e não governamentais preparam atividades para o Dia Internacional da Mulher com emissão de documentos, feira de produtos, palestras, shows, oficinas e atendimento de beleza na sede do Incra e E.F.M.M.
Diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais e entidades da sociedade civil vão homenagear as mulheres em seu Dia Internacional – 8 de março (sexta-feira), com um evento que reunirá feiras, oficinas, exposições, palestras e apresentações artísticas, na sede do Incra em Porto Velho (Av. Lauro Sodré, nº. 3050, bairro Costa e Silva), a partir de 8h30 e no sábado (9) na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
O evento é também uma comemoração conjunta pela marca de um milhão de atendimentos no país a ser atingida pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do qual participam entidades sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Incra, com o objetivo de promover a cidadania à mulher do campo. Em Rondônia o programa já ultrapassou cem mil atendimentos com emissão de documentos, inscrição em programas sociais e palestras.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando