Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festcineamazônia abre inscrições para oficinas


FESTIVAL

Festcineamazônia abre inscrições para oficinas

A 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia abriu as inscrições para as oficinas de ‘Técnicas Para o Desenvolvimento dos Meios de Expressão do Ator’ com o diretor teatral Sotiris Karamesinis e Festcineamazônia abre inscrições para oficinas - Gente de OpiniãoContar Histórias Para Que?’ com a atriz Karla Kristina Oliveira Martins. As inscrições vão até o dia 5 de novembro e podem ser feitas no site www.cineamazonia.com.

‘Técnicas Para o Desenvolvimento dos Meios de Expressão do Ator’ tem por objetivo preparar o ator, antes da ação cênica e o ‘Contar Histórias Para Que?’ vai ensinar o processo de contar e transmitir emoção a uma história.

As oficinas iniciam dia 7 e vão até o dia 9 de novembro. ‘Técnicas Para o Desenvolvimento dos Meios de Expressão do Ator’, exclusivamente para atores que trabalham com teatro, acontece no Centro de Formação de Professores (Galeria de Arte - Teatro Banzeiros) com turma única, no horário das 14 às 18 horas e ‘Contar Histórias Para Que?’ no Rondon Palace Hotel com duas turmas: uma pela manhã das 8 às 12 horas e a tarde das 14 às 18 horas.

Sotiris Karamesinis é cocriador e diretor artístico da Companhia de Teatro e Dança e do Espaço Teatral “Teatro au cubo” em Atenas, com o Kyriakos Kosmidis.(primo-balarino da Opera Nacional da Grécia e coreógrafo premiado do Teatro Nacional).

Karla Kristina é atriz, produtora, contadora de Histórias e integrante da Rede Latinoamericana de Contadores de História, desenvolvendo desde 1994, um trabalho contínuo de contar histórias do folclore brasileiro.

A 10ª edição do Festcineamazônia acontece de 6 a 10 de novembro no Teatro Banzeiros e tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – SECEL, Prefeitura do Município de Porto Velho, Fundação Iaripuna e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia – UNIR/PROCEA.

 



MOSTRA

Festival de Cinema e
Direitos Humanos vem a PVH


A Mostra tem o objetivo de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos


Um total de 37 filmes, incluindo vários títulos inéditos no país, estão na programação da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que inicia-se a partir de 7 de novembro e segue até 20 de dezembro, atingindo as 26 capitais estaduais brasileiras e o Distrito Federal, sempre com entrada franca.

O grande homenageado do evento em 2012 é o brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade em todo o mundo. Seu trabalho é reconhecido pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações das pessoas comuns. Estão programados o clássico “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), premiado no Festival de Berlim, “Santo Forte” (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca, e “O Fio da Memória” (1991), mosaico sobre a experiencia negra no Brasil a partir da figura de um artista popular.

A programação traz ainda uma série de títulos inéditos no circuito comercial, como os longas-metragens “Hoje”, de Tata Amaral, e “O Dia Que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares. O documentário “O Dia Que Durou 21 Anos” revela documentos secretos que confirmam articulações de governos norte-americanos para a derrubada do presidente João Goulart, seguida pela instauração da ditadura militar brasileira (1964-1985). “Hoje”, por seu turno, aborda reflexos atuais de fatos ocorridos durante essa mesma ditadura e tem no elenco Denise Fraga e o ator uruguaio Cesar Troncoso. O filme foi o grande vencedor do Festival de Brasília, onde acumulou cinco premiações, inclusive de melhor filme e de melhor atriz.

Duas obras focalizam a lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no âmbito doméstico sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada: o média-metragem “O Silêncio das Inocentes”, de Ique Gazzola, e o curta “Maria da Penha: Um Caso de Litígio Internacional”, de Felipe Diniz. A lei leva o nome da biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido.

As projeções da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontecem nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Em todos os locais há acessibilidade a pessoas com deficiência e as sessões contam com sistema de audiodescrição e de closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente).

Uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras, a Mostra tem o objetivo de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948,



Hoje a maioria da população vai até um cemitério acender velas, levar flores, coroas e rezar pelos seus entes queridos que partiram dessa para melhor.

*********
É o dia de
finados. Em Porto Velho temos os cemitérios dos Inocentes onde podemos encontrar túmulos de pioneiros e pessoas que se destacaram em vida e fizeram pelo progresso de nossa cidade.

*********
Cemitério de Santo Antônio o famoso “Tonhão” que está super lotado de túmulos. Onde rtambém existem tumbas de pioneiros da Madeira Mamoré

*********
Cemitério da Candelária
onde foram enterrados os estrangeiros que trabalharam na construção da EFMM.

*********
Jardim da Saudade que logo que começou a funcionar, seus proprietários realizavam shows musicais com artistas do naipe de uma Ângela Maria, Cauby Peixoto entre outros.

*********
Cemitério da Paz o único cemitério particular de capital totalmente rondoniense que fica na BR 364 sentido Acre.

**********
Muita gente aproveita o dia de hoje para encontrar pessoas que não via há algum tempo. É aquela festa nos cemitérios onde esses encontros acontecem.

**********
Muitas pessoas gostam de visitar os cemitérios só para acender velas no tumulo de pessoas famosas, mesmo que não as tenham conhecido.

*********
E quando foi que tudo isso começou? Quem foi o responsável pela lembrança dos mortos no dia 2 de novembro.

*********
Por que o dia 2 de novembro foi escolhido para ser o dia de finados?

**********
As respostas para essas indagações fomos buscar na Internet. Vejam a história do Dia de Finados:

**********
O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

*********
O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

************

No México, o dia dos mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do dia dos fiéis defuntos.

*********
É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.

**********
Segundo a doutrina católica, os mortos, na sua maioria estão no purgatório e para sair mais depressa desse lugar, pensam que estão agindo corretamente mandando fazer missas, rezas e acender velas. Crêem os católicos que quando a pessoa morre, sua alma comparece diante do arcanjo São Miguel, que pesa em sua balança as virtudes e os pecados feitos em vida pela pessoa. Quando a pessoa não praticou más ações, seu espírito vai imediatamente para o céu, onde não há dor, apenas paz e amor. Quando as más ações que a pessoa cometeu são erros pequenos, a alma vai se purificar no purgatório.

**********
Sobre a morte em várias religiões:

*********
Os espíritas crêem na reencarnação. Reencarnam repetidamente até se tornarem espíritos puros. Não crêem na ressurreição dos mortos.

*********
Os hinduístas crêem na transmigração das almas, que é a mesma doutrina da reencarnação. Só que os ensinam que o ser humano pode regredir noutra existência e assim voltar a este mundo como um animal ou até mesmo como um inseto: carrapato, piolho, barata, como um tigre, como uma cobra, etc.

*********
Os budistas crêem no Nirvana, que é um tipo de aniquilamento.

**********

As testemunhas de Jeová crêem no aniquilamento. Morreu a pessoa está aniquilada. Simplesmente deixou de existir. Existem 3 classes de pessoas: os ímpios, os injustos e os justos. No caso dos ímpios não ressuscitam mais. Os injustos são todos os que morreram desde Adão. Irão ressuscitar 20 bilhões de mortos para terem uma nova chance de salvação durante o milênio. Se passarem pela última prova, poderão viver para sempre na terra. Dentre os justos, duas classes: os ungidos que irão para o céu, 144 mil. Os demais viverão para sempre na terra se passarem pela última prova depois de mil anos. Caso não passem serão aniquilados.

**********
Os adventistas crêem no sono da alma. Morreu o homem, a alma ou o espírito, que para eles é apenas o ar que a pessoa respira, esse ar retorna à atmosfera. A pessoa dorme na sepultura inconsciente.

*********
OBS - Em respeito ao dia de finados A Fina Flor do Samba não vai acontecer no dia de hoje. Samba mesmo quem vai fazer é o Bainha no Cruzeiro do Cemitério dos Inocentes.


 


PREMIAÇÃO

Rondônia na final da
olimpíada da língua portuguesa


São Paulo, novembro de 2012 – O estado de Rondônia será representado por dois alunos e seus professores na semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que reunirá em Natal (RN), de 5 a 7 de novembro, os classificados de todos os estados brasileiros no gênero crônica. Nesta etapa, professores e alunos participarão de ações de formação, como oficinas de leitura e escrita, e atividades culturais, como visitas a pontos turísticos. Todos receberão medalhas de bronze e poderão escolher livros em uma livraria montada especialmente para eles. Além disso, na noite de quarta-feira, dia 7, participarão da cerimônia de premiação regional, quando vão ser anunciados os 38 finalistas, que seguirão para a etapa nacional, em Brasília, na qual serão conhecidos os 20 vencedores da Olimpíada.

Sobre a Olimpíada - O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é contribuir para a formação de professores tendo em vista a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)