Domingo, 21 de junho de 2015 - 09h09
Numa parceria com a Fundação Cultural do Município de Porto Velho a Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec deu inicio na noite da última sexta feira 19, ao Projeto “Esquentando os Tamborins” com a apresentação no Mercado Cultural durante A Fina Flor do Samba, da escola de samba “Acadêmicos da Zona Leste”.
De acordo com informações do presidente da Fesec Hudson Mamede todas as escolas se apresentarão no “Esquentando os Tamborins” que além do Mercado Cultural vai acontecer também nas comunidades de cada agremiação. “O Esquentando os Tamborins é a contra partida solicitada pela Funcultural para o show ‘O Samba Pede Passagem’ que vai acontecer no dia 19 de setembro no Mercado Cultural” informa Mamede completando: “Nesse dia 19 de setembro, daremos a largada para o carnaval, ou melhor, os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2016”.
A programação distribuída pela Fesec diz que as apresentações no Mercado Cultural serão de quinze em quinze dias, isso que dizer que o próximo show só vai acontecer no dia 27.
Os desfiles das escolas de samba de Porto Velho há três anos não acontecem e as justificativas da prefeitura para a não realização desses eventos foram, em 2013: “Estamos iniciando nossa administração e não temos como proceder ao andamento do Processo em tempo hábil”. Em 2014 a justificativa foi a enchente histórica do Rio Madeira. “Não podemos realizar o carnaval com tanta gente desabrigada em conseqüência da enchente do rio”. Este ano (2015), enrolaram até dizer que não tinham como fazer o repasse para as escolas de samba, o que inviabilizou os desfiles. Agora a Funcultural chamou a direção da Fesec e propôs a realização do “Esquentando os Tamborins”. “Para pelo menos as escolas mostrem ao público os sambas enredos que foram feitos em homenagem ao centenário do município de Porto Velho”, finalizou Hudson Mamede.
O presidente da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste Sandro Sarará chamou a atenção do público para o show da bateria “Orquestra do Samba” comandada pelo mestre Silfarney Silva e o interprete de samba enredo Hudson Mamede e o cavaquinista Memedinho. O samba enredo é de autoria do Ernesto Melo.
.
Hudson Mamede é o intérprete do samba-enredo da escola | Diretoria do Asfaltão prestigiaram show da zona Leste |
A diretoria da escola Acadêmicos do Armário Grande | Mestre Silfarney silva comandou a Orquestra do Samba |
Lenha na Fogueira
O Arraial Flor do Maracujá cujo inicio está marcado para o dia 1° de julho, está de vento em popa, como diz o beradeiro.
**********
Por solicitação da Federação de Grupos Folclóricos – Federon, na última sexta feira 19, praticamente todos os órgãos que têm a ver com a festa, participaram de reunião cujo objetivo foi analisar as condições do Parque dos Tanques local onde o Arraial vai acontecer.
********
Marcaram presença o Superintendente da Secel, representante do Ministério Público Estadual, Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Semusb e Diretoria da Federon.
********
De acordo com o produtor do evento Denis Carvalho, todos os órgãos aprovaram o local onde o Arraial será montado e elogiaram as providencias que já foram tomadas pela Federon.
********
Tanto que sexta feira mesmo, a empresa que ganhou o direito de montar a estrutura começou a montar as arquibancadas e camarotes. “Creio que até o final da próxima semana, tudo ja esteja pronto”, disse Denis Carvalho.
********
O Superintendente de Esportes da Cultura e do Lazer Rodnei Paes elogiou o trabalho da equipe da Federon e garantiu em nome do governador Confúcio Moura “que tudo que depender da Secel atenderemos com muito prazer”.
********
Pela primeira vez em 34 anos de existência, a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá vai acontecer durante 12 dias (de 1° a 12 de julho). Segundo o presidente da Federon Fernando Rocha o aumento de dois dias na realização do Arraial, é em virtude de que as eliminatórias entre os grupos de quadrilhas que pretendem participar da festa em 2016, vai acontecer no Flor do Maracujá deste ano.
********
Antes as eliminatórias aconteciam em um evento específico o que acarretava em despesas extras da Federon. “Agora não, juntamos o útil ao agradável o que representa economia e melhor visibilidade aos grupos que estarão participando das eliminatórias” disse Fernando.
********
Com a aprovação do local por parte do Corpo de Bombeiros e Ministério Público, as tendas onde serão instaladas as barracas, começam a ser montadas nesta segunda feira dia 22 e logo após os donos das barracas podem providenciar a montagem de suas estruturas.
********
A secretária da Federon Mary Cyane alerta que restam poucas barracas a serem comercializadas assim como os pontos de ambulantes. “Os interessado devem correr. Estamos atendendo no próprio Parque dos Tanques”, disse Cyane.
*********
Já que estamos falando de Arraial, veja a programação distribuída pela Funcultural para este final de semana:
********
Arraial “Arrasta Pé no Lagoa” na rua Piramotaba entre a Tucunaré e a Piau no bairro Lagoa.
*********
Arraiá Norte ao lado da escola Roberto Pires no bairro 4 de Janeiro no espaço da Feira Livre.
*********
Arraial Flor da Bananeira no Campo da Agrovila no bairro Aliança.
********
Como dissemos as autoridades visitaram o local do Flor do Maracujá na última sexta feira. Veja a foto.
.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando