Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Fernanda Eirado no concurso Rainha Junina


 Fernanda Eirado no concurso Rainha Junina - Gente de Opinião

A jovem Fernanda Eirado eleita Rainha Junina da Federon, se apresenta na noite de hoje 26, em Goiânia no Concurso Nacional de Rainha Junina. Fernanda foi eleita para representar o estado de Rondônia no concurso que contou com a participação de candidatas das quadrilhas Juabp, Girassol da Três Marias, Arrasta Pé de Matutos, Rosa Divina e Junina Estrela do Norte no Arraial Flor de Cacto no inicio do mês de junho.

Nesta quarta feira 26, Fernanda Eirado vai tentar trazer o título de Rainha Nacional concorrendo com 12 candidatas de 11 estado. Goiás tem direito a concorrer com duas candidatas, numa realização da Confederação Brasileiras de Quadrilhas - COFEBRAQ. O concurso em Goiânia vai acontecer no Arraial do Serrado que está montado na Praça Cívica. Juntamente com a candidata rondoniense embarcou a secretária da Federon Mary Cyane. “Nossa candidata está pronta para trazer o título da mais bonita das festas juninas do Brasil para Rondônia”, disse Cyane.

Fernanda Eirado foi eleita representante de Rondônia dançando pela quadrilha Rádio Farol de Porto Velho.

 


Duelo da Fronteira será em setembro diz organização do festival!

 

*********

Pronto, mais um evento tradicional de Rondônia que pode acontecer “Fora de Época”.

 

*********

O Zezinho do Maria Fumaça cada vez que ler uma noticia dessa, cai na gargalhada... Por que será hein?

 

********

Não sei se os amigos leitores lembram, mas na coluna de sexta feira passada 21, publiquei que o Duelo na Fronteira poderia só acontecer no mês de setembro, de acordo com palavras do secretário da Semcet de Guajará Mirim Ariel Argobe.

 

********

Acontece que, apesar da decisão do adiamento do evento tenha partido da prefeitura de Guajará Mirim através da SEMCET em comum acordo com a empresa responsável pela realização do Festival, ou seja, a VW o bicho ta pegando ou pegou de verdade.

 

********

Na tarde de segunda-feira 24, foi entrevistado no Programa Rota 89 da Radio Rondônia FM, o Sr. Vando Oliveira representante da empresa VW Eventos e Produções. 

 

********

Ao ser indagado sobre a realização do Festival Folclórico Duelo na Fronteira pelo apresentador Ney Cardoso, o empresário informou que o evento acontecerá sim, porém com uma modificação dos anos anteriores, “ESSE ANO O FESTIVAL SERÁ REALIZADO EM SETEMBRO”.

 

*********

Assim que a entrevista terminou a senhora Estelina Cunegunes do bumbá Flor do Campo postou no face o seguinte:

 

*********

Acredito que tenha havido um mal entendido, essa reportagem não procede, mesmo porque o Sr. Vando, não tinha autoridade pra falar em nome do Festival, porquanto até esta data não havia acordo formal lhe dando poderes pra decidir sobre a data do evento que tem o seu regulamento próprio, além de estar previamente, há décadas, registrado no calendário cultural do nosso município e do Estado de Rondônia.

 

**********

Nesse sentido, essa alteração, apenas aconteceria se houvesse comum acordo entre os envolvidos e pra que assunto dessa natureza venha a ser discutido, haveria de existir motivos de grande relevância o que não ocorreu, mas esse tema não pode ser discutido de forma irresponsável porque coloca em risco a seriedade de um evento que representa muito para o nosso município, da mesma forma, a população merece respeito, já perdemos muito,

 

**********

Portanto, registre-se: O FESTIVAL FOLCLÓRICO DE GUAJARÁ-MIRIM ACONTECERÁ NOS DIAS 9, 10 E 11 DE AGOSTO DE 2013”. Escreve Estelina.

 

*********

Pronto! Tá formado o quiprocó.

 

*********

A diretoria do Malhadinho concorda com a mudança da data e diz que só vai se apresentar se o Duelo acontecer em setembro.

 

*********

Levando pro lado da rivalidade, a galera do Flor do Campo já anda dizendo que o Malhadinho ta é com medo de levar outra “surra’.

*********

Na realidade, em virtude de pendengas internas entre a diretoria atual e a diretoria anterior, o bumbá Malhadinho não tem sequer, tambores suficientes para montar a “Marujada”.

 

********

Mesmo com o Flor do Campo estando sem um local para ensaiar, já que a diretora do Colégio Almirante Tamandaré não quer ceder à quadra do colégio para o bumbá da dona Georgina sua diretoria insiste em se apresentar nos dias tradicionais do Festival ou seja: 9, 10 e 11 de agosto.

 

*********

Mesmo sem tambor suficiente o Malhadinho está ensaiando!

**********

Enquanto os dirigentes dos bumbas azul x vermelho se pegam em Guajará Mirim muitos estão curtindo o Festival de Parintins.

 

**********

Eis a questão! O Duela na Fronteira vai acontecer em Agosto ou em Setembro?

 

*********

Com a palavra o Secretário da Semcet Ariel Argobe que por sinal, é da diretoria do boi Flor do Campo. Isso é que saia justa!

 


 

Impasse na realização do Duelo na Fronteira

A Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo realizou duas reuniões no Gabinete da Prefeitura, com a participação de representantes das Diretorias dos Bumbás Flor do Campo e Malhadinho, para discutirem a realização do XIX Festival Folclórico, sendo uma na sexta-feira, 21, e outra nesta última segunda-feira, 24, por volta das 14 horas.

A discussão da reunião de sexta-feira, entre os representes das agremiações e a equipe técnica da SEMCET, transcorreu em clima amistoso, onde todos os presentes - grêmios culturais e municipalidade - assumiam o compromisso de realizar o festival, assim como, afinaram discurso para participarem de reunião convocada pelo Ministério Público, também realizada no final da manhã de segunda-feira, 24.

O encerramento da reunião do MP foi marcado por um impasse que posicionou em lados opostos Flor do Campo e Malhadinho, quando se colocou na pauta de discussão a possibilidade de adiamento da realização do Festival, para primeira semana de setembro, em razão da falta de recursos financeiros e do tempo exíguo para confecção das alegorias, fantasias, cenários e adereços.

O que tem dificultado o início dos trabalhos nas duas agremiações de Bumbás e que, até a presente data, o Governo do Estado não sinalizou se irá fazer algum repasse e quais são os valores a serem disponibilizados para compra do material necessário para montagem do espetáculo artístico em si.

Nem o Flor do Campo e nem Malhadinho dispõe de recursos públicos para aquisição de ferragem, tecidos, penas, plumas, cola, pedrarias, sementes, dentre outros materiais necessários para por na arena do Bumbódromo o espetáculo de cada boi.

A discussão iniciada no MP continuou no período da tarde, no Gabinete da Prefeitura. A Diretoria do Flor do Campo é favorável a manutenção dos dias 9, 10 e 11 de agosto. “Historicamente, o Festival sempre aconteceu na segunda semana do mês de agosto”, afirmou irredutível, a Diretoria do Boi do Tamandaré, defendendo a tradição da data.

A Nação Azul e Branca alega que não há tempo para realização de um trabalho bem elaborado, com qualidade, em respeito ao dinheiro do contribuinte e ao público que gosta de um bom e criativo espetáculo. A equipe do Malhadinho condicionou a participação do bumbá da comunidade de Santo Antônio, somente se for possível adiar o evento para o mês de setembro.

Diante do posicionamento da Diretoria do Boi-Bumbá Flor do Campo, representada pelas Senhoras Ivete Manussakis e Estelina Cunegunes, e pelo Assessor Jurídico da Agremiação, Dr. Erick Allan, os representantes do Boi-Bumbá Malhadinho se retiraram da mesa de negociação, afirmando que estão fora do XIX Festival Folclórico de Guajará-Mirim.

O Diretor da Empresa VW Iluminação, Senhor Vando Silva Barros, responsável pela capitação de recursos financeiros para realização do Festival, concordando com a Diretoria do Malhadinho, também se retirou do recinto, comunicando que está fora do Duelo da Fronteira 2013.

No entendimento da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim, a inviabilidade do Festival, ou realização parcial, não é bom negócio para cidade, para brincantes, para o comércio, para o turista e, menos ainda, para identidade cultural da região.

A SEMCET defende que a ampliação da discussão, buscando se ouvir representantes das redes hoteleiras, de restaurantes, bares e lanchonetes, os brincantes, artistas, artesão e a população, é uma medida sensata e viável, para de uma forma equilibrada, racional e coletiva, se decidir sobre o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)