Terça-feira, 9 de novembro de 2010 - 07h26
O vídeo mostra o cantor Bado conversando com bolivianos e peruanos
Com a exibição do vídeo “Horizontes e Fronteiras” protagonizado pelo compositor e cantor rondoniense Bado e dirigido pela dupla Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, será aberto hoje a partir das 19h30 no Teatro Banzeiros a 8ª edição do FestCineamazônia, um evento que tem como objetivo principal divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, legendados ou narrados na Língua Portuguesa, em especial, que tenham como temática central o meio ambiente.
O documentário “Horizontes e Fronteiras” registra o encontro de música e cinema durante a mostra itinerante do festival no Peru e Bolívia, com o cantor Bado conversando com pessoas das cidades por onde a equipe do FestCine passou, sobre a cultura desses países.
Após a exibição do vídeo, o público prestigiará shows com os cantores Nilson Chaves e Celso Viáfora.
O cerimonial do festival será apresentado pelo ator Fidélis Baniwa, que interpretou o índio Karipuna na minissérie Mad Maria, da Rede Globo. O artista é indígena da etnia Baniwa, do Alto Rio Negro, no Amazonas, e se orgulha da origem.
A mostra competitiva do festival terá 55 produções na disputa do Troféu Mapinguari, nas modalidades de ficção, animação, documentário, experimental e videorreportagem ambiental. Os filmes e vídeos concorrentes serão exibidos ao público e para o júri especial, entre os dias 10 e 12, das 14h00 às 17h00, e das 19h às 22h30, no Teatro Banzeiros.
Homenagem
O festival homenageará o cineasta Silvio Tendler, na noite do dia 12, e a atriz Zezé Motta, no dia 13, que fará também o show musical de encerramento.
O FestCineamazônia® 2010 é apresentado pela OI e conta com o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da Secel, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
Oficinas
A oficina “Cinema de Guerrilha” será ministrada pelo premiado cineasta português Ricardo de Almeida. O produto final será um filme feito pelos próprios estudantes e adolescentes participantes. A oficina acontecerá no Teatro Banzeiros nos dias 10,11 e 12 pela manhã e a tarde A definição de cinema de guerrilha é realização de produções de baixo custo, utilizando poucos recursos técnicos, operacionais e de pessoal.
Para a oficina “Cinema na Escola: Ver e Fazer”, o FestCineamazônia convidou a cineasta Bete Bullara, do Cineduc. O objetivo é fomentar no educar a produção cinematográfica como ferramenta pedagógica. Durante a oficina os educadores estarão trabalhando as práticas de reflexão teórica, leitura de imagens, exercícios e jogos para percepção e expressão através de meios visuais e audiovisuais.
A ficha de inscrição pode ser acessada no site www.festcineamazonia.com.br
De acordo com a boataria que assola pelos quatro cantos do estado de Rondônia, sobre quem será quem no novo governo.
*******
O papo que correu durante a Virada Cultural em comemoração ao Dia Nacional da Cultura que aconteceu no Mercado Cultural, foi o seguinte:
*******
Que quem vai comandar a Cultura pelo menos no inicio da administração Confúcio Moura, é o partido PC do B
*******
Sendo assim, o nome mais comentado para assumir a Secel é o do Júlio Olivar.
*******
Júlio é um dos dirigentes do Ponto de Cultura – Projeto Cone Sul Plural do Grupo Beija Flor que tem sede em Vilhena.
*******
Resta saber se realmente é verdade que o PCdoB vai ficar com a Secel e com a Setur.
*******
Aliás, podemos dizer que a cultura e o turismo de Rondônia estão nas mãos do deputado Davi Chiquilito.
*******
Isto posto, vamos ao que interessa realmente.
*******
O comentário do Carlinhos Maracanã a respeito do aniversário da escola de samba Os Diplomatas do Samba;
*******
Publicado em vários sites de Porto Velho, gerou protesto dos sambistas Bainha e Cabeleira.
*******
Tudo porque o Carlinhos Maracanã elogia o trabalho desenvolvido pelo saudoso sambista Leônidas O’carol Chester o Leleco na escola Vermelha e Branca.
*******
Encontrei os dois velhos sambistas, únicos fundadores vivos da Diplomatas do Samba, sábado a tarde no bar do Calixto.
*******
Os “velinhos” do nosso samba, estavam que nem dragão, “cuspindo fogo” contra o que o Carlinhos escreveu.
******
Aí fui ler a crônica do João Carlos.
******
E não vi nada que ofendesse a figura dos dois fundadores da escola de samba mais antiga de Rondônia.
*******
O que o Maracanã escreveu foi um elogio ao trabalho do Leônidas como diretor de harmonia da escola.
*******
Não disse que o Leleco foi fundador e nem que era melhor ou pior que os dois reclamantes.
******
Acho que os amigos Cabeleira e Bainha deveriam analisar melhor o que o Maracanã publicou.
*******
Não podemos negar o trabalho do Leônidas em prol da escola Os Diplomatas do Samba e do samba em Porto Velho.
******
A rivalidade entre Diplomatas e Caiari era fomentada por sambistas como Leônidas e Iran Brito Mendes.
*******
Leônidas jamais deixou sua escola para desfilar em qualquer outra agremiação.
*******
Não desfilava nem em bloco de sujo a não ser se o bloco fosse integrado por brincantes da sua escola de samba querida.
*******
É como dizem hoje em dia: Cada um no seu quadrado. O quadrado do Leônidas sempre foi a Diplomatas do Samba.
*******
Enquanto isso, o presidente da Fesec Ariel Argobe estava com audiência marcada ontem de manhã com o Chefe da Casa Civil do governo estadual, advogado Guilherme Erse.
*******
Tá ficando esperto o presidente da Fesec.
******
Agora não teve pra ninguém a festa que o governo estadual realizou através da Secel no Mercado Cultural na última sexta feira, em comemoração ao Dia Nacional da Cultura.
*******
É como diz o Silvinho “Foi o bicho”.
*******
Tinha gente saindo pelo “ladrão”.
******
Feliz da vida estava a Bebel porque até a chuva deu uma trégua e o espetáculo pode acontecer sem atropelo.
*******
A homenagem ao Neguinho Orlando foi outra boa sacada da equipe.
******
Orlando Pereira ou Orlando do Estácio e ainda Neguinho Orlando, completou um ano de falecimento no dia 5 e a turma da Secel lhes prestou homenagem durante a noite toda exibindo slides contado sua trajetória de sambista.
*******
A Fina Flor do Samba, Prisma Luminoso, H Montenegro e Os Anjos da Madrugada foram os responsáveis pelo sucesso do evento que só terminou as 6h00 da manhã de sábado.
******
Sem querer, a Secel e a Iaripuna realizaram a 1ª Virada Cultural do Estado de Rondônia!
SHOW
Virada cultural no dia da cultura
A secretaria de Cultura do Estado de Rondônia – Secel em parceria com a Fundação Iaripuna realizou na última sexta feira em comemoração ao Dia da Nacional da Cultura, vasta programação no Mercado Cultural. As atividades começaram pela parte da manhã com a abertura de exposição de artes plásticas e comercialização de artesanato nas tendas montadas na praça Getúlio Vargas.
A programação musical marcada para começar às 18h00, em virtude da chuva, só pode começar as 19h30 com o grupo Prisma Luminoso mostrando um repertório de sambas considerados clássicos. Em seguida o cantor H Montenegro mostrou o trabalho que será registrado em DVD num show que vai acontecer ainda este mês no Teatro Um do Sesc. A Fina Flor do Samba sob o comando do compositor e cantor Ernesto Melo subiu ao palco e comandou o espetáculo musical entre as 20h30 e 00h00. Participaram da Fina Flor os cantores, Ernesto Melo, Assis do Areal, Cristóvão, Silvio Santos, Audizio, Enio Melo e Torrado todos acompanhados pelos músicos: Sergio Ramos (ganzá), Áureo (surdo), Karatê (tan tan), Oscar Knight (repique de mão), Beto Ramos (reco reco), Enio Melo (violão), Cristóvão e Audizio (cavaquinho).
A partir da meia noite o grupo de seresta Os Anjos da Madrugada passou a ser a estrela da comemoração e ficou até cinco horas da madrugada cantando e encantando, com um repertório recheado de músicas de seresta e jovem guarda.
Coordenaram o evento, a gerente de cultura da Secel Cândrica Madalena – Bebel, Presidente da Iaripuna Altair Lopes – Tatá, José Monteiro, Bubu Johnson, Silvio Santos, Joaquim Pedro – Kim, Gino Serrati, Cleverson Santana e Emilli Souza.
A festa para o dia da cultura entra para a história como a “Primeira Virada Cultural” do Estado de Rondônia.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando