Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festcineamazônia: Cartola Música para os Olhos


A organização do Festcineamazonia - Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental, a partir das 20 horas desta sexta-feira 09, leva a Exibição do documentário: “Cartola música para os olhos”, à Tenda do Tigre, que fica localizada na jacy Paraná, entre Brasília e Getúlio Vargas. Esta é 10ª edição deste festival originado em Porto Velho com reconhecimento nacional e internacional, digno de orgulho para quem aqui nasceu ou escolheu esta terra como sua.

“É uma honra para a família Asfaltão, fazer parte do roteiro de exibição deste festival de tanta qualidade que leva Rondônia para cenário nacional de forma positiva” agradece o presidente Reginaldo Makumba

Logo após a sessão de cinema, com a qualidade de sempre, começa a tradicional roda de samba comandada pelo Grupo Só Bambas. Grupo este que sempre nos brinda com que há de melhor no repertório de sambistas de nosso Brasil. Prestigie!
A diretoria da escola d samba Asfaltão, aproveita a oportunidade para informar que a disputa entre os compositores e suas parcerias que estarão concorrendo ao Samba enredo para o carnaval de 2013, vai acontecer no próximo dia 14, véspera de feriado, no clube Ypiranga da Pinheiro Machado.

 

 


MERCADO CULTURAL

Fina Flor do Samba pede socorro

O encontro de sambistas acontece toda sexta feira no Mercado Cultural

O compositor Ernesto Melo idealizador e coordenador do Projeto A Fina Flor do Samba, que acontece todas as sextas feiras no Mercado Cultural em Porto Velho começando sempre as 20h00, convidou o prefeito eleito Dr. Mauro Nazif para Festcineamazônia: Cartola Música para os Olhos - Gente de Opiniãoreunião que aconteceu na última terça feira dia 6 durante o ensaio do grupo no bairro São Sebastião. Em virtude da viagem do Dr. Mauro a Brasília o vice prefeito eleito Dalton Di Franco o representou. Na realidade a reunião foi solicitada com o objetivo de reivindicar aos novos administradores de Porto Velho que ao assumirem, olhem com carinho para a situação da cobertura (telhado) do Mercado Cultural. “Dalton Di Franco leve ao Dr. Mauro nossa preocupação com a situação de calamidade na qual se transforma as dependências do Mercado quando chove. Alaga tudo Dalton”, disse Ernesto Melo, acrescentando, que o problema é provocado pela má construção do telhado. “Suspenderam as apresentações dos projetos culturais por três meses para fazer reparos no telhado, mas de nada adiantou pois as alagações continuam”, disse Ernesto. Dalton Di Franco prometeu que assim que assumir a prefeitura, juntamente com o Dr. Mauro, vai providenciar os reparos necessários. “Nesse momento não podemos fazer nada, porém, a partir de 1º de janeiro haveremos de tomar as devidas providencias sobre esse problema”, disse Dalton

De imediato o vice prefeito garantiu ao Ernesto Melo que enquanto a coligação não assume a prefeitura, está colocando a disposição, tendas que podem ser armadas quando se prever chuva.

A Fina Flor do Samba acontece nesta sexta feira 9, a partir das 20h00 no Mercado Cultural sob a coordenação do músico compositor e cantor Ernesto Melo.


 
 



Festcineamazônia: Cartola Música para os Olhos - Gente de OpiniãoNossa preocupação maior nesse momento é: Vai ou não acontecer repasse para as escolas de samba no carnaval de 2013?



***********

Pelo menos pelo lado do governo estadual a coisa não está nada boa, em se tratando de repasse para eventos culturais ou de lazer.



**********
É como se diz na gíria popular: O governo do estado de Rondônia está “duro”. Quer dizer não tem nem para comprar uma “cibalena”



*********
Por isso é que os carnavalescos devem começar a pensar em procurar outros patrocinadores para os desfiles de seus blocos.



*********
Pelo lado da municipalidade o negócio é esperar a nova administração assumir. Acontece que o carnaval do próximo ano é no inicio de fevereiro o que deve servir para que os dirigentes de escolas de samba e blocos corram atrás de outros patrocínios sob pena de não conseguirem montar seus desfiles em tempo hábil.

Festcineamazônia: Cartola Música para os Olhos - Gente de Opinião

**********

Outro carnaval que está na corda bamba e a qualquer momento pode ser vítima de um vento forte que pode lhe derrubar da avenida.



*********
É o carnaval de Rolim de Moura por sinal, um dos melhores carnavais de rua de Rondônia.



*********
O prefeito eleito já disse que não está nem aí pra carnaval de rua. “A prioridade é a saúde e a educação”. Só que cada verba é cada verba. Tem a da saúde, a da educação e da cultura.



*********
No carnaval passado o governo Confúcio Moura, realizou através da Secel um ótimo trabalho de resgate, de realização de carnaval de rua em vários municípios


********
Equipes da Secel visitaram os carnavais de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Costa Marques, Guajará Mirim, Santa Luzia e Vilhena.



*********
Não foi apenas visita, foi trabalho de avaliação que deixou os secretários de cultura e educação dos municípios beneficiados, confiantes de que, “agora sim, vamos poder contar com a cooperação do governo estadual na realização do nosso carnaval”.



*********
Esse apoio diante da situação atual está ameaçado de não acontecer no próximo ano, pela “liseira” do governo estadual.



*********
Em Porto Velho os chamados blocos de trio elétrico nos últimos carnavais, receberam da prefeitura o patrocínio do Trio Elétrico. O que representa uma super economia, levando-se em conta, que o aluguel de um trio considerado grande, que comporta uma banda de no mínimo 12 músicos, não custa menos que R$ 10 MIL.

Festcineamazônia: Cartola Música para os Olhos - Gente de Opinião

*********
Blocos como o Galo da Meia Noite, Us Dy Phora, Jatuarana Sul, Banda do Vai Quem Quer e outros utilizam no mínimo dois trios.



*********
Se por acaso não contarem com a ajuda da prefeitura municipal vai ser difícil, colocar o bloco na rua.



********
Porém, o presidente da Uniblocos Benjamin Mourão em conversa com este colunista, disse que os blocos têm como se virar, caso o governo e a prefeitura não subsidiarem o carnaval.



*********
Se é assim, vamos esperar para conferir. Dos mais de 10 blocos de trio, pouquíssimos tem condições ou cacife para desfilar sem contar com a ajuda oficial. A maioria só desfila porque o governo banca!



********
Essa escassez de dinheiro, quem sabe, vai servir para ver quem realmente tem “roupa no quaradouro”



*********
Enquanto isso, a equipe do CQC da Bandeirante passou o dia de ontem em Porto Velho, gravando o quadro “Proteste Já!”, onde será cobrado da prefeitura municipal explicações e compromissos sobre a construção dos viadutos da capital.



*********
Nesse quadro geralmente o repórter humorista, procura o prefeito para que o mesmo assuma que vai ou não concluir ou atender a reivindicação da população.



**********
Como tudo em Porto Velho é atípico, o prefeito, Roberto Sobrinho não sei se de propósito ou porque era preciso realmente, se ausentou de Porto Velho e deixou o repórter do CQC a “VER-A-DUTO”.



*********
A sorte foi que não choveu se não, o Ronald Rios, teria ficado ilhado, na “Beira da Rua da Beira”.



*********

O CQC chegou atrasado em Porto Velho, pois o prefeito atual está em final de mandato e não pode assumir nenhum compromisso. Se passou oito anos e não cumpriu os compromissos de campanha, como é que em menos de dois meses, vai assumir qualquer coisa.



**********
Enquanto isso, hoje é o último dia para os jurados do Festcineamazônia escolherem os melhores filmes da 10ª edição do festival. A premiação será entregue amanhã.

 


********
Os 51 filmes exibidos na mostra competitiva e vídeo reportagem ambiental são avaliados por corpo técnico de jurados.



***********
Os jurados da mostra competitiva são: a comunicóloga e produtora Samira Pereira, o cineasta Joel Zito Araújo, o ator e roteirista Thoamas Stravos, o produtor cultural Celso Brandão e produtor de cinema Wilsson Austurizag. Os jurados da categoria vídeo reportagem ambiental são os jornalistas Solano Ferreira, Fred Perillo e o diretor de Cinema, Marcelo Cordeiro Quiroga.



*********
Custe o Que Custar, estarei hoje à noite no Asfaltão assistindo “Cartola - Música para os Olhos”!

 


 




FESTIVAL

Oito jurados avaliam filmes do Festcineamazônia

A decisão dos melhores filmes da 10ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia está nas mãos de oito jurados. Cinco vão avaliar os filmes da mostra competitiva e outros três avaliarão os da categoria vídeo reportagem ambiental.

Ao todo são 51 filmes exibidos na 10ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia. As exibições vão acontecer até a próxima sexta-feira (9). Os vencedores serão anunciados no sábado (10), no Teatro Banzeiros e receberão o troféu Mapinguari, premiação oficial do Festcineamazônia.

Os jurados da mostra competitiva são: a comunicóloga e produtora Samira Pereira, o cineasta Joel Zito Araújo, o ator e roteirista Thoamas Stravos, o produtor cultural Celso Brandão e produtor de cinema Wilsson Austurizag. Os jurados da categoria vídeo reportagem ambiental são os jornalistas Solano Ferreira, Fred Perillo e o diretor de Cinema, Marcelo Cordeiro Quiroga.

A 10ª edição do Festcineamazônia acontece de 6 a 10 de novembro no Teatro Banzeiros e tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv, Governo de Rondônia através da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD e Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia – UNIR/PROCEA. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)