Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Fernando Rocha assume presidência da Federon


Fernando Rocha assume presidência da Federon - Gente de Opinião

Fernando Rocha assume presidência da Federon

Os dirigentes dos grupos folclóricos filiados à Federação de Grupos de Danças Folclóricas de Rondônia – Federon, reunidos na noite da última quarta feira 12, nas dependências do Teatro Banzeiros em Porto Velho, elegeram para a assumir a presidência e vice da entidade, os folcloristas Fernando Rocha que também é presidente da Quadrilha “A Roça é Nossa” e o folclorista Aluízio Batista Guedes presidente do bumbá Diamante Negro. Fernando Rocha foi presidente da Federon quando Rondônia tinha como governador o hoje senador Ivo Cassol e realizou um bom trabalho em prol dos filiados da entidade. Em virtude de problemas com o Tribunal de Contas e por não ter conseguido êxito na liberação dos recursos financeiros para os grupos que participaram do Arraial Flor do Maracujá do ano passado, o então presidente Emanuel Eleno Moura Ramos desiludido com o tratamento dispensado aos grupos folclóricos principalmente pelo governo estadual, apresentou carta de renuncia juntamente com a vice-presidente bacharel em direito Maria José Brandão.

Gente de Opinião

A eleição dos novos dirigentes da Federon ocorreu em clima de tranquilidade. “Os nomes dos dois candidatos foram aceitos por unanimidade”, disse a secretária Maryciane. O presidente da quadrilha Rádio Farol Severino Castro tesoureiro da entidade, em nome dos presentes, empossou Fernando Rocha e Aluízio Guedes como presidente e vice da Federon. “Agradeço de coração a confiança que os senhores estão depositando na minha pessoa e garanto que trabalharei junto com o vice Aluízio Guedes pelo engrandecimento dos nossos grupos folclóricos”, disse Fernando Rocha.


Lenha na Fogueira

Outro dia numa roda cultural, uma pessoa que assina ponto da Superintendência de Esportes, Cultura e Lazer – Secel fez o seguinte comentário:

********

Por que será que o Zekatraca depois que passou a bater ponto no Decom, deixou de falar da Secel? No caso, o termo “deixou de falar...” está correto, já que o raciocínio da “doutora”, quer dizer “falar mal”.

********

Como o Zekatraca está em todos os lugares todo dia, toda hora, minuto e segundo, não tem como não saber de praticamente tudo que falam a seu respeito e ainda mais quando se trata de cultura.

********

Na realidade, se eu fosse Superintendente da Secel ficaria preocupado, por não estar sendo motivo de citação, seja por bons ou maus projetos, pelo bem ou pelo mal feito, pelo que não foi feito e nem será.

********

É como dizem por aí: “Falem bem ou mau, mas, falem de mim”.

*******

E outra: “Quem não é visto, não é lembrado” e por aí vai.

*******

Depois que fui informado da capciosa indagação, feita por aquela pessoa que ocupa um cargo importante dentro da Secel, refleti!

******

Realmente ela tem razão, faz tempo que não escrevo nada sobre os acontecimentos provocados pela Secel no segmento cultural.

********

Tranquilizei-me ao fazer uma viagem no tempo e ver, que desde o Flor do Maracujá do ano passado que aconteceu no mês de setembro, quando a Secel mais uma vez “ludibriou” os grupos folclóricos, ao não repassar nenhum tostão para as apresentações no Arraial, que não faço comentários positivos e nem negativos a seu respeito.

********

Como posso me referir a um órgão que tem como um dos seus objetivos, incentivar, apoiar e até realizar atividades culturais no estado de Rondônia e não faz por pura incompetência dos seus dirigentes e superiores?

*******

Pergunto: estamos no mês de março e até o momento a Superintendência de Cultura não divulgou o calendário de eventos para este ano (2014),

********

Tentaram ajudar as entidades carnavalescas, através de um chamamento público que contava com recursos, advindos de emenda parlamentar e assim mesmo o MP descobriu, que por trás de uma emenda, outras existiam, sem que a população soubesse como os recursos seriam aplicados e então acertadamente bloqueou todas as emendas colocadas por alguns deputados. Quem não tinha nada a ver com coisa pagou. É como diz o ditado: “O justo pagou pelo pecador”.

*******

Como disse, o Zekatraca marca presença em todos os cantos onde se fala de cultura. Inclusive nas reuniões onde alguns secretários riem da cara da Superintendente da Secel e fazem até galhofa: “Cadê a turma da cultura Superintendente?” Querendo dizer, querendo não, dizendo, que nós que trabalhamos com a cultura no estado de Rondônia, somos uns párias, que somos malandros e que só queremos pegar dinheiro público, essas hipocrisias que só poderiam ser pensadas por quem nunca sentou de verdade, num banco de escola.

********

“Tira o Zekatraca da Secel pra ele não ficar falando mal do governo”, Citação em uma reunião da “cúpula”, pensando que iriam nos intimidar.

*******

A respeito da resposta a pessoa que cobrou, por que eu não falava mais na Secel e nem da Secel. Tô falando agora!

*******

Estamos prestes a começar a querer saber se vai ou não, acontecer o Arraial Flor do Maracujá! A Gerencia de Cultura da Secel trabalha com a data de 27 de junho para a abertura e 6 de julho para o encerramento da festa.

Fernando Rocha assume presidência da Federon - Gente de Opinião

******

Um deputado colocou emenda para a Secel realizar a festa! Será que o MP vai concordar?


Inscrições para edital artesanato na Copa

As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Artesãos de todo o país terão facilidades para se inscrever no Edital de Artesanato nos Jogos 2014 - Vitrines Culturais, que promoverá a exposição e venda de artesanato durante o mundial de futebol. O edital fica aberto até 6 de abril e

selecionará até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.

A mudança no edital que permitiu a inscrição pelos Correios é uma forma de garantir a acessibilidade de artesãos que vivem em regiões mais remotas ou tem dificuldade de acesso à internet.

As Vitrines Culturais promoverão, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014, exposições e comercialização de artesanatos de alta qualidade de todos os estados do Brasil.

As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Todos os documentos necessários para participar do projeto, como o formulário de inscrição, termos de autorização de venda e cessão de imagem, entre outros, estão disponíveis como anexos do edital no site do Ministério da Cultura ou impresso nas regionais do MinC.

As sedes das 27 superintendências do IPHAN, das 10 regionais do MinC e as coordenações estaduais do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) vão auxiliar o artesão à se inscrever por correio ou por internet.

Podem participar artesãos brasileiros de qualquer parte do país, de forma individual ou por meio de grupos produtivos, núcleos, associações ou cooperativas de artesãos.

O projeto Vitrines Culturais é coordenado pela Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, vinculada à Presidência da República, e do Sebrae.

Serviço:

Edital Artesanato nos Jogos 2014 - Vitrines Culturais

Data: 12 de junho a 13 de julho de 2014

Para inscrição pelos Correios as propostas devem ser enviadas ao endereço:

Edital do artesanato nos jogos de 2014 - vitrines culturais

coordenação-geral de promoção e difusão da secretaria da economia criativa ministério da cultura:

SCS Qd. 09, lote C, Ed. Parque Cidade Corporate, Torre B, 11º andar. CEP: 70.308-200. Brasília-DF

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)