Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa do Divino começa em Costa Marques


Gente de Opinião 

A Festa do Divino Espírito Santo que acontece no Vale do Guaporé há mais de cem anos, inicia a romaria deste ano, nesta quarta feira dia 18 de abril, na cidade de Costa Marques, onde a Irmandade do Divino realiza os preparativos para a saída do Batelão com a Coroa, o Cetro e a Bandeira do Divino que percorrerá as cidades brasileiras e bolivianos do Vale do Rio Guaporé por quarenta dias.

O governo federal através do Iphan e o governo estadual através da Secel, encontram-se em Costa Marques registrando o inicio da Festa que só termina no dia 27 de maio na cidade boliviana de Piso Firme, após exatamente 40 dias de navegação. Vale salientar que a festa do Divino do Vale do Guaporé é a única realizada por via fluvial no mundo.

No site www.pakaas.net/di1.htm encontramos o seguinte relato a respeito da maior festa religiosa do Vale do Guaporé

 

Os festejos

Os festejos do Divino no Guaporé tem: o seu início a partir do momento em, que o Barco do Divino chega à localidade promotora da Festa do ano anterior, e o encarregado da Coroa recebe c Imperador do Divino da localidade, a Arca contendo a Coroa, a Bandeira, as Toalhas do altar e os livros de Ata. Isso ocorre após a quaresma, mais ou menos no período da Páscoa.

Tradicionalmente, a saída do barco dava-se no sábado de Aleluia. Hoje devido às inúmeras dificuldades que os peregrinos enfrentam, não há rigidez quanto à data de saída.

Após o encarregado da Coroa receber a Arca, o Barco do Divino inicia sua peregrinação ao longo do rio GuaporéFesta do Divino começa em Costa Marques - Gente de Opinião, por quarenta dias, até o final da Festa, colhendo óbolos entre os ribeirinho, O Final da Festa dá-se no dia de Pentecostes.

Antigamente, a Peregrinação era feita em barco movido a remos. Hoje, os peregrinos utilizam um pequeno motor emprestado de algum membro da irmandade para movimentar a embarcação até perto da localidade, quando , então, o motor é desligado e os remeiros iniciam as remadas' cadenciadas impulsionando o barco até o porto.

Ao aproximar-se de cada povoação, o Barco do Divino anuncia a sua chegada através de ronqueira (artefato confeccionado em madeira com um cano de ferro por onde é introduzido a pólvora), três buzinadas em chifres de bois, e mais próximos, os remeiros entoam cânticos de chegada e fazem a "meia Lua", em frente ao porto, que consiste em três voltas circulares com, o barco, antes de aportar. As remadas são cadenciadas e os romeiros espargem água para o alto entre uma remada e outra. O caxeiro, inicia o toque do tarol.

Á chegada do Barco do Divino ocorre grande número de pessoas que extravasam sua fé, agradecendo as graças recebidas e pagando suas promessas.

Uns se prostram de joelhos, percorrendo dessa maneira a distância que separa o porto do local de "morada" da Coroa. Outros se introduzem no rio, com água até a altura dos ombros segurando velas acesas, rezando ou chorando, Todos eles acometidos de grande emoção.

O Divino é saudado com foguetes, alegria, grande satisfação e demonstração de fé.

Quando o barco aporta, o encarregado da Coroa sai do barco acompanhado dos foliões, do Mestre dos foliões (que entoam cânticos acompanhados de um violão), do encarregado da Bandeira e os demais tripulantes, são recebidos pelo Imperador e/ou Imperatriz do local. A Imperatriz recebe o Cetro de Prata, e o Imperador a Coroa, das mãos do encarregado da Coroa. A partir de então, os fiéis ajoelham-se e beijam a Bandeira, o Cetro e têm a Coroa posta em suas cabeças por breves instantes. É a bênção do Divino, que todos recebem contritamente As esmolas são então colocadas na bandeja de prata que suporta a coroa.

O Cortejo dirige-se para a igreja da localidade por breve período, seguindo depois para o local onde se dará a alvorada do Divino ou "velório?", (que acontece durante todos os dias em que a coroa ficar na povoação).

 

Herança dos Portugueses

Esse costume é herança dos Portugueses e ainda é conservado em seus aspectos tradicionais. Ao Cair da noite, a Bandeira e a Coroa são recolhidos à casa onde são rezadas as novenas e entoados cânticos. O Santo não pode ficar sozinho durante a noite, é velado pelos fiéis e representantes da tripulação do barco.

Durante o dia, a Coroa e a Bandeira são levadas para a visitação às casas, coletando óbolos dos moradores.

Além da esmola, o dono oferece comidas e bebidas a todos do, cortejo. A Coroa só se retira da casa quando o dono autoriza. A dona da casa acompanha a Coroa até a casa vizinha, levando o Cetro, e a entrega à nova anfitriã da Coroa. Se a dona da casa não for casada no católico, não pode levar o Cetro, que nessas circunstâncias, será entregue a outra pessoa presente em sinal de grande apreço à pessoa escolhida. É considerada grande honraria receber a Coroa do Divino e carregar o Cetro da Imperatriz.

São oferecidas as mais variadas espécies de esmolas: dinheiro, bois, cavalos, galinhas, patos, carneiros etc...

Os animais são abatidos para servirem de alimentação à tripulação do barco, e, no final da festa, para alimentarem a todos que estiverem presentes. As esmolas em dinheiro são entregues ao pároco para que sejam utilizadas em beneficio da Igreja da localidade promotora da festa.

No dia do Divino Espírito Santo, final da festa, é feito o carregamento do Mastro da Bandeira por vários homens e mulheres, até em frente a Igreja, onde é hasteada. A Bandeira é pregada em um quadrado de madeira que por sua vez é colocada na ponteira do Mastro. Esse arranjo, possibilita que a Bandeira seja movimentada pelo vento, em várias direções. No dia seguinte, a Bandeira estará apontando na direção onde a festa deverá ocorrer no próximo ano.

 


O Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL, juntamente com a Fundação Iaripuna e a Secretaria da Diversidade Cultural - MinC estarão promovendo a Caravana da Cidadania e Diversidade Cultural onde estará presente a Secretária Márcia Rollemberg do Ministério da Cultura.

**********
O objetivo consiste em apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.


********
Local: Teatro Banzeiros, no Município de Porto Velho
Data: 18 de Abril de 2012. Horário: 19h00.

**********
Na oportunidade convidamos Vossa Senhoria para participar desta iniciativa que muito contribui para o desenvolvimento cultural deste Estado promissor.

***********
Cordialmente, Francisco Leilson Celestino de Souza Filho - Secretário do Estado do Esporte, da Cultura e do Lazer- SECEL



***********
Isto posto, só nos resta encaminhar o convite a todos os produtores e agitadores culturais de Porto Velho.

**********
Ainda a respeito da
Expovel! Um grupo de pecuaristas, após tomarem conhecimento via nossa colunFesta do Divino começa em Costa Marques - Gente de Opiniãoa, de que provavelmente a Aspro não vai realizar a festa, marcou reunião para a noite de ontem 17, com o objetivo de realizar uma feira agropecuária “Para não deixar a data passar em branco”, disseram os idealizadores.

**********
A reunião estava prevista para acontecer justamente nas proximidades da área onde deve ser montado o Parque, ou seja, no final da rua Amazonas nas proximidades do bairro Academia de Policia.

********
Tá vendo aí! Depois dizem que o
Zekatraca só é acompanhado pela leitura dos agitadores e produtores culturais. Afinal de contas, rodeio, também faz parte da cultura do estado de Rondônia.

*********
Pode até não acontecer shows com artistas de renome nacional e até internacional, mas, nossas bandas estarão no palco tocando.

**********
Por falar em Vale do Guaporé, a Luzia Penha está num corre, corre danado atrás de patrocínio e apoio para o Festival de Inverno Amazônica que vai acontecer entre os dias 4. 5 e 6 em Costa Marques

**********
Costa Marque que no dia de hoje, faz festa para a largada do Batelão com a Coroa do Divino Espirito Santo rumo a várias localidades do Vale do Guaporé tanto do lado brasileiro como do lado boliviano do rio Guaporé.

*********

A prefeitura de Cacoal convida vossa senhoria e família para prestigiarem as festividades alusivas à IV Semana dos Povos Indígenas que acontecerão de 18 a 20 de abril DE 2012.



**********
Parte Cultural

*********

18/04/2012 – Quarta- Feira - Teatro Municipal


*********
19h – ABERTURA OFICIAL - Apresentação Cultural Indígena e Documentários. Exposição - CONQUISTAS INDIGENAS – Consiste na apresentação dos Projetos das Associações Indígenas Suruí – Cinta Larga e Apurinã.


**********
19/04/2012 – Quinta- Feira – Teatro Municipal - 9h às 21h – Exposição: CONQUISTAS INDIGENAS - 8h às 9h - Apresentação de Documentários e filmes - 9h – Mesa Redonda – Culturas e Processos Saúde - Doença - Mediador – Professor Dr. Mansueto Dal Maso (FACIMED) - Convidados – Responsáveis pela Saúde Indígena - Público alvo – Acadêmicos da área de saúde, sociedade em geral. 14h às 15h – Apresentação de Documentários e filmes -19h30 - Apresentação de Documentários e filmes –


*********
20/04/2012 – Sexta - Feira – Teatro Municipal - 9h às 21h – Exposição - CONQUISTAS INDIGENAS - 9h às 10h – Apresentação de Documentários e filmes - 14h às 15h – Apresentação de Documentários e filmes –


**********
VI Edição dos Jogos Indígenas – Riozinho

*********

19/04/2012 - Quinta-feira - Riozinho


*********
8h – Cerimônia de Abertura dos Jogos indígenas Apresentação Cultural dos Alunos da E.E.E.F.M. Celso Ferreira da Cunha - 08h30 – Jogo de Abertura - Líderes Indígenas x Autoridades - 9h – Início dos Jogos Indígenas -


***********
20/04/2012 - Sexta-feira – Riozinho - 8h às 12h – Finais dos Jogos Indígenas - 16h – Cerimônia de Encerramento dos Jogos

**********
Pois é! Amanhã é o dia do índio. Aliás, agora é semana do índio.

**********
A prefeitura de Cacoal através da secretaria de Educação e da Funccal tem vasta programação alusiva à semana.

*********
E em Porto Velho, o que será que a Semed e a Seduc programaram?


**********
Com certeza o que vamos ver amanhã, são os meninos e meninas das primeiras séries. Pintados e usando cocá e nada mais.


*********
Hoje temos vários índios com curso superior que bem poderiam ser convidados a fazer palestra nas escolas públicas sobre seus povos.

**********
Será que entraram em contato com a Associação Canindé no sentido de solicitar alguém para mostrar como está a situação dos indígenas em Rondônia?

**********
A cultura indígena precisa, além de ser preservada, respeitada!

*********
Índio não quer apenas apito, índio precisa dar palpite e acima de tudo ser ouvido.

*********
Com as Bênçãos do Divino Espirito Santo vou para a Caravana da Cidadania e Diversidade Cultural no teatro Banzeiros!

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)