Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa do Jerico de Alto Paraíso começa hoje


Festa do Jerico de Alto Paraíso começa hoje - Gente de OpiniãoNesta quinta-feira 13, tem início a 13ª edição da Corrida Nacional de Jericos do município de Alto Paraíso. A competição que é considerada a fórmula 1 da Amazônia já faz parte do calendário Estadual de eventos e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da superintendência dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel).

De acordo com o secretário de esportes do município, Luiz Carlos, a competição movimenta toda a região. “Além dos competidores, diversos turistas de Rondônia e de Estados vizinhos, vem para o município para acompanhar essa divertida disputa”, disse.

Luiz explicou ainda, que as equipes se unem para construir seus próprios jericos motorizados – gaiolas improvisadas, feitos com partes de outros veículos. “A competição é dividida em duas categorias: um pistão com motor até B18 e dois pistões com motor agrale 27. Esse ano também teremos a categoria de jericos retrô, fazendo uma retrospectiva das primeiras corridas, onde a principal característica é a transmissão através de correias. Tudo pensado pra proporcionar aos participantes a diversão de competir no “Jericódromo”, o autódromo mais lamacento do Brasil”, declarou o secretário.

O evento será realizado no Complexo Turístico Ecológico do Jericódromo, de 13 a 16 de fevereiro, em Alto Paraíso. Conforme o termo de ajuste de conduta, feito com o MP, a festa será realizada como uma rave, tendo início às 18h30 desta quinta feira (13) e término às 17h30 de domingo (16), com a liberação para utilização dos carros de som automotivos, que participarão de uma competição no sábado (15).

Além da competição genuinamente rondoniense, os visitantes também poderão prestigiar demonstrações artísticas de quadriciclo, corrida de motocross, shows com bandas locais entre outras atrações.

O recurso investido para a realização da tradicional Corrida foi de R$ 200 mil reais, oriundo de emenda parlamentar do deputado estadual Saulo Moreira. (Fonte – Ascom).


Lenha na Fogueira     
 

Festa do Jerico de Alto Paraíso começa hoje - Gente de Opinião

Hoje o município de Candeias do Jamari esta completando 22 anos de emancipação.
 

********

Lembro que em 2004, a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande homenageou Candeias do Jamari contando sua história na avenida. A escola foi campeã cantando o samba de nossa autoria, cuja letra é a seguinte:

********

No final do século XIX, nordestinos desembarcam no Vale do Jamari.

*******

E com o advento da borracha, Samuel é transformado no maior vilarejo regional – E assim...

*******

Assim, começa a história fascinante, de um município hoje pujante, cujo nome trás a luz.

*******

Candeias, Candeias, cidade que nos seduz.

*******

Vou me banhar no Rio Preto ou no Caju com Mel, o Salsalito é pra veranear, carnaval no “Arrastão do Puraque”. No Arraial tem quadrilha e boi bumbá...

********

Essa é nossa homenagem de parabéns pelos 22 anos de emancipação do município de Candeias do Jamari.

********

Enquanto isso, o Madeirão (rio), não ta nem aí pra quem mora em sua margem e continua enchendo.

Gente de Opinião

********

Ontem escrevi que a maior enchente aconteceu em 1957 e depois em 1997, logo depois alguém postou um vídeo de 1992 de um Globo Repórter mostrando aí sim, aquela que acho foi realmente a maior enchente já sofrida pelos moradores de Porto Velho e Guajará Mirim. O vídeo ta postado no face do Allan Dantas.

********

Voltando para o carnaval dos blocos de trio elétrico. A Coordenação de Eventos de Grande Porte da Prefeitura de Porto Velho está insistindo, que os dirigentes dos blocos assinem a carteira de trabalho do pessoal que vai atuar na segurança de cada bloco.

*******

Achamos essa exigência um absurdo, uma vez que os blocos não contratam segurança individual. Contratam uma empresa de segurança.

*******

Assim sendo, quem deve assinar a carteira de trabalho desses profissionais, é a empresa de segurança e não os blocos carnavalescos.

*******

Pelo bastidores existe uma conversa, de que a tal exigência, é para pressionar os blocos a firmar contrato com uma determinada empresa de segurança cujo proprietário, é uma pessoa influente.

*******

O problema é que essa pessoa fica chantageando alguns diretores de bloco, psicologicamente quando diz: “Se eu pegar um segurança sem carteira assinada embargo a saída do bloco”.

******

O prefeito Mauro Nazif deveria convocar uma reunião com a Uniblocos e os dirigentes dos blocos de trio elétrico para saber o que realmente está acontecendo por “debaixo dos panos”.

*******

Pelo que me foi passado, parece que algumas autoridades da segurança não são a favor dos desfiles dos blocos de trio elétrico. Já chegaram a dizer: “Esses blocos nos dão muito trabalho...”

*******

Teve gente ameaçando diretor de bloco, dizendo: “Se eu encontrar uma latinha de cerveja em cima do trio, não libero a saída do bloco”. Isso é pura retaliação para com os blocos de trio elétrico.

********

A Uniblocos deve acionar seu departamento jurídico para averiguar se essas denuncias, são verdadeiras e se for, deve tomar providencias.

*******

O que não se pode é ficar a mercê das ameaças de quem não gosta de carnaval, porque sua religião diz que se trata de uma festa profana e coisa e tal.

*******

A Lei 190 que foi discutida e rediscutida com representantes de todos os segmentos culturais, até agora não teve o que ficou acordado, ou seja, as adequações para a realidade de Porto Velho liberadas. Alguém tem que tirar a 190 da gaveta para acabar com esses absurdos.

*******

Daqui a pouco os blocos de trio, vão ter que se apresentar, no estilo programa da XUXA! É só Ylariê. 
 


Ariquemes e Monte Negro realizam carnaval de rua

Cumprindo seu papel de reconhecer e apoiar práticas que oportunizem a população, acesso a manifestações culturais, o Governo do Estado por meio da superintendência dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), apóia a realização do Carnaval de rua nos municípios de Ariquemes e Monte Negro.

Os eventos são uma realização da Associação Cultural Carnavalesca Desportiva Arco-Íris em parceria com as prefeituras dos respectivos municípios.

O presidente da fundação municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ariquemes (Fumcel), falou sobre a importância da parceria entre os governos. “Essa harmonia entre Estado e Município é fundamental para oferecer opções de lazer à população e principalmente para o fortalecimento da cultura popular na região”, ressaltou Fuscão Preto, que lembrou ainda que muitas novidades resultantes desta relação estão por vir.

O secretário de Cultura de Monte Negro, Francisco Almeida, também comemorou. “Estamos trabalhando para resgatar e consolidar a prática dos carnavais de rua, envolvendo a população de todas as classes em uma grande festa. Além disso, queremos garantir o fortalecimento da economia da região com a geração de empregos temporários e o aumento do fluxo de visitantes”, disse.

A expectativa é que cerca de 100 mil pessoas participem das festas que devem acontecer de 1 à 4 de março, no Espaço Alternativo do município de Ariquemes e de 3 a 4 de março, na praça municipal Jair Mioto, em Monte Negro.

Recurso

O valor aplicado no custeio da estrutura para realização dos eventos é de R$ 200 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado Saulo Moreira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)