Terça-feira, 11 de junho de 2019 - 06h00
Lenha na Fogueira
O Madeira Festival de Teatro promoveu no final da tarde de domingo 09, a premiação com o troféu “Canoa de Ouro”.
***********
O grande vencedor do Festival foi a Trupe dos Conspiradores, que levou os troféus de Melhor Espetáculo “Inimigos do Povo” entre outros prêmios.
**********
O festival foi idealizado pelo artista produtor rondoniense Édier William por meio da Lei de Incentivo a Cultura antiga Lei Rouanet com o apoio do governo federal, governo estadual Sejucel e governo municipal via Funcultural e patrocínio do Atacadão.
***********
Todas as encenações contaram com grande público no teatro Guaporé. O júri composto pelo Fabiano Barros, Sueli Rodrigues e a Braguinha elegeram como melhores do Festival;
Melhor figurino: Tabule; Melhor cenário: Mulheres do Aluá; Melhor execução de trilha sonora: Inimigos do Povo; Melhor iluminação: É crime não saber ler; Melhor atriz coadjuvante Tia Vavá (Inimigos do Povo); Melhor ator coadjuvante Ádamo Teixeira (Inimigos do Povo); Melhor atriz: Zaine Diniz (Mulheres do Aluá); Melhor ator: Júnior Lopes (Tabule); Melhor direção: Luciano Oliveira (Inimigos do Povo); Melhor roteiro: Mulheres do Aluá e Melhor espetáculo: Inimigos do Povo.
***********
Todos levaram para casa o troféu “Canoa de Ouro” enquanto a Trupe Dos Conspiradores recebeu o prêmio de R$ 5 Mil pela peça “Inimigos do Povo”.
**********
Parabenizamos os idealizadores do Festival e as empresas que entraram com o patrocínio, além dos governos Federal, Estadual e Municipal. Parabéns em especial aos vencedores do Troféu Canoa de Ouro.
***********
Outro evento que reuniu muita gente foi à inauguração do passeio da Litorina na Vila de Santo Antônio na manhã de domingo. Durante o resto do dia, muitos levaram seus filhos para passear no automóvel chic da Madeira Mamoré;
***********
Precisava ver a ‘cara’ de felicidade dos poucos ferroviários, que ainda estão vivos, quando o prefeito bateu o sino dando por inaugurado o passeio de LITORINA entre o Casarão dos Ingleses até dois quilômetros e meios no rumo de Porto Velho.
**********
Enquanto a banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva executava o hino da Vitória o prefeito Hildon Chaves, superintendente Gilvan Pereira da Setur, José Bispo da AFEFMM entre outras autoridades, fez a primeira viagem no trecho que a partir de agora será percorrido pela Litorina.
************
Uma coisa que ficou muito bacana foi a Feira de Artesanato que estava montada na OCA INDÍGENA do Memorial Rondon durante a festa de inauguração do Passeio de Litorina.
***********
Muita gente frequentou a Feira de Artesanato que teve como coordenadora a Wellida Sodré representante do PAB em Rondônia. Que tal montar a feira todos os finais de semana ali na OCA.
***********
Lembrando que os artesãos já comercializam seus produtos todos os dias na área da Igrejinha de Santo Antônio. To sugerindo que aos finais de semana a feira seja montada na OCA INDÍGENA.
***********
Ta falado!
A decepção foi à falta de frequência na reunião marcada para acontecer na praça das Caixas D’água para discutir o Sistema Municipal de Cultura;
***********
Na real era para discutir as sugestões que seriam ou foram apresentadas na reunião que estava marcada para acontecer ontem na Funcultural.
**********
Tudo indica que o Sistema Municipal de Cultura vai começar a funcionar de fato e de direito, pois segundo nossas fontes, novas conselheiros serão empossados dentro em breve.
***********
Agora discussão passar a rolar em torno do funcionamento do Fundo Municipal de Cultura. Vejo que as coisas estão entrando nos eixos. É por aí mesmo. “É conversando que a gente se entende”.
HISTÓRIA
Ferroviários da EFMM comemoram a volta do passeio de Litorina
O retorno da litorina era algo esperado por muitos. Alguns desacreditavam dessa possibilidade. Assim o superintendente da Setur Gilvan José Pereira júnior iniciou seu discurso na solenidade de inauguração do passeio de Litorina, na manhã de domingo dia 09, na Vila de Santo Antônio. “O governo de Rondônia, por meio do governador Coronel Marcos Rocha, está colocando em prática essa vontade de resgatar o turismo do Estado. A inauguração da litorina potencializa e incentiva o turismo na região. Ela, agora, é mais um cartão-postal da cidade e, em breve, Rondônia vai ser palco do turismo nacional e internacional” destacou o superintendente.
Muitos foram os que colaboraram com a volta das atividades na ferrovia lendária, o passei da litorina é apenas parte de um série de ações, cujo ápice, será quando o trem através da Maria Fumaça voltar a percorrer pelos trilhos da estrada de ferro, cuja construção é um dos maiores feitos da engenharia de todos os tempos.
O prefeito Hildon Chaves fez um breve histórico sobre os caminhos que foram percorridos até se chegar à inauguração, na manhã de domingo do tão sonhado passeio. “Agora nossa luta é pela volta do trem, aquele puxado pela Maria Fumaça. Aproveito a presença do deputado Eyder Brasil para solicitar uma emenda parlamentar, cujo valor seja suficiente, para essa equipe maravilhosa de ferroviários comandados pelo seu José Bispo de Moraes, proceder à recuperação de umas das locomotivas que estão paradas no pátio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, relatou o prefeito.
Outro discurso que recebeu muitos aplausos foi o proferido pelo Doutor Dimes. O presidente da Associação dos Ferroviáros a Madeira Mamoré José Bispo de Moraes agradeceu o empenho de todos, em especial, dos pouco ferroviários que ainda estão vivos e que apesar da idade, não mediram esforços para ver a Litorina trafegando. “Eu mesmo estou com 85 anos de idade e apesar de muitos exigirem que ficasse apenas coordenando o trabalho, fiz questão de meter a mão na massa. Obrigado ao prefeito e ao vereador Alecks Palitot e ao meu vice Carioca”, agradeceu seu Bispo.
O passeio de litorina custa apenas R$ 5. “Esse dinheiro é pra ajudar na manutenção da litorina”, finalizou José Bispo.
Arraial da Zona Leste com recorde de público
Os espaços no Campo de Futebol do bairro JK na área do Complexo Esportivo Cultural – CEO ficaram praticamente intransitáveis nas três primeiras noites do 12º ArraiáLeste.
As famílias levaram os filhos para brincar nos brinquedos montados na área destinada ao Parque de Diversões enquanto os marmanjos procuravam os jogos das bancas de apostas que utilizam desde a roleta aos dados, crianças procuram as barracas de pescarias na tentativa de “pescar” um prêmio valioso, as barracas que comercializam pratos típicos e a famosa picanha, faturam horrores.
Na arena, está sim montada no Campo de Futebol o público literalmente lota as arquibancadas enquanto o locutor anuncia o inicio da apresentação de mais um grupo folclórico. Na noite de sábado quem se apresentou foi à quadrilha junina mirim “A Roça é Nossa” enquanto no domingo o espetáculo foi com a junina JUCADIRO que está se preparando para disputar pelo grupo de acesso no Flor do Maracujá. “Esperamos que a coordenação do Flor do Maracujá decida se os grupos que vão disputar o acesso vão fazer jus a repasse financeiro, pois precisamos saber para poder nos comprometer com o desenvolvimento do nosso figurino”, disse a presidente da junina Gilmara.
As apresentações folclóricas retornam na noite desta terça feira, já que ontem segunda feira, a noite foi dedicada à comunidade Gospel.
“Muito obrigado a toda organização do AraiaLeste. Obrigado por deixar a gente mostra nosso trabalho; Obrigado Bene da Girassol que sempre nos apoia. Obrigado Raymison. Obrigado Joãozinho pelo convite, nossa primeira apresentação para o público em 2019. Que venha o Flor do Maracujá” agradeceu Gilmara.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando