Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festival Amazônia Encena na Rua


Festival Amazônia Encena na Rua - Gente de Opinião

 

 

TEATRO

Cortejo abre o 3º Festival
Amazônia Encena na Rua

Integrantes de todos os grupos que vão participar do Amazônia Encena na Rua estarão no cortejo

O Grupo O Imaginário abre o 3º Festival Amazônia Encena na Rua hoje às 18h00, com o tradicional cortejo, saindo do teatro grego da praça da Madeira Mamoré rumo à praça das Três Caixas D’água no bairro Caiari, aonde vai acontecer o Encontro de Mestres, com a participação especial de Almir Haddad do Grupo “Ta Na Rua” do Rio de Janeiro.

Amir Haddad é diretor e professor de teatro, diversas vezes premiado. Com 46 anos de teatro, seu trabalho é nacionalmente e internacionalmente reconhecido, tem como objetivo recuperar o sentido de festa do teatro e a dramaticidade das festas populares, ressaltando os aspectos de pesquisa e de educação que norteiam suas buscas pela transformação do teatro, comprovados pela constância e persistência com que desenvolve núcleos de trabalho - espaços de desenvolvimento de seus questionamentos sobre o ator como indivíduo, o espaço, a dramaturgia -, e pela prática permanente enquanto educador.

Já às 19h00, a Cia Theresa João de Cuiabá (MT) apresenta a peça “Desafio: Fião e Fiota” dando inicio ao festival propriamente dito.

Seminário Amazônico

O Imaginário deu inicio às atividades relativas ao evento, com a realização do Seminário Amazônico de Teatro de Rua que foi aberto na noite da última sexta feira 16, na praça das Caixas D’água, tendo como mestre de cerimônia, o diretor e palhaço Leo Carnevale e demonstração de trabalhos de grupos com a Cia Vitória Régia de Manaus.
 

Guadalupe de Montserrat

A grande atração da abertura do Seminário Amazônico de Tetro de Rua na noite de sexta feira 16, foi a apresentação do comediante amazonense Nivaldo Mota vivendo Guadalupe de Montserrat uma “prostitua francesa”, que não deixa ninguém ficar sério com suas brincadeiras, que interagem com o público presente.

O Seminário contou com palestras e performances nos dias 17, 18 com a seguinte programação:

DIA 17 – Conversa sobre a estética e pesquisa de teatro de rua Mediador: Adailton Alves, do MTR (SP), Grupo Buraco D’oráculo e Licko Turle (RJ); Conversa sobre o ensino do teatro. Mediação: Jorge Graça, da UNB.

DIA 18 - Relação do teatro, o público e a cidade; Políticas públicas para o teatro – compromissos nas esferas municipal, estadual e federal - Mediador: Marcos Pavanelli, do Núcleo Pavanelli (SP). Encontro da Rede de Teatro da Floresta, RBTR e experiências dos grupos de teatro de rua da Amazônia - Mediador: Wlad Lima (PA).

 

Festival Amazônia Encena na Rua - Gente de Opinião



 

Porto Velho está respirando teatro de rua desde a última sexta feira, quando o Chicão Santos e a Zaine Diniz através do Grupo O Imaginário abriram o Seminário Amazônico de Teatro de Rua.

*******

As palestras, apesar do frio intenso que tomou conta da capital rondoniense, aconteceram na praça das Caixas D’água.

*******

Era a turma encolhida dentro dos casacos, paletó e agasalhos e os palestrantes mandando ver, em vários temas que dizem respeito a produção teatral na rua.

*******

Hoje é a vez do Festival Amazônia Encena na Rua, colocar os grupos que vieram de vários estados brasileiros para trabalhar.

*******

Até o próximo domingo dia 25, o público de Porto Velho vai ter a oportunidade de apreciar grandes espetáculos teatrais na praça das Caixas D’água.

*******

Essa é a terceira edição do Amazônia Encena na Rua, uma parceria do Grupo O Imaginário com a Caixa Econômica Federal, Funarte, governo estadual através da Secel/Casa da Cultura Ivan Marrocos e da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Fundação Iaripuna.

*******

Paralela ao Festival acontece na Casa da Cultura oficinas sobre temas como: Produção Cultural; Pedagogia do Ator; Desenvolvimento do Teatro Cubano; Viewpoints, O Espaço Urbano; Corpo Sem Limite e Dança Vertical.

*******

Essas oficinas serão ministradas por ícones do teatro brasileiro como Narciso Telles, Leo Carnevale, Cláudia Regina e Vitor Prieto de Cuba.

*******

É como escrevi no inicio, Porto Velho está respirando teatro por todos os poros. Valeu Chicão Santos, André e Zaine Diniz.

*******

Já que entramos no assunto.

******

Seis dias após terminar o Festival de Teatro de Rua.

*******

A festa teatral apenas muda de palco, sai da praça das Caixas D’água e vai para o Sesc Esplanada.

*******

Dia 31 de julho começa a I Mostra Sesc Amazônia das Artes.

*******

A abertura vai contar com o espetáculo; “Música Entre Rios” com os artistas: Elisa Cristina/Ro; Euterpe/TO; Zezinho Maranhão/RO; Zezinho Correa/AM; Bira Lourenço/RO; Catatau/Ro; Edgar Melo/RO; Remis Michel/Ro; Alex Almeida/RO e Geimes/RO.

*******

O espetáculo de abertura vai acontecer na quadra do Sesc Esplanada às 20h30 com entrada franca.

*******

De acordo com a coordenação do evento, Entre Rios é um espetáculo musical que passei por canções que falam da diversidade Amazônica retratando seu povo e suas lendas, unindo importantes nomes da música nortista. O espetáculo convida o público a um passeio visual e sonoro aproximando cada um dessa esfera tão rica que permeia a realidade amazônica.

*******

A programação da I Mostra Sesc Amazônia das Artes vai até o dia 6 de agosto.

*******

O bacana na programação do Sesc Amazônia das Artes é que, além dos shows musicais, teremos peças de teatro, e espetáculos de dança.

*******

Peraí que o negócio não terminou não.

*******

A partir do dia 16 de agosto. (A trégua é só para a gente curtir o Festival Folclórico de Guajará-Mirim que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de agosto).

*******

Como estava dizendo, no dia 16 de agosto começa a VI Jornada Literária do Sesc RO.

*******

Essa programação fica até o dia 22 de agosto, justamente o dia do Folclore, quando já vai estar acontecendo na Casa da Cultura Ivan Marrocos vasta programação alusiva a Semana do Folclore.

******

Pois é minha amiga Letícia, tem muita cobertura pela frente.

******

Me disseram que o Paulinho Rodrigues o homem dos mil instrumentos, está dirigindo ou coordenando no Sesc Esplanada todas as quinta feiras o Projeto.

*******

“Botequim do Sesc”, com muita música seresteira e MPB e quem sabe, com algumas músicas latino americanas.e até toadas de bumbá.

*******

Hei Paulinho o que está acontecendo que não mandastes a programação dessa maravilha.

******

Se não fosse a professora Eliete ninguém ficaria sabendo.

*******

A programação é fechada. É só para convidados especiais.

*******

Se for, desculpa aí mermão!

*******

E o Fora de época terminou.

*******

Pelas minhas fontes o local não aprovou não!

*******

Faltou público nos camarotes para aplaudir ou espiar a turma brincando carnaval no Bloco Maria Fumaça.

******

As atrações foram ótimas, o local foi que não combinou com o evento.

*******

Vamos procurar outra avenida Zezinho!

 
 



 

PROGRAMAÇÃO

Festival Amazônia Encena na Rua

De acordo com a assessoria de comunicação do O Imaginário o Festival Amazônia Encena na Rua, tem a seguinte programação para esta segunda feira 19, na praça das Caixas D’água: 18 horas – Apresentação de Performance e Cortejo de abertura do Festival - Encontro de Mestres com a participação especial de Amir Haddad, do Grupo Tá Na Rua (RJ).

19 horas – “Desafio de Fião e Fiota” - Cia Theresa João – Cuiabá (MT). A narrativa traz, por meio de versos, as desventuras de um casal caricato, Fião e Fiota, mesclando poesia, música e drama, trazendo para a cena intrigas de amor e aventura.

20 horas – “O Dilema do Paciente” Grupo Manjericão – Porto Alegre (RS). Uma trupe de artistas de circo que vem exibir seus números circenses na praça. Quando chega o número dos palhaços acrobatas descobre-se que um deles está cheio de manchas azuis
pelo corpo. Precisando de ajuda, o paciente vai se consultar com uma doutora que não consegue dar o diagnóstico. Diante de tanta desconfiança, trapaça e falcatrua, o palhaço perde a paciência e retorna para o circo em um desfecho tragicômico.

21 horas – “FABULÁRIO BRASIL – CANTO, PROSA E TAMBOR” - Os Tawera – Palmas – (To) É inspirado na tradição dos rituais da aldeia em que se contam causos e histórias ligadas ai universo de encanto e magia. Descortina pequenas canções ao som do ritmo capoeboicongo e dramatizações de poesias. Histórias e causos compondo um tabuleiro da cultura popular brasileira.

O Festival Amazônia Encena na Rua acontece na praça das Caixas D’água de hoje até domingo dia 25 com a apresentação de 20 espetáculos apresenbtados por grupos de todos os estados da Amazônia legal mais convidados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O Grupo O Imaginário dirigido pelo ator Chicão Santos e pela atriz Zaine Diniz conta com o apoio cultural da Caixa Econômica Federal,, Funarte, Sesc, Prefeitura de Porto Velho e Secel – Casa da Cultura Ivan Marrocos.


 

Festival Amazônia Encena na Rua - Gente de Opinião



SHOW

Bainha no Fina Flor do Samba

O sambista compositor e cantor Bainha, foi a atração especial na noite da última sexta feira 16, do Projeto “A Fina Flor do Samba” dirigido pelo cantor e compositor Ernesto Melo. Apesar da “friagem”, o público compareceu em grande número ao Mercado Cultural, para prestigiar a apresentação do Bainha considerado pelos compositores de Porto Velho, como o Mestre das composições carnavalescas.

O samba na noite de sexta feira como é de praxe, começou com a apresentação do idealizador do Projeto, Ernesto Melo que anunciou a participação do sambista Joãozinho Carteiro, que preparou a platéia interpretando sambas de compositores como AJP, Benito de Paula, Martinho da Vila e tantos outros. Percebendo que o público já estava preparado para receber a grande atração da noite, Ernesto Melo anunciou com todas as considerações possíveis, o show do Mestre Bainha.

Bainha fez uma viagem por composições de grandes sambistas brasileiros e relembrou jóias do ritmo ao interpretar sambas que antigamente eram chamados de sambas de meio de ano ou samba de terreiro. Veio através do tempo mostrando uma sequência de composições que segundo ele fazem parte da sua história.

Bainha deixou para o final, suas composições que vão de samba exaltação a vários pontos do município de Porto Velho como Fortaleza do Abunã, Mocambo e o antológico “Sou da Sete de Setembro” cujo título é “Tempo Bom”, para finalizar com alguns sambas enredos e marchinhas carnavalescas de sua autoria. A madrugada chegou e o sambista dos sambistas continuava mostrando suas composições.

Na próxima sexta feira a atração especial do Projeto A Fina Flor do Samba será o “Grupo Kizomba Axé”.

A Fina Flor do Samba acontece toda sexta feira a partir das 20h00 no Mercado Cultural em Porto Velho.

 

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)