Terça-feira, 1 de novembro de 2016 - 05h03
Lenha na Fogueira
Entre vencedores e vencidos ninguém perdeu pra ninguém. Assim classificamos o resultado da eleição que elegeu o prefeito do município de Porto Velho domingo passado, com a esmagadora vitória do candidato Hildon Chaves do PSDB sob o candidato do PTB Léo Moraes.
*******
Quando escrevemos que ninguém perdeu, queremos dizer que apesar da lavagem de votos, o candidato Léo Moraes pode se considerar vencedor também. Antes do Dr. Hildon aparecer como candidato, Léo Moraes era considerado como franco-atirador, pois não teria nada a perder, muito pelo contrário, só tinha a ganhar. Inclusive por várias vezes foi propalado que ele só sairia candidato caso a deputada Mariana Carvalho não saísse.
********
Como Mariana não saiu, Léo se candidatou com a certeza, de que o eleitorado da Mariana iria aderir a sua candidatura o que em parte aconteceu. Porém, apareceu no caminho o Dr. Hildon e a coisa mudou.
********
Mudou porque ele (Hildon) é do mesmo partido da Mariana, sendo assim, a deputada mais querida pela população de Porto Velho, teve que pedir voto para o candidato do seu partido e aí deu no que deu.
********
Não acredito que o debate da SicTV tenha sido o responsável pela arrancada do Dr. Hildon rumo ao segundo turno, como querem os dirigentes daquela emissora. Ali ele atacou pra valer os candidatos William Pimentel do PMDB e Roberto sobrinho do PT e atacou feio, ao dizer que “Conhecia ladrão só em olhar”.
*******
O que realmente alavancou sua candidatura, foi o desejo de mudança que está tomando conta da população brasileira, contra o que o própio Hildon dizia em seus programas eleitorais “A Velha Politica dos Velhos Políticos”.
*******
Apesar do Léo não fazer parte dos classificados como “Da velha política”, pagou por já ter sido vereador e ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia. Em se falando de politica, ele está na estrada ha mais tempo.
*******
Léo não conseguiu se eleger prefeito de Porto Velho, porém, agora tem um legado de mais 70 mil votos, o que lhe dar condição de pleitear uma cadeira na Câmara Federal nas eleições de 2018.
*******
Tem um ditado que diz: “Água de morro abaixo, fogo de morro acima e eleitor quando quer eleger um candidato, não tem que segure”. Foi o caso do Dr. Hildon Chaves. Após sua espetacular vitória no 1° turno, qualquer candidato que fosse disputar com ele o 2° turno perderia.
********
É como diz o Carlão Esperança: “É o efeito manada”. O povo decide que vai eleger aquele candidato e cada um de livre espontânea vontade sai pedindo voto para o candidato que não quer nem saber quem é. Quer apenas elegê-lo.
*******
Na eleição passada foi a mesma coisa. Quem fosse para o 2° turno seria derrotado pelo Dr. Mauro e o resultado foi que quatro anos depois, estamos chorando o leite derramado. Naquela eleição deveríamos ter eleito a Mariana Carvalho, não a elegemos e sofremos o que ainda estamos sofrendo com tão desastrosa administração municipal, essa que está terminando agora.
********
Culturalmente falando, a administração do Dr. Mauro através dos vários presidentes da Funcultural não deixará saudade nenhuma, pois não realizaram um evento cultural que possamos nos lembrar dizendo: Isso foi criado na administração do prefeito Mauro Nazif!
********
Como disse no começo, nessa eleição não tivemos perdedores. Porto Velho além de eleger um novo prefeito, apresenta ao estado de Rondônia um novo líder: Dr. Hildon Chaves
********
Assim como lança a nova liderança da capital Léo Moraes. Esses dois passam a representar a nove política de Rondônia.
********
Solicitamos entrevista com o Dr. Hildon Chaves. Estamos esperando a confirmação. Enquanto a entrevista não vem. Desejamos ao novo prefeito muita sorte!
Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil
Estão abertas as inscrições para a seleção do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil. Até o dia 17 de novembro de 2016, artistas do Sul Global e de países de língua portuguesa podem inscrever gratuitamente suas obras, inéditas ou não, realizadas em qualquer linguagem e temática. O 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil vai acontecer entre outubro de 2017 e janeiro de 2018 no Sesc 24 de Maio, unidade do Sesc São Paulo projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e no Galpão VB, sede da Associação Cultural Videobrasil.
O termo Sul Global se refere a um campo de investigação utilizado pelas ciências humanas e pelas artes relacionado à condição cultural, econômica e política de países e territórios à margem da modernização hegemônica. Cientes do caráter transitório desta noção, a Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo orientam suas ações para constante reavaliação do estatuto desse dispositivo.
Para efeitos dessa convocatória fazem parte dessa macrorregião países da África, América Latina e Caribe, Ásia (com exceção do Japão), Europa Oriental (incluindo os Balcãs), Oriente Médio, Oceania e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – os últimos, uma das novidade da 20ª edição. Além do Brasil, fazem parte da CPLP: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A comissão selecionará até 50 artistas para participar das exposições de arte, mostras de vídeo, performances, encontros, atividades de programas públicos, ações educativas e lançamento de publicações que acontecerão durante o Festival, hoje consolidado como uma das principais plataformas de arte do Sul Global. As obras em vídeo selecionadas passarão a integrar o Acervo Histórico Videobrasil, composto pelos trabalhos exibidos neste formato ao longo de mais de três décadas do Festival.
Nessa 20ª edição, os artistas e grupos participantes do Brasil e exterior concorrerão a dois tipos de premiação. Um júri internacional, formado por profissionais ligados à arte contemporânea, concederá 3 (três) Prêmios de Aquisição no valor de R$ 25 mil reais cada, destinados exclusivamente a obras em vídeo, que passarão a integrar o Acervo Sesc de Arte Brasileira.
Um júri composto por representantes das instituições de residência parceiras do Festival, concederá 05 (cinco) Prêmios de Residência Artística, a serem desfrutados ao longo de 2017. Cada prêmio inclui passagem aérea, acomodação e per diem. Inscrições online gratuitas: www.videobrasil.org.br/festival
Filme - O Silêncio dos Inocentes em Ji Paraná
Nesta terça-feira 1° de novembro o Cine Clube de Ji Paraná vai exibir na biblioteca municipal as 19h00, o filme “O Silêncio dos Inocentes”.
Um psicopata negocia sua delação premiada para se livrar da cadeia xavecando a procuradora. O filme foi premiado pelo Oscar de1992 quando arrematou os prêmios para os dois atores – Jodie Foster e Anthony Hopkins, para o diretor, roteirista e co o melhor produção. Foram cinco estatuetas no total, para a história macabra de um serial-killer que costurava roupa com a pele de suas vítimas.
Sinopse
O Silêncio dos Inocentes (no original, The Silence of the Lambs), é um filme Estado-unidense lançado em 1991 Foi dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster,Ted Levine e Scott Glenn. É baseado no romance homônimo de 1988 por Thomas Harris, o segundo a apresentar Hannibal Lecter, um psicopata assassino em série, que realizava canibalismo com suas vitimas. No filme, Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, procura ajuda do prisioneiro Dr. Lecter para prender outro serial killer, conhecido apenas como "Buffalo Bill".
Após a exibição acontecerá a roda de dialogo sobre o filme. Para participar é só assinar a lista de presença. Entrada gratuita. O apoio é da Fundação Cultural de Ji Paraná.
Programação do Cine Clube para novembro
Terça-feira, 08 de novembro de 2016, 19h00
Loucura de verão
Terça-feira, 29 de novembro
Um Tira da Pesada
Serviço
O que: Exibição do filme Silêncio dos Inocentes
Local: Biblioteca Municipal de Ji Paraná
Dia: Terça feira dia 1° de novembro
Promoção: Cine Clube de Ji Paraná
Hora: 19h00
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando