Sábado, 18 de novembro de 2017 - 05h51
O bumbá Diamante Negro realiza a partir das 20 horas deste sábado 18, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, a “Festa dos Itens”, com show da cunhã poranga, rainha do folclore, rainha da batucada, porta estandarte, pajé e sinhazinha da fazenda. De acordo o presidente do grupo, folclorista Aluízio Guedes, a festa tem como objetivo prestigiar as jovens e os jovens brincantes do Diamante Negro que são destaque, durante as apresentações nos diversos arraiais que acontecem em Porto Velho e em outros municípios de Rondônia, durante todo ano. Assim sendo, na noite deste sábado, o público vai aplaudir os espetáculos dos itens do bumbá da rua Sucupira no bairro Eldorado.
Na oportunidade, a coordenação do grupo estará comercializando as camisetas com o tema das apresentações “Banzeiros das Águas”. “Esse é o título da coreografia que será apresentada pelo nosso Corpo de Dança Aymé na noite deste sábado”, informa Aluízio Guedes.
O espetáculo do Diamante Negro será desenvolvido em duas partes distintas, a primeira, com a participação da Banda comandada pelo compositor de toadas do Diamante Walcir Nonato que cantará acompanhado pela marujada dirigida pelo mestre Hudson Guedes e a apresentação do Boi Diamante Negro com seu “Tripa”, do Amo Aluízio Guedes e da Sinhazinha.
A segunda parte do espetáculo, contará com a apresentação dos itens rainha da batucada, porta estandarte, rainha do folclore, morena bela, cunhã poranga e pajé e finalmente, o show com o Corpo de Dança Aymée comanda pela diretora Eleida e pela dançarina Joiara Guedes.
OBS – A camisa custa apenas R$ 35.
Lenha na Fogueira
Amanhã domingo, o Ponto de Cultura Rádio Farol para Todos realiza a VIII Mostra de Dança e o XIV Festival da Cia de Dança Corpo em Movimento. Os espetáculos vão acontecer no Palácio das Artes. As apresentações começam as 20 horas e a entrada é franca.
********
A programação é a seguinte: Ballet de Repertório, Dança Clássica, Jazz Dance, Jazz Acrobático, Jazz Lírico, Ballet Contemporâneo, Participação Especial: Flash Mob Rondônia e Arte de Dançar.
******
O Rádio Farol talvez seja um dos poucos Pontos de Cultura ainda em atividade. Os Pontos de Culturas foram o carro-chefe do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Surgiram como parte do programa Cultura Viva e por alguns anos, contaram com o apoio irrestrito do governo federal através do Ministério da Cultua.
******
Ainda na gestão petista, quando Dilma Rousseff nomeou a Ana de Holanda Ministra da Cultura, os Pontos entraram em decadência. Acontece que a Ministra realmente não concordava com o investimento que o governo destinava aos Pontos de Cultura e então, começou a colocar dificuldades para liberar os recursos e isso, acabou por ser responsável pelo fechamento ou desativação de vários Pontos de Cultura. Em Rondônia quando o programa foi implantado funcionavam 30 pontos e hoje só restam 19 em funcionamento. Uns porque se perderam na prestação de contas e outros porque não receberam até hoje, a terceira parcela prometida pelo governo federal.
*******
Ora, se no governo petista o negócio engriquilhou, imagem no governo Temer que entrou com o propósito de desarticular, não só os Pontos de Cultura, mas, o Ministério da Cultura como um todo, tanto, que no início, chegou a transformar o MinC em Secretaria, quer dizer, tirou-lhe o status de Ministério. Graças aos movimentos culturais espalhados Brasil afora, Temer voltou atrás e reativou o Ministério.
*******
Em Rondônia ha muito, não se ouvia falar em Ponto de Cultura, até que agora, o Ponto Rádio Farol para Todos vem a público, dizer que está em plena atividade e para mostrar que o Grupo dirigido pelo professor Severino Castro respeita o dinheiro público, vai apresentar, mais uma Mostra de Dança. Parabéns aos dirigentes do Ponto de Cultura Rádio Farol para Todos.
*******
Lembrando que o superintendente da Sejucel Rodnei Paes tem se virado, procurando o Ministério da Cultura com o propósito do governo federal liberar a terceira parcela dos subsídios destinados aos Pontos de Cultura/Rondônia. Fui informado, que Rodnei levou pessoalmente ao Ministro as reivindicações dos Pontos de Cultura de Rondônia e até agora não obteve resposta. Égua!
*******
Bom, hoje no Mercado Cultural vai acontecer a partir das 16 horas, várias ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Meu amigo Antônio Neto foi quem reuniu os vários movimento que tratam da questão da raça negra em Porto Velho e o resultado, é que na tarde deste sábado, vamos apreciar vários espetáculos no Calçadão Manelão no Mercdo Cultural.
*******
Vai ter “Batuque”, era assim que os mais antigos como o Bainha chamavam, as danças de matrizes africanas, que aconteciam nos terreiros de Santa Bárbara que tinha como Mãe a dona Esperança Rita; Samburucu comandado pela Mãe de Santo Chica Macaxeira. Terreiro de São Sebastião comandado pelo Pai Celso e muitos outros terreiros como o da Mãe Vilma.
*******
Hoje a festa vai mostrar toda essa cultura afro. Vale salientar que o pessoal do movimento vai comercializar comidas típicas afro, os chamados ebós. Teremos também Capoeira e desfile de mulheres negras com seus turbantes e penteados maravilhosos.
*******
Estarei lá com minha negra Ana Célia. Vamos nessa que a festa também é em homenagem a Zumbi dos Palmares. Segunda feira é o Dia da Consciência Negra!
Feira Afro Brasileira acontece
hoje no Mercado Cultural
A partir das 16 horas deste sábado 18, será aberta no Mercado Cultural em Porto Velho, a 1ª Feira Afro Brasileira de Rondônia/Beleza Negra. O evento contará com várias atividades como: Gastronomia, exposições artísticos como literatura, artes plásticas, artesanato, manifestações tradicionais da cultura afro, oficina de cabelos cacheados e desfile de mulheres negras” informa o ativista Antônio Neto.
Por direitos, diversidade e cultura! Este é o tema do Novembro Afro que está acontecendo com várias atividades desde do dia 13 e vai até o dia 21, apresentando à comunidade porto-velhense uma vasta programação em diversos pontos da cidade.
Para esclarecimentos e participação das atividades está disponível o telefone (69) 99206-3497 - Mãe Nilda e (69) 99203-9087- Ana Maura.
Roteiro da Feira Afro Brasileira
16h – Abertura – Luanda (Poesia)
16:15 – Ana Maura (Empoderamento da mulher, autoestima e autoaceitação de suas raízes) e Ana Carla (Influência da arte culinária afro)
16:45 – Sara e Carol (Canta)
17:00 – Desfile comentado: turbante, penteado, roupas africanas e maquiagem tribal.
18:15 – Capoeira
18:30 – Dança do Maculele
18:45 – Apresentação de tambor de Jurema
19:00 – Dança Afro sobre Orixás
19:15 – Sorteio (fazer pergunta sobre o dia da Consciência Negra)
19:30 – Agradecimentos e convida todos para prestigiar a Feira e o Boi Bumba Diamante Negro.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando