Terça-feira, 5 de maio de 2015 - 05h06
O 150º aniversário de nascimento do marechal Rondon e o os 100 anos da conclusão dos trabalhos da Comissão Rondon serão festejados, neste dia 5 de maio, com uma série de eventos que mostrarão a importância deste militar para Rondônia e para o país. O lançamento de selo e mostra de painéis, no Porto Velho Shopping, e a abertura da exposição “Rondon de Rondônia” pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva na Casa da Cultura Ivan Marrocos, fazem parte das comemorações.
O diretor do Decom, jornalista Domingues Júnior, fez uma breve explanação sobre as atividades que estará acontecendo no dia de hoje data na qual se comemora o Dia das Comunicações;
Segundo Domingues Júnior, entre as atividades comemorativas está, além do lançamento do selo, a exposição de 30 painéis, no Porto Velho Shopping, onde também serão ministradas palestras. Os quadros mostrarão parte do trabalho do Marechal Rondon. Algumas das imagens fazem parte do acervo do Exército Brasileiro. Será, conforme comparou, como uma viagem no tempo.
O governador Confúcio Moura definiu o início das comemorações como um grande evento histórico que honram o patrono do estado. “O momento será oportuno para que as pessoas conheçam melhor este personagem, que consumou seu projeto na região, que agora é o estado de Rondônia”, disse.
O curador da mostra é o professor e historiador Aleks Palitot, um estudioso das jornadas de Rondon. Ele disse que a exposição será uma forma de não deixar a data passar sem o devido registro e, ao mesmo tempo, difundir a relação do militar com Rondônia e promover a região.
“Rondon foi fundamental para que esta parte do Brasil se tornasse conhecida, uma vez que até sua passagem por aqui era tido como ‘terra desconhecida’, afirmou Palitot.
Para o general Ricardo Augusto Ferreira da Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, a iniciativa tem todo apoio do Exército. “Estas homenagens fazem justiça ao militar que deixou sua marca na região”, disse. Ele também está envolvido na tarefa de concretizar outro projeto, o Memorial Rondon. Já o superintendente do Porto Velho Shopping, André Kaehler, disse que o espaço está aberto para contribuir para que a história de Rondônia seja difundida.
Exposição Rondon de Rondônia
Dando prosseguimento as solenidades em comemoração ao dia de Rondon o comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva promove a partir das 19h00 na Casa da Cultura Ivan Marrocos a premiação dos vencedores do Festival de Pintura “Rondon de Rondônia”. Mais de vinte artistas plásticos participaram do concurso cujas telas foram pintadas nas dependências do quartel da Brigada durante uma semana.
Hoje serão abertos os envelopes com as notas dos jurados quando seis obras serão agraciadas cada uma com o valor de R$ 6 Mil. “Independente da premiação, todas as obras ficarão expostas na Casa da Cultura até o dia 30 de maio”, disse o General Costa Neves.
Fonte: Decom (Nonato Cruz) e redação (Silvio M. Santos)
Lenha na Fogueira
Nos desfiles das escolas de samba do carnaval de 1982, festejando a criação do estado de Rondônia, a escola de samba Pobres do Caiari, colocou na avenida o enredo “Adeus, Meu território, Adeus”, uma pesquisa da professora Marise Castiel com o samba de nossa autoria.
********
O tema criado pela professora dava adeus ao Território Federal de Rondônia e aclamava a chegada da Nova Estrela no Azul da União que era o Estado.
*******
A letra do samba diz: “Adeus meu Território adeus, fostes grande baluarte, que o novo estado concebeu. Doaste um passado de trabalho, de coração a este filho teu...
********
Rondônia! Estado nascendo gigante, de um território importante, que Getulio Vargas criou...
********
“Seu nome é homenagem ao Bandeirante que neste Brasil afora, a distância eliminou...”.
********
Esse foi o verso com o qual homenageamos Cândido Mariano da Silva Rondon. “Que neste Brasil afora a distância eliminou”.
*******
Na data de hoje 5 de maio, lembramos não apenas os 150 anos do nascimento do Marechal Rondon, pois este ano também é o de comemoração do Centenário da inauguração da estação de Santo Antonio do Madeira. A inauguração do posto telegráfico de Santo Antônio ocorreu no dia 1° de janeiro de 1915.
********
Por isso comemoramos neste 2015, o Sesquicentenário do nascimento de Rondon e o Centenário da inauguração do Posto Telegráfico de Santo Antônio do Madeira instalado por ele.
********
Hoje na Casa da Cultura Ivan Marrocos o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, abre a exposição “Rondon de Rondônia”, premiando os seis melhores trabalhos em arte plástica, dos artistas que participaram do Festival de Pintura coordenado pela Brigada.
**********
Hoje também é o aniversário de criação do grupo folclórico Boi Bumbá Corre Campo. O Corre Campo nasceu na Baixa da União no dia 5 de maio de 1954, portanto está completando no dia de hoje 61 anos.
********
O criador do bumbá que tem o maior número de títulos do Arraial Flor do Maracujá (15 troféus de primeiro lugar) foi o Nego Helio e alguns colegas, porém, logo passou a direção do grupo para o Pedro Gomes mais conhecido como Galego.
*******
Na década de 1970 o Corre Campo passou alguns anos sem se apresentar, só voltando em 1979, sob a direção do Antônio de Castro.
*******
A partir de então a família Castro Alves passou a dirigir o Bumbá fato que ocorre até os dias de hoje, com a senhora Maria José Brandão Alves (viúva de Antônio) assumindo como presidente do grupo.
*******
O Corre Campo participou na noite de ontem dia 04, do lançamento da Feira Rondônia Rural Show no Palácio das Artes Rondônia, uma solenidade que contou com a presença de autoridades constituidas, empresários e governador Confúcio Moura.
********
No dia 27 deste mês o Corre Campo participa em Ji Paraná, da festa de abertura da Rondônia Rural Show quando se apresenta para embaixadores de vários países. É mais um feito para o currículo do Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental!
*******
Basta lembrar que o Corre Campo foi o único boi de Porto Velho a se apresentar em eventos promovidos pelo Ministério da Cultura em Brasília e Belém (PA).
*******
Mudando de pau pra cacete...
*******
O babaca do THIAGUINHO não votou na nossa Banda Versalle alegando que a música não tinha refrão.
*******
Acho que ele pensa que rock é pagode que tem que ter refrão, aliás, o pagode que ele (Thiaguinho) faz, é só refrão, não tem conteúdo nenhum. “Caraca Muleke” é só o que ele sabe dizer.
********
Ainda bem que os demais jurados entenderam e a Banda volta a se apresentar no próximo domingo. Vai se classificar sem sombra de dúvida!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando