Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa meia boca


Festa meia boca  - Gente de Opinião

Hoje o estado de Rondônia está completando 31 anos de criação.


**********

Através da Lei Complementar n. 41, de 22 de dezembro de 1981, o então Presidente João Batista de Figueiredo criou o Estado de Rondônia. A Lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de dezembro de 1981.

 

*********
A idéia de transformar Rondônia em Estado surgiu no final da década de 1960 e se consolidou em 1970. Os rondonienses comparavam a crescente economia e população de Rondônia com a do Estado do Acre, e consideravam injusto aquele ser Estado e aqui continuar sendo um território dependente do Governo Federal.

 

**********

Hoje com 1.590.011 habitantes (IBGE/2012), Rondônia é o 3º estado mais populoso e o mais denso da região Norte, sendo o 23º mais populoso do Brasil. A população rondoniense é uma das mais diversificadas do Brasil, composta de migrantes oriundos de todas as regiões do país, dentre os quais destacam-se os goianos, paranaenses, paulistas, mineiros, gaúchos, capixabas, baianos, mato grossenses e sergipanos, além de cearenses, maranhenses, amazonenses e acreanos, que fixaram-se na capital, preservando-se ainda os fortes traços amazônicos da população nativa nas cidades banhadas por grandes rios, sobretudo em Porto Velho e Guajará-Mirim, as duas cidades mais antigas do estado.

 

*********

Rondônia é o estado com a maior porcentagem de evangélicos do Brasil e também o 3º estado mais rico da região Norte, responsável por 11,7% do PIB da região. Apesar de ser um estado jovem (criado em 1981), possui o 3º maior Índice de Desenvolvimento Humano, o 2º maior PIB per capita, a 2ª menor taxa de mortalidade infantil, a 3ª menor taxa de analfabetismo entre todos os estados das regiões Norte e Nordeste do país e a 3ª maior teledensidade do Brasil.

 

*********

Entre 2002 e 2010 o estado apresentou 63,9% de crescimento acumulado do PIB, sendo o segundo estado do Brasil que mais cresceu nesse período. Rondônia também possui a 8ª melhor distribuição de renda e a 4ª menor incidência de pobreza de todo o Brasil, além do melhor desempenho na avaliação do PISA 2009, entre todos os estados das regiões norte e nordeste.

 

*********

O relevo é suavemente ondulado; 94% do território encontra-se entre as altitudes de 100 e 600 metros. Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré são os rios principais. O clima é equatorial e a economia é baseada na pecuária e na agricultura (café, cacau, arroz, mandioca, milho) e no extrativismo da madeira, de minérios e da borracha. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

 

*********

O governo de Rondônia desde a criação do estado não faz festa no dia da sua criação 22 de dezembro. A grande festa acontece no dia 4 de janeiro, geralmente em frente ao palácio Presidente Vargas.

 

**********

Os 31 anos do estado de Rondônia, portanto, só será comemorado no dia 4 de janeiro com uma festa meia boca que está sendo elaborada pela Casa Civil, Secel e Casa Militar.

 

*********

Provavelmente nesse dia o governador será representado por algum subordinado, pois como vem acontecendo nos últimos eventos, relacionados com o estado, ele não estará presente.

 

*********

Há quem aposte que a festa será em Ariquemes onde vai acontecer o maior réveillon do estado de Rondônia patrocinado pelo governo estadual.

 

*********

Para não ser injusto com o prefeito, a feste de réveillon de Ariquemes só será realizada caso o governador atenda a emenda do deputado Lourival Amorim que será empossado prefeito da capital do Vale do Jamari no dia 1º de janeiro.

 

*********

Quanto à festa de aniversário do estado que deve acontecer no dia 4 de janeiro, a programação pelo menos até agora, será a mesma que vem acontecendo há vários anos. Hasteamento das Bandeiras em frente ao palácio, desfile da tropa em continência ao governador e aquela exposiçãozinha promovida pela Secel na praça Getúlio Vargas. Põe “Meia boca nisso”.

 

*********

A respeito disso, veja o que o leitor Chico Macedo nos enviou:

 

*********

Realmente ZÉ não é a toa que há muito tempo ouço falar que aqui é o fim do mundo, "oco do mundo", além de terra de ninguém, essa um tanto realista, aqui nada se faz nada se respeita e os contratos não são cumpridos, um desmando total.

 

*********

Quem virá para "réveillon" de Porto Velho? Na capital de todos os acrianos haverá o réveillon popular com a presença do renomado pagodeiro PÉRICLES, cujas despesas com cachê e demais custos de show ficará na "bagatela" de R$ 295 Mil.

 

**********

Aqui vivemos no fim do "MUNDO", portanto, o 21 de dezembro de 2012 é comemorado todas as horas, minutos e segundos. Quais os festejos previstos para comemorarmos mais um aniversário do estado que fica no "fim do mundo" com certeza nada, se nos 100 anos do nosso maior patrimônio foi um fiasco, quem irá se importar em comemorar uma datazinha de aniversário de um estado que fica no "fim do mundo"? Quero dizer que a coluna do dia 21/12/12, foi muito oportuna e boa. Parabéns. Chico Macedo.
 


FOMENTO

MinC anuncia 15 milhões para a Amazônia


O secretário de Incentivo e Fomento à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Parente de Menezes, anunciou quinta-feira, 12, cerca de R$ 15 milhões para elaboração de um edital de incentivo à cultura para a região amazônica. O anúncio foi feito durante 1° Encontro de Gestores das Capitais, Secretários de Cultura dos Estados da Região Norte e Financiadores de Cultura, dentro da programação da 3° Conferência Municipal de Cultura. O objetivo é diminuir as disparidades entre o investimento na área de cultura na região norte em relação às demais regiões do país.

A Vale da Rio Doce será a investidora do edital a partir da Lei Roaunet e só poderão concorrer produções culturais da região amazônica. As regras e especificidades do edital serão elaboradas a partir das discussões do Fórum de Gestores das Capitais da Região Norte, que tem até o final de 2012 para ser publicado.

O índice de investimentos em projetos culturais da região amazônica é o menor do Brasil. Segundo os dados apresentados pelo MinC , enquanto São Paulo consegue captar 40% dos recursos disponíveis pela Lei Rouanet, o Estado do Tocantins só capta 0,004%. Isso é justificado pelo pequeno número de projetos enviados para o Minc da região Norte. A região Sudeste apresentou em 2011 cerca de 6.891 projetos dos quais 5.374 foram aprovados. Já na região Norte, somente 157 propostas foram apresentadas e apenas 71 foram aprovadas.

A assessora de imprensa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, Caroline Borralho, explica que a Lei Rouanet atua a partir de um mecanismo chamado renúncia fiscal, quando o governo federal renuncia o valor que a empresa iria pagar em imposto, para este mesmo valor ser aplicado em iniciativas culturais. Mas, para o produtor cultural que é chamado proponente ter o seu projeto contemplado, ele precisa apresentar uma proposta ao Minc, que, se for aprovada, o produtor passa para a próxima etapa que consiste em tentar captar o recurso com os investidores.
Fórum

O Fórum de Gestores das Capitais da Região Norte foi constituído com o objetivo de formar um grupo de trabalho que consiga compreender e solucionar os problemas relacionados a gestão cultural na região norte expressados por exemplo pelo ínfimo número de projetos culturais elaborados na região.

A secretária de Cultura de Palmas, Kátia Maia Flores comentou que agora, com o investimento garantido, é só arregaçar as mangas. “Nós do norte, juntos vamos compreender o que nos une e o que nos separa”, disse.

Presidente da Fundação Garibaldi Brasil do Rio Branco do Acre, Eurilinda Figueiredo concordou que os gestores da região norte tem que se unir para trabalhar juntos pela cultura amazônica. “Juntos além de nos conhecermos melhor melhoramos o diálogo com o Ministério da Cultura”, comentou.

Já a secretaria de Cultura de Manaus, Lívia Mendes ressaltou a importância deste trabalho. “É um prazer reconhecer as nossas similaridades culturais da região norte”, afirma Henilton Parente garantiu que no caso do edital apresentado no evento, se selecionado o produtor da região norte, já teria os recursos garantidos pelo investidor, a Vale do Rio Doce.

Pró-Cultura

A Lei Pró-Cultura que está tramitando no congresso nacional visa melhorar alguns tópicos da Lei Rouanet, na lógica da lei atual o investidor escolhe qual projeto quer apoiar. Logo ele acaba escolhendo projetos onde a marca dele terá maior visibilidade. Esse fato seria um dos problemas que dificultam as iniciativas culturais da região norte.

Se aprovada a lei Pró-Cultura juntamente com o incentivo anunciado nesta quinta-feira abre-se maiores perspectivas para a gestão cultural da região amazônica.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)