Sábado, 23 de agosto de 2014 - 18h09
As comunidades ribeirinhas do baixo rio Madeira participam neste sábado 23, no Distrito de Nazaré da “Festa Folclórica de Nazaré”. A festa na realidade começou na noite de ontem com a realização de bingos e forró. A programação deste sábado começou às 13h00 com a realização do torneio de futebol misto masculino e feminino, prossegue com bingos e outras atividades. À noite a partir das 19h00 começam as apresentações culturais com a dança do Boi Curumim, Quadrilha, Carimbó e o Seringandô além de apresentações de musicais regionais. Nas barracas montadas ao redor do espaço do Arraial o público pode apreciar as comidas típicas como pato no tucupi, caldeira de peixe, vatapá, mungunzá, além de bebidas quentes.
Após as apresentações folclóricas começa o grande a festa dançante com o Grupo Renovação do Forro de Manicoré que vai tocar até o sol raiar.
A Festa Folclórica de Nazaré acontece há vários anos, só que até o ano passado acontecia durante os festejos de São Pedro que na localidade é festejado uma semana após o dia 29 de junho em parceria com a igreja católica. Este ano a coordenação resolveu desvincular o evento da festa religiosa e resolveu realizá-la no dia do folclore 22 de agosto. “É uma data mais adequada para as danças que são apresentadas”, disse o colaborador Marcos.
Entre as manifestações folclóricas que serão apresentadas na noite de hoje, destacamos além do boi bumbá Curumim, a Quadrilha e o Carimbó a dança que tem suas raízes no Distrito de Nazaré que é a Dança do Seringandô. “Apesar dos problemas vividos pela nossa comunidade com a enchente do rio Madeira, vamos festejar o nosso retorno às nossas casas e nada melhor do que fazer isso festejando com muita dança folclórica”, disse Tim Maia.
Lenha na Fogueira
For do Maracujá – Na reunião realizada na noite da última quinta feira 21, depois de acirrada discussão, foi acordado que todos os grupos irão participar do Concurso que vai eleger os melhores do ano.
********
A diretoria da Federon convocou a reunião decisiva, em virtude de alguns dirigentes de grupos, estarem pregando a não realização da competição.
********
Durante a reunião o presidente Fernando Rocha fez ótima explanação de o porquê todos deveriam concordar em participar do concurso. “Esse é o primeiro Flor do Maracujá que será da nossa inteira responsabilidade e por isso precisamos mostrar que somos capazes de realizar uma grande festa e essa grande festa só tem como acontecer, se houver concurso”, disse Fernando.
*******
Mesmo assim o dirigente Rodrigo representando alguns grupos de quadrilha ponderou, dizendo que caso houvesse o concurso, muitos grupos da Zona Sul caso ficassem nos últimos lugares e tivessem que ser rebaixado para o acesso, se acabaria. “Fernando a concorrência é muito grande entre as comunidades, se meu grupo for rebaixado, meus brincantes vão pra outro grupo, é difícil”, explicou ofolclorista.
*******
Diante da negativa da Federação em aceitar a proposta da não realização do concurso, a proposta foi de que nenhum grupo fosse rebaixado este ano e em 2015 seriam rebaixado 4 grupos. Proposta também não aceita. Resultado:
*******
A maioria decidiu “democraticamente”, que haverá a disputa, assim como o sistema de acesso e decesso obedecerá ao critério que vem sendo utilizado há anos, ou seja, os dois últimos colocados caem para o grupo de acesso.
*******
Os Bois Bumbás apresentaram um documento solicitando a suspensão do concurso entre os grupos de Boi Bumbás Mirim e Adulto o que também foi rejeitado pela maioria,
*******
Assim sendo, para felicidade de todos que gostam das brincadeiras de Quadrilhas e Bois Bumbás, o XXXIII Arraial Flor do Maracujá será palco da maior disputa entre grupos folclóricos da Amazônia.
*******
A “briga” no bom sentido, começa na próxima sexta feira dia 29, na Arena montada no espaço do Flor do Maracujá localizado entre as ruas Vieira Caula, Mamoré, Sheila Regina e Assis Chateaubriand no bairro Esperança da Comunidade bem no centro de Porto Velho.
********
O interessante foi que depois que decidiram pela realização do concurso, todos os dirigentes se apressaram em se dirigir aos seus locais de ensaio para avisar os brincante que “O Bicho vai pegar no Flor do Maracujá deste ano”.
********
A ordem de apresentação obedece ao Regulamento que diz, que os últimos classificados no último Flor do Maracujá que aconteceu concurso, portanto o de 2012 dança nos primeiros dias e quem abre o arraial são as quadrilhas Matutos do Socialista e Nova Estação que subiram do grupo de acesso.
*******
Dai vem o Boi Manhoso que estreia este ano no Flor do Maracujá e os demais pela ordem de classificação no Flor do Maracujá.
*******
O Festival começa no dia 29 de agosto e só termina no dia 7 de setembro quando será divulgada a pontuação de cada grupo.
*******
De acordo com a direção da Federon as empresas de televisão já solicitaram autorização para transmitir as apresentações o que é uma ótima. RedeTV, Rede Record (Candelária), TV Allamanda, AmazonSat e TV Rondônia todas estarão cobrindo o maior Arraial da Amazônia o Flor do Maracujá.
*******
Lembramos que ainda restam algumas barracas. A solicitação pode ser feita até terça feira 26, na sede da Federon à avenida 7 de Setembro (prédio do Sated) em frente o Ferroviário.
*******
Tô em Nazaré dançando Seringandô!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando