Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festa para o centenário de Porto Velho


Festa para o centenário de Porto Velho - Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho através da Funcultural festeja o Centenário do Município de Porto Velho até o dia 31 de outubro. A programação começou na última quinta feira dia 1° com show nas dependências do prédio da antiga Câmara Municipal cuja obra de restauração deve ser entregue no mês de dezembro. Quinta feira dia da criação do Município a festa aconteceu no Parque da Cidade, com show de dança, coral e as apresentações do canto Bado e Bando, Banda Beradélia, Dinho, DJ Evaldo e a atração nacional Gaby Amaranto responsável pela contagem regressiva quando deu meia noite de quarta para quinta feira e após o canto dos “Parabéns pra Você”, começou o show pirotécnico que durou aproximadamente 15 minutos.

O público estimado em 3 Mil pessoas, entre uma música e outra, degustava pedaços do “Bolo” de Cem Metros de comprometimento oferecido pela prefeitura.

Festa para o centenário de Porto Velho - Gente de Opinião

Enquanto no anfiteatro se apresentaram grupos de dança, coral e espetáculo com personagens de desenhos infantis, a juventude aproveitava para deslizar na tirolesa ou passear de canoa no lago do Parque.

Gaby Amaranto que pela primeira vez se apresentou em Porto Velho, foi bastante aplaudida e ficou no palco cantando por aproximadamente duas horas.

Samba para Porto Velho

Festa para o centenário de Porto Velho - Gente de Opinião

Sem sombra de dúvida, a festa promovida pela direção da escola de samba Asfaltão na tarde/noite de quinta feira dia 2, foi a melhor programação em homenagem ao Centenário do Município de Porto Velho. A direção da escola de samba resolveu promover o evento com menos de uma semana e conseguiu reunir dezenas de pessoas se utilizando das redes sociais. A partir das 13 horas os sambistas começaram a chegar ao Bar do Calixto na rua Jacy Paraná com a Brasília e a roda foi se formando até que tomou conta não apenas da calçada do Bar, mas, de parte da rua. “... É tanta harmonia que me arrepia e faz nosso povo cantar mais feliz é a simpatia que sai do peito e as vezes a gente nem sabe o que diz...” (trecho do hino de exaltação do Gres Asfaltão o Tigre)...Citado pela diretora de comunicação Silvia Pinheiro.
Foi exatamente isso que aconteceu na reunião da nata do samba no “Samba para Porto Velho”.

Dos eventos em comemoração ao Centenário de Porto Velho, o único que não recebeu apoio financeiro o outro qualquer da Funcultural, foi o promovido pela escola Asfaltão.  Segundo panfleto distribuído pela prefeitura os eventos oficiais foram: Os shows que aconteceram no Parque da Cidade; Seresta Cultural; Roda de Samba do Beto Cezar e a Fina Flor do Samba.


Lenha na Fogueira

Festa para o centenário de Porto Velho - Gente de Opinião
 

As festas que aconteceram em homenagem ao Centenário de Porto Velho, foram bastante prestigiadas pela população, que compareceu para aplaudir as atrações que se apresentaram no Parque da Cidade na tarde/noite da última quarta feira.

*********

Babo, Banda Beradélia e o Dinho Malcriado mais a Gaby Amaranto foram muito bem recebidos pelo público.

********

Só achamos estranho quando não deixaram a Beradélia e o Dinho Reis apresentarem o que haviam programado. Mal a apresentação desses artistas havia começado, o som foi desligado. Cheguei a pensar assim como o público, que havia acontecido algum problema com o Som.

********

Depois fomos informados que na realidade , o som foi cortado por determinação da Coordenação da festa.

********

O Malcriado Dinho Reis não gostou nada da falta de respeito. Na hora que ele ia apresentar realmente seu show, cortaram o som. Foi mal Christian Camurça.

*******

Nem mesmo oferecendo um gostoso Bolo confeitado com glacê e chantilly, mais um bocado de shows artístico, o prefeito Mauro Nazif escapou de ser apupado pelos presentes.

********

Independente dessa ‘murrinha’ para com a pessoa do prefeito, o público aprovou a programação que aconteceu no Parque da Cidade. Tinha pra tudo quanto era gosto. De tirolesa, a brincadeira de roda. De capoeira a passeio de canoa e muita comida (vendida) na praça de alimentação. De graça mesmo só o bolo do centenário que media 100 Metros.

********

Os artistas plásticos que participaram do Concurso de Pintura sobre os Cem Anos de Porto Velho todos tensos, sentados na arquibancadas, uns comendo banana frita, outros churros, esperavam o Christian anunciar os vencedores.

*******

E como graças da a Deus nossas fontes são das melhores, mais uma vez acertamos na mosca o resultado.

********

Em primeiro lugar ficou o artista plásticos Piero Arariba o Peruano que antecipamos nesta coluna e causou o maior rebuliço na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

*******

Em 2° Lugar ficou a pintura do Franciney; 3° Geraldo Cruz em 4° Bruno e em 5° lugar João Zoghbi. Aí o Carlinhos Maracanã falou de lá: “Rapaz não duvide, o Zekatraca é bem informado”. E ninguém contestou o resultado.

********

Agora, festa mesmo, foi a que a Escola de Samba Asfaltão promoveu na tarde de quinta feira. O negócio foi convocado de última hora e mesmo assim, levou muita gente ao Bar do Calixto.

********

A Nata do Samba de Porto Velho marcou presença: Waldison Pinheiro, Silvia e as Pastoras, Reginaldo Makumba, Marquinhos do Cavaco, Walber Carol, Bainha, Silvio Santos, Oscar Knigthz, Negão, Nilson do Cavaco, Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba; Beto Cezar & Caratê, Mávilo Melo, Carlinhos Maracanã, Jonadson Piaba, Tavernard e seu filho Eduardo e mais um bocado de sambistas pagodeiros cujos nomes me foge à memória.

********

A roda de samba começou por volta das 14 horas e seguiu noite adentro, mesmo com a chuva torrencial que caiu no inicio da noite, não teve relâmpago que tirasse a animação dos sambistas que se reuniram para fazer o “Samba para Porto Velho”.

********

Em minha opinião foi a melhor comemoração até agora, em homenagem ao Centenário de Porto Velho! Valeu sambistas da escola Asfaltão.

********

Ontem no Teatro Palácio das Artes Rondônia cem pessoas que se destacaram em diversas atividades, receberam a Comenda Centenário de Porto Velho.

********

Fomos um dos reconhecidos com a Comenda no segmento jornalismo cultural eu e o Analton Alves.

*******

Aqui do Diário o Idelfonso Valentim e o João Zoghbi também foram agraciados. Parabéns pra nós! 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)