Terça-feira, 19 de abril de 2016 - 05h09
As escolas de samba Asfaltão, Os Diplomatas e São João Batista prestigiaram no último sábado 16, a festa em comemoração dos quatro anos de fundação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmico da Zona Leste.
Ernesto Melo compositor e vice-presidente da escola que tem o Verde e Rosa como cores oficiais, recepcionou os convidados e simpatizantes cantando os sambas que o tornaram conhecido como “Poeta da Cidade”, assim como samba enredo que foi apresentado durante o desfile da escola no carnaval passado.
Os fundadores Sandro Sarará, Hudson e Anny Mamedes (ela atual presidente executiva da escola e ele presidente da Federação das Escolas de Samba de Rondônia) e toda a diretoria da agremiação que estreou na passarela do samba Edson Fróes nos desfiles deste ano, prometeram a realização de várias atividades durante o decorrer de 2016.
O mestre bateria Paulinho Santana comandou a trupe de ritmistas que tocou para as apresentações do Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira e da Rainha da Bateria. Oscar Knigtz representando a escola madrinha da verde rosa Asfaltão, Banana Split pela escola de samba Acadêmicos do São João Batista além do compositor Silvio Santos e o cantor Barney cantaram acompanhados pelos músicos do Grupo “Som na Leste”.
Presentes também o presidente da escola de samba Os Diplomatas Marcel Fabiano; Alberto Rodrigues da São João Batista e Reginaldo Makumba da escola Asfaltão. Parabéns!
Lenha na Fogueira
Em nome da descendência, em nome do respeito aos movimentos culturais, em nome dos meus amigos que militam na cultura popular, em nome dos que lutam pela preservação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em nome dos que fazem teatro, em nome dos compositores, em nome dos cantores, em nome dos artistas plásticos, em nome dos artesãos, em nome dos pintores de parede, em nome dos grafiteiros, em nome do hip hop, em nome dos forrozeiros, em nome dos sambistas, em nome dos roqueiros, em nome de todo povo de Rondônia.
********
Digo Sim! O Zekatraca continuará defendendo os movimentos culturais do estado de Rondônia custe o que custar. Digo Sim! O Zekatraca continuara preferindo não ser bem aceito por tudo quanto é dirigente cultural, que vive à custa de gratificação oficial e não tem coragem de realmente honrar o dinheiro que ganha e nem o título que lhes foi confiado.
*******
Digo Não! A todos que são pagos para cuidar da nossa cultura e do nosso patrimônio histórico e nada fazem.
********
Digo Não! Aos bois de presépio que só sabem balançar a cabeça dizendo sim aos que nada fazem para melhorar a cultura no nosso estado.
*******
Digo Sim! Ao impeachment de todos. Que entreguem seus cargos a quem realmente quer trabalhar em prol dos segmentos culturais em nosso estado.
*******
Essa é a moda, dedicar aos conhecidos, amigos e familiares a votação em prol de qualquer coisa, mesmo que essa coisa não sirva pra nada.
*******
Assim aconteceu na votação que deu condições ao Senado abrir processo de impeachment contra a presidente Dilma, que aconteceu domingo. Votação que não me deixou curtir o meu VACÃO DA GAMA ser campeão invicto da Taça Guanabara e me fez passar mais de seis horas olhando a cara do nosso deputado amigo Lindomar Garçom.
*******
Muitos criticaram a atitude do Garçom em permanecer como PAPAGAIO DE PIRATA, durante a votação, porém, acho que ele soube aproveitar o momento. Tanto, que ontem, em todo canto que eu chagava o comentário era mais ou menos esse: “Viu a cara de pau do Garçom?”. É como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Garçom conseguiu ser visto e acho inclusive, que sua imagem como PAPAGAIO DE PIRATA dos eleitores que votaram na histórica seção de domingo na Câmara dos Deputados, será comentada por muitos meses.
*******
Se ele fosse candidato a prefeito, com certeza já estaria com as imagens da campanha muito bem adiantadas. Não é só porta de cinema que vive de cartaz. O deputado Garçom também.
********
Polemica mesmo nas redes socais, foi causada pela divulgação do Edital de Fomento a Cultura, publicado pelo governo acriano no valor de 2,2 Milhões. Muitos se apressaram em criticar o governo de Rondônia por não conseguir para a nossa cultura o que o governo do Acre conseguiu junto ao MinC.
********
Ontem procurei o Responsável pela Gerência de Cultura da Sejucel Fabiano Barros e ele me explicou que Rondônia também foi contemplado com valor maior que o do Acre, acontece, que com “esse processo do impeachment, está tudo parado em Brasília”. Disse também que entrou em contato com os responsáveis pelo repasse no MinC e foi informado que em breve a Grana da Rondônia será depositada.
*******
Por falar em cultura. Domingo uma Comissionada da Sejucel com outros manifestantes contra o impeachment da presidente Dilma, tentou invadir a Casa da Cultura Ivan Marrocos para tentar impedir que a equipe de um canal de televisão local, deixasse de fazer imagens do Movimento que estava acontecendo na praça das Caixas D'água. Foi o maior bafafa. Oligarquicamente poetando, não foi legal a atitude da militante.
Governo promove concurso de música – Zezinho Maranhão
No próximo dia dia 03 de maio de 2016, às 19h00, o o governo do estado de Rondônia vai promover o lançamento do primeiro Edital de fomento à cultura Rondoniense criada pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL.
O I Concurso Público Cultural de Música “Zezinho Maranhão”, será aberto às 19hs no Teatro Guaporé com o objetivo de premiar 06 (seis) iniciativas voltadas para a área da Música, em âmbito estadual, por meio da destinação de recursos públicos para circulação de espetáculos. A política do edital visa estimular a reflexão e a experiência do público, além do compromisso com a sustentabilidade e com a inclusão social.
Os projetos deverão valorizar a memória e a diversidade da cultura estadual, além de temas relevantes a sociedade contemporânea, novas linguagens, transversalidade das artes, educação, democratização e acessibilidade da cultura.
Serão apresentados também à comunidade artística, o Edital de Cinema destinado a criação de documentários com temáticas galgadas na cultura rondoniense, como também os Editais de fomento ao teatro e dança, ambos de circulação.
“É a consolidação das políticas públicas destinadas à cultura que todos envolvidos nos trabalhos da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Laser buscam. O programa de editais é apenas umas das ações dessa superintendência estamos caminhando paralelo para a criação da lei de incentivo à cultura, a adesão dos municípios ao sistema de cultura em 100% até o fim de 2016 como também o cumprimento das metas estabelecidas no plano estadual da cultura” Informa o Superintendente da SEJUCEL.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando