Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Festival da Canção do colégio da Linha Progresso


Festival da Canção do
colégio da Linha Progresso

Festival da Canção do colégio da Linha Progresso - Gente de Opinião

Festival da Canção do colégio da Linha Progresso - Gente de Opinião

A noite da última sexta feira 11, foi das mais importantes para as crianças e adolescentes que estudam na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Progresso.

Acontece que a escola é considerada rural uma vez que fica na Linha Progresso onde a comunidade vive da chamada “Agricultura Familiar". Selecionada para receber o Projeto da Eletrobrás “Canção Energia Escolar” desenvolvido pelo Grupo Teatral Diz Farsa durante todo este ano, os alunos da Escola Progresso participaram do Festival que aconteceu no Teatro Guaporé.

O Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio Ambiental – da Eletrobrás Marcio Ferreira falou, que entre tantos objetivos: “Tirar as crianças de situação de risco para um convívio artístico cultural, incentivando para que eles usem a energia de maneira bem consciente e reconhecer o valor que a Comunidade representa para a Empresa” é o principal.

A diretora Ediane Lopes dos Santos super contente ao ver o desembaraço dos alunos no palco disse: “Recebemos esse resente da Eletrobrás que foi desenvolvido pela equipe do Grupo Diz Farsa e hoje estamos nos sentido com a sensação do dever cumprido ao assistir nossas crianças no palco de um teatro mostrando o que aprenderam durante o desenrolar do Projeto”. A diretora lembrou emocionada da história da jovem Stefany que aos 12 anos nunca havia sentado num banco de escola. “Isso devido a problemas com a certidão de nascimento, ela e os irmãos são da Bolívia. Eles começaram na escola sem certidão de nascimento, são cinco crianças e eu fiz essa coisa que não pode que foi matricula-los sem a certidão de nascimento. Graças a Deus que logo o pai deles regularizou a situação. Hoje vimos como acertamos em permitir que eles fossem matriculados” finalizou Ediane.

O Festival teve dois momentos: O Festival de Interpretação e o Festival de Composição. “No naipe composição os candidatos tinham que criar paródias para as melodias de músicas já conhecidas como a “Atirei o Pau no Gato” entre outras cujas letras falassem sobre a economia de energia. Já que o Projeto tem como objetivo conscientizar a comunidade para esse item”, disse o diretor do Diz Farsa Ruimar. A Eletrobrás premiou os 4 primeiros classificados em cada versão do festival com cheque que foram de R$ 50 a R$ 300. O aluno que mais se destacou durante todo o desenrolar do Projeto ganhou uma bicicleta feita com material reciclável e muito bonita. O vencedor foi o irmão da Stefany. “Esperamos que a direção da Eletrobrás continue desenvolvendo Projetos dessa natureza”, concluiu Ruimar.


Lenha na Fogueira

O espetáculo Natal Encantado marcado para acontecer no Palácio das Artes Rondônia na noite deste domingo foi cancelado pela produção do espetáculo.

*********

A produção do Natal Encantado informou na tarde de sexta feira 11, que estava cancelando a apresentação do espetáculo porque até aquele momento na havia conseguido vender nem um terço dos ingressos e assim sendo não poderia correr o risco de arcar com o prejuízo, caso insistisse em realizar o espetáculo.

*********

Acho que a falta de procura pelos ingressos desse espetáculo foi em virtude de terem trabalhado mais a divulgação do Frozen. Esse espetáculo já foi apresentado no Palácio das artes umas três vezes, Daí o público já estar saturado de assistir a mesma coisa, Apesar do espetáculo “Natal Encantado” ser montado com outros personagens do mundo infantil como Homem Aranha, Bem 10, Peppa Big além dos tradicionais, Branca de Neve, Rapuzel e Papai Noel.

*********

É!    A gurizada não é mais besta não. Eles sabem o que querem e são super ligado em tudo que acontece no mundo da informática. A FUNPAR deixa de faturar porque a empresa responsável pelo espetáculo simplesmente avisa na última hora que não vai apresentar o evento. Acho que a produção do espetáculo, realizando ou não o evento, tem a obrigação de recolher o valor da taxa.

**********

Hoje é dia de levar a gurizada para passear no Parque da Cidade para curtirem a decoração de Natalina e até pousar ao lado ou no colo do Papai Noel que veio especialmente da Jerusalém da Amazônia. O Parque fica aberto para visitação com a presença do Papai Noel entre as 17 e as 22 horas. Vamos lá!

**********

Não queria falar não, mas, os dedos não estão resistindo e insistem em ir direto às teclas que formam as palavras que não gostaria de postar. Sendo assim, não tem como resistir:

*********

Estou querendo me referir ao Memorial Rondon recém inaugurado na comunidade de Santo Antônio. Acontece na entrada do complexo que integra o Memorial, está escrito em letras garrafais:

********

CENTRO CULTURAL INDÍGENA – RONDON O MARECHAL DA PAA

********

Aí você entra no Memorial e o que menos ver são as coisas que dizem respeito aos indígenas, algumas fotos de Rondon conversando com índios e nada realmente materializado, digo, utencilios utilizados pelos índios no dia-a-dia da aldeia, como arco e flexa, arpão para pescar, rede, urnas funerárias (elas existem por aí).

********

Até a OCA construída pela Santo Antônio Energia foi demolida. Quer dizer o Centro Cultural Indigena tem que ser urgentemente apagado da Porta do Memorial, pois não tem mais razão de estar ali. Já que de índio mesmo, só a reca ordação da frase “Morrer se preciso for, matar jamais”.

*********

É como diz o Manuel Portugês: Não se admire, pois estamos em Porto Velho Rondônia, onde nada que faz parte da história é respeitado.

*********

Não estou dizendo que o Memorial Rondon não é importante para nossa história, muito pelo contrário, é super importante principalmente para os estudantes pesquisarem sobre a história  do estado de Rondônia. A história do índio quem sabe é a Caniné!

*********

A mesma empresa que montou a exposição sobre Rondon no Memorial, está filmando a história da Comissão Roosevelt que teve o Marechal Rondon como guia.

*********

Esse longa documentário entra no circuito cinematográfico em meados do próximo ano

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)