Terça-feira, 7 de junho de 2011 - 07h14
A festa do Divino continua em Costa Marques até o próximo domingo (12), agora durante todo o dia os fiéis seguem pelas ruas da cidade com os meninos cantores, Imperador e Imperatriz e todos dirigentes da irmandade, visitando casas de pessoas consideradas importantes. Na foto do Nina a Coroa e a Bandeira acaba de sair da igreja Santuário do Divino e segue para a visita da primeira residência. Ná segunda foto Ronaldo Nina registra os jovens Remadores” do Divino que segundo o Estatuto da Irmandade do Divino passam 40 dias em abstinência sexual e bebidas alcóolicas; Aquele que não cumprir com o regulamento é imediatamente expulso da Irmandade e dificilmente será perdoada pela diretoria. Segundo o ex Mestre Abel que por alguns anos essa desobediencia andou sendo tolerada, porém, de uns anos pra cá o negócio está mais rígido. Eu mesmo quando ere o Mestre expulsei dois remeiros do Batelão”.
FLOR DO MARACUJÁ
Secel começa a selecionar barraqueiros
Este ano os barraqueiros e ambulantes
´recisam cumprir algumas exigência da Secel
A Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL, buscando regulamentar a ocupação dos espaços disponíveis para a realização do Arraial Flor do Maracujá – XXX Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás, democratizando o acesso às estruturas e humanizando a relação com os profissionais colaboradores, torna público o calendário das ações direcionadas aos comerciantes, as respectivas vagas e critérios para seleção.
CALENDÁRIO
MÊS |
DIAS |
AÇÕES |
JUNHO |
7 e 8 |
Divulgação e entrega dos critérios aos comerciantes |
9 e 10 |
Entrega da documentação na Secel |
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13 |
Publicação do resultado da seleção |
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13, 14 e 15 |
Recebimento na Secel dos comprovantes de depósito |
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20 |
Reunião dos comerciantes com a Agevisa |
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26 e 27 |
Montagem das barracas e equipamentos no local do evento |
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29 |
Vistoria da estrutura pela Agevisa |
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JULHO |
11 e 12 |
Desmontagem das barracas e equipamentos, e retirada do local do evento. |
VAGAS
ESPECIFICAÇÃO |
OBSERVAÇÃO |
Tendas |
Fornecidas pela SECEL medindo 4x5m – para comercialização de produtos diversos |
Barracas |
Do próprio comerciante medindo 3x3m – para comercialização de até 3 produtos |
Ambulantes fixos |
Para comercialização de apenas 01 produto |
Ambulantes volantes |
Pequenos produtos |
CRITÉRIOS
Cada item será avaliado com pontuação de 1 a 3 pontos, pela coordenação do Arraial Flor do Maracujá/2011.
ITEM |
DESCRIÇÃO |
01 |
Ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada de cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, RG, CPF e foto 3x4. (*) |
02 |
Lista de produtos a serem comercializados com os respectivos preços (valores populares). (*) |
03 |
Cópia de Alvará de Capacitação emitido pela Agevisa Municipal para participação no Arraial Flor do Maracujá de 2010. |
04 |
Comprovação de atuação na área (exemplo: alvará, cadastro de ambulante, participações em outras feiras, etc) |
05 |
Cursos na área que atua (declarações, certificados, etc) |
06 |
Certidão Negativa de Débitos Estadual |
07 |
Possuir barracas desmontável em bom estado de conservação, para espaço de 3x3m, já incluindo o espaço de circulação: Comprovar através de foto recente ou nota fiscal de aquisição. (**) |
(*) Itens de caráter obrigatório
(**) Item obrigatório para comerciantes que montem barracas medindo 3x3m
Porto Velho, 06 de Junho de 2011.
Francisco Leilson Celestino de Souza Filho
Secretário de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer
Dessa vez vai. A Secel está divulgando as normas que devem ser obedecidas pelo interessado em colocar barra na XXXX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. A intenção do secretário Chicão é acabar com a vigília que os barraqueiros faziam na calçada do prédio do relógio, sede da Secretaria com a intensão ser agraciado com um espaço no Flor do Maracujá.
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Agora o ambulante ou barraqueiro vai pegar um formulário levar pra casa preencher e depois entregar na Secel para avaliação, caso seja aprovado ainda tem que cumprir as exigências da Agevisa;
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Só quem cumprir com o que está escrito será selecionado e terá direito de literalmente montar sua barraca;
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A barraca tem que do solicitando em lona e 3 x 3 de espaço. É isso mesmo, a Secel este ano não vai construir barraca pra ninguém.
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É, o negócio não esta mole não este ano para os ambulantes e barraqueiros do Flor do Maracujá.
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Enquanto isso a Expovel está indo de vento em popa, hoje acontece à famosa Terça do Roque com Bandas de Porto Velho e Rio Branco Acre, Do Acre vem a Los Porongas famosa nacionalmente. Vamos lá que o negócio vai ser ótimo
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O secretário Chicão disse que não consegue ficar parado numa de Rock; Com certeza vai estar no camarote do governo mandando ver.
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Voltando a Costa Marques entrevistei dona Terezinha uma senhora nascida e criada na localidade que nos contou várias histórias engraçada.
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Vou divulgar apenas uma: Dona Terezinha era merendeira e conta que certa vez chegou um telegrama a Diretora de Educação em Porto Velho professo Marize Castiel com o seguinte teor;
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Senhora diretora da escola em Costa Marques, por determinação do Ministério da Educação a senhor deve orientar que o assento de Professor e Professora deve ser retirado a partir do recebimento desse telegrama.
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A diretor do colégio de Costa Marques com medo de retaliação por parte dos professores de sua escola. Chamou a merendeira dona Terezinha e deu a Ordem. Terezinha em todas as salas retire o assento dos professore. Dona Terezinha não contou conversa, saiu sob o protesto dos professores retirando todas as cadeiras onde os professores sentavam para dar aula.
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A diretora com medo da reação dos professores inventou uma missão fora da escola e foi embora.
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Depois de muitos protestos a Diretora da Escola teve que mostrar o telegrama recebido de Porto Velho as professores e professora;
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Ao ler a mensagem, a sala foi tomada por rizadas e a Diretora sem saber o que estava acontecendo perguntou qual o motivo da rizada.
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Foi aí que uma das professoras tomou coragem e relatou o seguinte: Diretora o assento que o telegrama diz para retirar, não se refere às cadeiras e sim ao acento circunflexo que faz parte da palavra Professôr.
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Foi uma gargalhada total e as professores voltaram e ter direito a se sentar enquanto tivessem dando aula.
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Essa e outras histórias engraçadas você vai ler no Zekatraca da próxima segunda feira dia de Santo Antônio
ACLER
Divulga programação do Jubileu de prata
Dom Geraldo Verdier, Ursula Depeiza Maloney e a artista plástica Rita Queiroz Ribeiro recebem a comenda
Com a entrega da Ordem do Mérito Acadêmico a três personalidades que há muitos anos vêm trabalhando em benefício da Educação e da Cultura do Estado, a Academia de Letras de Rondônia inicia nesta segunda-feira a Semana do Jubileu de Prata da ACLER, com uma programação que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 10, data maior da entidade.
Na solenidade desta segunda-feira, a partir das 19h45 no auditório da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, a ACLER entregará a Ordem do Mérito Acadêmico ao bispo católico de Guajará-Mirim Dom Geraldo Verdier, à professora Úrsula Depeiza Marloney e à artista plástica Rita de Queiroz Ribeiro.
A Ordem do Mérito Acadêmico foi criada pela Resolução 01/2010 da Academia de Letras de Rondônia para ser outorgada a, no máximo, três personalidades por ano indicadas pelos membros da ACLER, como forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas que no decorrer de suas vidas profissionais tenham se destacado por suas ações a favor da Educação, Cultura, Literatura, Artes, Ciências e Atividades Sociais no Estado de Rondônia. A apresentação dos agraciados será feita pelo acadêmico Cláudio Batista Feitosa.
Durante a solenidade, em nome da Academia de Letras falará o acadêmico Abnael machado de Lima, um dos 15 fundadores da entidade. Durante o evento o ex-governador Ângelo Angelin será homenageado por ter, durante seu Governo (1985/1987) sido fator decisivo para a criação da ACLER.
PROGRAMAÇÃO
É a seguinte a programação do Jubileu de Prata da ACLER:
Dia 6 de junho – Segunda-feira
Atividade – Solenidade de Abertura Traje – Passeio
Local – Auditório da seccional da OAB Hora – 20 horas
Dia 7 de junho – Terça-feira
Atividade 1 – Painel “Importância da preservação do patrimônio Cultural”
Local – Teatro Banzeiros Hora – 14h30
Painelistas Dr. Robério Braga, Secretário de Cultura do Estado do Amazonas
Museólogo e historiador Antonio Ocampo, ex-secretário da SECEL
Professor Dr. André Penin, professor do curso de Arqueologia da UNIR
Atividade 2 – Lançamento coletivo de livros e noite de autógrafos
Local – Mercado Cultural de Porto Velho Hora – 20 hs
Dia 8 de junho – Quarta-feira
Atividade 1 – “Tradição e fontes orais na história e na literatura amazônica”
Local – Teatro Banzeiros Hora – 14h30 Painelistas Professor Dr. Carlos Alberto de Souza, ex-presidente da Associação Brasileira de História Oral e professor da Universidade do Acre
Professor especialista e historiador Walfredo Tadeu, Escola João Bento
Professora MS Odete Marão, da Faculdade FIAAR Comunicação Oral – Graduando Luciano Ferreira, monitor do curso de História/UNIR.
Atividade 2 – Noite de cultura regional - Local – Mercado Cultural de Porto Velho Hora – 20 horas
Dia 9 de junho – Quinta-feira
Atividade 1 – “A participação do negro na história de Rondônia”
Local – Teatro Banzeiros Hora – 14h30 Painelistas Professor e historiador Doutor Marcos Teixeira, do curso de História/UNIR Professora MS Berenice Johnson, UNIR, aposentada. Professora MS Erineide Arruda Comunicação Oral – Graduanda Rita Vieira, curso de História/UNIR
Atividade 2 – Noite de poesia regional
Local – Casa de Cultura “Ivan Marrocos” Hora – 20 hs
Dia 10 de junho – sexta-feira
Atividade 1 – “A poesia como fator de educação e integração humana”
Local – Teatro Banzeiros Hora – 14h30
Painelistas Professor Dr. Júlio Rocha, Diretor do Dpto de Línguas Vernáculas/UNIR. Professor MS e poeta Pedro Albino Alencar, Coordenador de EAD da UNIR Profª Angélica Cardoso, presidente da Academia Rondoniense dos Poetas
Comunicação Oral Professora Mariana Marques, pós-graduanda da UNIR
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
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