Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 05h33
Samba no mercado no dia do samba
O povo foi chegando como quem não quer nada e quando vimos, a roda de samba estava formada, sem ensaio, sem ordem de apresentação, enfim, sem protocolo. Sandro e Gioconda começam a cantoria, afinal de conta, é segunda feira, dia da “Segunda Cultural” que é protagonizada pelo casal do Duo Pirarublue. Oficialmente não tinha nada programado, mas, por via das dúvidas, os sambistas levaram seus instrumentos: rebolo, tan tan, repique de mão, tamborim, agogô, afoxé, pandeiro, cavaquinho, violão, banjo, cuíca e até apito. O Tatá se escalou como mestre cerimônia e até prometeu que “para o ano o negócio será organizado de fato”. Aí o presidente da escola de samba Asfatão Reginaldo Makumba improvisou a lista de apresentação e foi convocando os cantores e suas origens, Pastoras do Asfaltão, Samba Mais, Fala Sério, Nosso Batuque, Marquinho do Cavaco, Silvio Santos, Waldison Pinheiro e o grupo base formado por Oscar Knightz, Makumbinha, Vinicius, Mendonça e Cabo Sena; Por lá estava também o Mávilo Melo, Beto Cezar, Ernesto Melo e os sambistas que apareceram apenas para celebrar o Dia do Samba.
O repertório foi de Noel Rosa a Zeca Pagodinho, passando pelos sambas enredos das escolas cariocas e locais com muita facilidade, clássicos do cancioneiro sambista brasileiro, sem esquecer a história do samba de Rondônia e em especial o de Porto Velho, foi uma noite de muitas estrelas girando em torno do planeta Samba.
Na próxima sexta feria dia 6, a festa vai continuar na Tenda do Tigre – Asfaltão que fica no bairro Nossa Senhora das Graças entre a rua Brasília e a Getúlio Vargas com inicio as 19h00.
Hoje é dia de Santa Bárbara que para os Umbandistas é Iansã. Por conta disso, o Terreiro de Santa Bárbara que atualmente funciona na Vila Tupi, vai realizar durante todo o dia de hoje festividades em comemoração à data, inclusive com a tradicional procissão. A festa em homenagem à Iansã termina com o Batuque com a participação dos filhos e mães de santo
********
A irmandade de Santa Bárbara foi criada no dia 24 de junho de 1914, portanto, é bom que nossas autoridades agreguem aos festejos do centenário do município de Porto Velho a Irmandade que hoje se resume no Batuque de Santa Bárbara.
********
Dizem os mais antigos, que foi Dona Esperança Rita – Mãe Esperança, quem abrigou as prostitutas que foram trazidas para Porto Velho do Rio de Janeiro, a bordo do Navio Satélite e as levou para o bairro do Mocambo onde passaram a atuar como lavadeiras.
********
No livro “Achegas para a História de Porto Velho” seu autor Antônio Cantanhede coloca que a primeira diretoria da Irmandade de Santa Bárbara ficou assim constituída: Presidente – Hermógenes Santos; Vice Presidente Iberon Braga de Magalhães; Secretário Manoel Severino; Orador Torquato Brandão; Avó do Terreiro Simplicia Maria da Conceição; Mãe do Terreiro Esperança Rita; Pai do Terreiro Irineu dos Santos e Madrinha do Terreiro Nila Gomes dos Santos.
*********
Quando me dei por gente, o Terreiro de Santa Bárbara que naquele tempo a gente chamava de Batuque de Santa Bárbara, já funcionava na rua Joaquim Nabuco esquina com a rua Bolívia. A Mãe de Santo ainda era Dona Esperança Rita e o Pai de Santo era o seu Albertino.
*********
Ainda cheguei a balançar ganzá em noite de Batuque, era eu o Bainha e o Pedro Silva Irmão do Bainha. A gente ia mais pelo “mocoró”, bebida à base de macaxeira mais forte que cachaça.
********
Com a morte da Mãe Esperança, Pai Albertino levou o Terreiro para a Vila Tupi onde hoje vai acontecer o festejo.
********
Em homenagem também à data de Santa Bárbara, a escola de samba Asfaltão vai promover na próxima sexta feira 6, roda de samba na Tenda do Tigre que fica à rua Jacy Paraná entre a Brasília e a Getulio Vargas. A partir das 19h00
*********
Por falar em samba! Foi muito bacana a comemoração ao Dia do Samba. Uma festa que não estava programada, mas, que reuniu muita gente no Mercado Cultural na noite de segunda feira.
*********
O encontro foi marcado no famoso boca-a-boca e deu resultado. O Duo Pirarublue encampou a Idéia e contou com a turma do Asfaltão e mais uma dezena de sambistas da cidade e o resultado foi que o samba comeu no centro no Mercado Cultural na noite de 2 de dezembro.
********
Se a Fesec entidade que congrega as escolas de samba de Porto Velho não programou nada, os verdadeiros sambistas festejaram e muito bem o Dia do Samba. Por sinal a única escola de samba que marcou presença foi a Asfaltão. Valeu!
********
Enquanto isso: Estão abertas as inscrições para vagas na Escola de Música Jorge Andrade. O cadastramento encerra justamente nesta quarta feira dia 4 e amanhã dia 5 acontecerá o sorteio das 219 vagas disponíveis.
*********
Para este ano, além da iniciação musical infantil, juvenil e adulto, a escola abriu 40 vagas exclusivas para atender o público da terceira idade. Pessoas com idade a partir de 50 anos poderão concorrer. Nesse caso, a turma vai funcionar somente no período noturno. As demais funcionarão pela manhã, tarde e noite. Na próxima sexta-feira (12), das 8 às 20 horas, acontecerá a eleição da nova diretoria da Escola Jorge Andrade.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando