Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festival Amazônia Encena na Rua que está acontecendo na praça das Caixas D’água



Programação desta quarta feira
Praça das Caixas D'água

19 horas – “Limpador de Placas”
O Imaginário – Porto Velho (RO)
Conta a história de um homem simples que todos os dias, com seu uniforme azul, sai em sua bicicleta azul e carrega seu balde, escova e flanela, também azuis. Ele é um homem feliz e o que mais gosta de fazer é limpar placas de rua. Tudo teria continuado assim se o inesperado não viesse transformar sua vida.

20 horas – “Locomotiva de Histórias”
Cia Theresa João – Cuiabá (MT)
Vários personagens surgidos dos contos de Millôr Fernandes, Ruth Rocha e Ricardo Azevedo. É utilizada a contação de histórias como instrumento gerador e potencializador de um jogo cênico vibrante. Vozes fantásticas, canções e brincadeiras são usadas para que o espectador possa vislumbrar a situação, dar brasa à imaginação e começar a viagem.

21 horas – “Fio de Pão, a Lenda da Cobra Norato”
In Bust Teatro de Bonecos – Belém (PA)
Resgata do imaginário popular a história de uma cabocla que, atraída um cobrão embruxado, dá à luz duas cobras: Norato e Caninana. Os irmãos têm sinas diferentes: Caninana de ser má, enquanto Norato de ter que encontrar alguém que possa desencantá-lo para virar gente.


Festival de Dança: 21/07
Das 18:30 às 22 horas na Praça Aluízio Ferreira


- Cia. de Dança Parceiros do Ritmo Quente. Estilo: Axé-Forró
- Grupo de Dança Central Reggae. Estilo: Reggae
- Cia. de Dança Proarte. Estilo: Dança Contemporânea
- Performance da Bailarina Cláudia Regina/ AC.


 


O Festival Amazônia Encena na Rua que está acontecendo na praça das Caixas D’água em Porto Velho.

********

Está com tudo e não está prosa, como diz o palhaço Afonso Xodò que atua como mestre cerimônia.

********

O cortejo de abertura mostrou que abriu o Festival segunda feira a boca da noite,

*******

Levou muita gente desde o teatro da praça da Madeira Mamoré até a praça das Caixas D’água.

*******

A abertura oficial do Festival promovido pelo O Imaginário do dirigido pelo Chicão Santos e Zaine Diniz coube ao Mestre dos Mestres do teatro de rua:

*******

Almir Haddad e sua companheira Ana.

*******

No meio da roda, Almir Haddad falou um pouco sobre sua experiência de 30 anos vivendo o teatro de rua.

*******

Brincou, deu um show de conhecimento sobre o assunto e “gritou” para todos os deuses ouvirem

*******

“Declaro aberto o Festival de Teatro de Rua – Amazônia Encena na Rua”

*******

O representante da Caixa Econômica Federal em sua fala garantiu o apoio financeiro para a 4ª edição do evento, que vai acontecer em 201 e foi super aplaudido pelos integrantes dos grupos que estão participando do Festival

*******

Leo Carnevalle ainda tentou conceder a palavra para mais alguns depois da fala da Mara Regina que disse que estava representando o prefeito e falou muito bem sobre o apoio que a prefeitura vem prestando aos movimentos culturais através da Fundação iaripuna, sem esquecer as Mulheres.

******

Aí a Zaine Diniz foi para o meio da roda e lembrou que na praça das Caixas tinha um coquetel de açaí esperando por todos.

*******

Só então o cortejo começou e foi todo mundo dançando e cantando pelas ruas do centro histórico de Porto Velho.

*******

Na praça muita gente esperava o inicio dos espetáculos.

*******

Escrevi muita gente: Inclusive o Palhaço Afonso Xodó anunciou se dirigindo ao Chicão Santos que a contagem chegou a 2.150 pessoas na praça.

******

É claro que foi um pouco de exagero, pois, numa outra contagem, Sergio Ramos apresentou um borderô com 2.149 pessoas!

*******

Foi então que entrou em cena o Palhaço Dorminhoco preparando o público para os espetáculos que fazias parte da programação daquela noite.

********

Foi então que A Cia Theresa João de Cuiabá- Mato Grosso tomou conta do espaço, com o espetáculo “Desafio: Fião e Fiota” fazendo todo mundo rir com as presepadas do casal de caipira.

*******

Em seguida foi a vez do grupo Manjericão de Porto Alegre (RS) mostrar o “Dilema do Paciente”, outra terapia de desopilação do “Figueiredo”.

*******

O tambor começa a ecoar pelos cilindros das Caixas D’água anunciando que a partir daquele momento o canto e prosa vão tomar conta do ambiente.

*******

Era o grupo “Os Tawera” de Palmas (TO) que inspirado na tradição dos rituais da aldeia em que se contam causos e histórias ligadas ao universo de encanto e magia.

*******

Os dois prosadores (ótimos por sinal), quando estavam no meio da apresentação foram surpreendidos por um estranho que caiu no meio da roda e danou o pau a fazer discurso. O interessante é que os presentes pensavam que o intruso era apenas mais um perturbador, mas, o cara fez discurso bonito e foi aplaudido. O problema foi que depois não queria mais sair no ambiente da apresentação o que atrapalhou, mas, não tirou o brilho do espetáculo da turma de Tocantins.

*******

Melhor foi quando entrou na roda o Bonecão (estilo Olinda), dançando e correndo pelos quatro cantos da praça.

*******

A noite de apresentações se foi e o público querendo mais.

*******

Assim, a 3ª edição do Amazônia Encena na Rua vai conquistando mais expectadores a cada noite.

*******

Hoje tem espetáculo na praça das Caixas D’água

*******

E tem espetáculo de dança na praça Aluizio Ferreira.

*******

Nas Caixas D’água é o Amazônia Encena na Rua cujas apresentações começam às 19h00.

*******

E na praça Aluizio Ferreira é o Festival de Dança com a seguinte programação para hoje.

*******

Cia. de Dança Parceiros do Ritmo Quente. Estilo: Axé-Forró - - Grupo de Dança Central Reggae. Estilo: Reggae - Cia. de Dança Proarte. Estilo: Dança Contemporânea - Performance da Bailarina Cláudia Regina/ AC.

*******

E então! Porto Velho tá ou não tá, respirando cultura!



 

 ENCENA NA RUA

Uma visão do Urbano com o Ribeirinho

Aníbal Pacha integrante do grupo “In Bust Teatro de Bonecos” de Belém (PA) está aproveitando o Festival Amazônia Encena na Rua, para mostrar um trabalho que até certo ponto, é novidade em Porto Velho. Trata-se do “Suporte”, uma caixa que pode ser fechada ou aberta, na qual o público aprecia cenas do cotidiano em miniatura. É um trabalho em pesquisa do In Bust Teatro de Boneco e do GETEMI – Grupo de Experimentação em Teatro de Miniatura. “A gente busca a intervenção de rua, interrompendo o cotidiano das pessoas, é o fragmento de uma imagem que a gente tira a pessoa do estado dela, por exemplo, se ela está caminhando para o trabalho, naquele momento, a gente tira ela do seu estado natural e fá-la mergulhar dentro de uma imagem e essa imagem, pode ajudá-la no dia-a-dia”, informa Aníbal.

Segunda feira 19, enquanto os grupos se apresentavam no espaço reservado para apresentações teatrais, Aníbal e seu “Suporte” matava a curiosidade das pessoas, que queriam saber o que existia dentro daquela caixa. A fila a cada momento aumentava.

“A gente não cobra nada de quem se interessa em dar uma espiada, já que é um trabalho de pesquisa e a gente precisa de resultados para chegar a essa linguagem da cobrança” disse o bonequeiro.

O Suporte que o Aníbal está carregando e mostrando na praça das Caixas D’água, diz respeito ao contraste vivido entre a cidade de concreto, representada pela caixa (suporte) que na realidade, é um edifício e a vivencia do ribeirinho pescador. “Na realidade, isso representa a vivencia do ribeirinho paraense o que não é diferente da vivencia do ribeirinho de Porto Velho”.

Ao chegar à praça das Caixas D’água hoje a noite, procure uma pessoa com uma caixa pendurada no pescoço, peça para dar uma olhada pela janelinha e você vai apreciar um belo espetáculo, que reproduz a vivencia do ribeirinho da Amazônia.




 

MOSTRA SESC

Amazônia das Artes
Começa fim do mês

Rondônia vai participar de um acontecimento inédito que unirá as facetas da cultura artística da Amazônia Legal

Entre os dias 31 de julho e 08 agosto, vai acontecer em parceria com os Sesc’s da Amazônia Legal, Piauí e Departamento Nacional a I Mostra Sesc Amazônia das Artes, que viabiliza a circulação de obras de Arte. Buscando a descentralização e valorização das atividades de cultura na Região Norte, valorizando aqueles que tem a arte como oficio, na mostra se apresentarão espetáculos de teatro, dança, música, cinema e artes plásticas da região norte Mato Grosso e Piauí. Toda programação será realizada na unidade do SESC Esplanada sempre com entrada franca:

Rondônia participará de um acontecimento inédito que unirá as facetas da cultura artística da Amazônia Legal. Em um só lugar todos voaremos tal qual pássaros livres em idéias, conceitos, cores e sons. Mancharemos de arte esse além-mundo e com olhos caleidoscópicos permitiremos desenhar nesse espaço sublime “o nosso sentido”, e, atentos às minúcias, escutaremos o barulho de nossa imaginação arraigados ao silêncio do saber voar. Ao passo que dessa concepção permitiremos sentir o vento da arte nos aproximando e nos confortando por meio das múltiplas linguagens que, com o intercâmbio dos estados, compõem essa ecologia incomum. Então, a Mostra SESC Amazônia das Artes é a materialização dessas percepções nesse universo determinado pelos olhares e por humanidades em contato.

Além da I Mostra Amazônia das Artes o Sesc Rondônia realiza grandes projetos na área cultural como: “Mostra Sesc Rondônia de Música”, “Cultura Sesc Itinerante” que leva à 16 cidades do estado ações em todas as linguagens da arte, a “Jornada Literária”, “Cine Sesc” e o “Festival Palco Giratório” que é o maior de seu gênero na região Norte, sempre com intuito de contribuir para o acesso a ações culturais de qualidade para sociedade comerciaria do estado.

Obs: Os convites estarão disponíveis nas centrais de atendimento do Sesc Esplanada, Sesc Centro e na Bilheteria dos espetáculos.
Toda programação estará disponível no www.ro.sesc.com.br

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)