Sexta-feira, 29 de abril de 2016 - 05h02
Começou quarta feira 27, e vai até amanhã dia 30, o II Festival de Arte e Cultura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A programação está bastante diversificada e inclui apresentações musicais no Mercado Cultural e no campus de Porto Velho, exposições, intervenções poéticas, apresentações teatrais, mostra de cinema, oficinas, debates e minicursos. Tudo gratuito e aberto ao público em geral.
O evento, que é organizado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR, tem o objetivo de criar espaço para divulgação da cultura e da arte desenvolvidas em Rondônia; promover o intercâmbio entre os agentes que desenvolvem atividades culturais e artísticas no Estado; provocar discussões e ampliar o debate acerca da Política de Cultura da UNIR; contribuir com a formação dos discentes da Universidade; além de buscar consolidar a UNIR como espaço de fomento, produção e difusão da arte, assegurando a diversidade histórica, cultural, social e étnica das manifestações culturais e produções artísticas.
Durante a abertura oficial do evento, no auditório da UNIR-Centro, a reitora da instituição, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, falou que era um anseio da sua gestão que a UNIR tornasse mais sólidas e desenvolvidas as atividades dos setores de esporte e de artes. Para a reitora, o Festival e outros eventos já realizados pela PROCEA são a prova de que esse objetivo foi alcançado.
Segundo o pró-reitor de Cultura da UNIR, professor doutor Rubens Vaz Cavalcante, a proposta do festival é envolver tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa e promover a aproximação destes públicos em um evento de arte e cultura.
De acordo com diretora de Extensão e Cultura e uma das coordenadoras do evento, professora Marcele Pereira, a intenção é consolidar o evento e estender o festival para todos os campi da UNIR nas próximas edições.
Programação de hoje
20h00 – SongUp
21h00 - 3D Nos – Pocket Show
23h00 – Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba
5 anexos
Lenha na Fogueira
Os Jogos Rio 2016 também são os Jogos do Brasil. Com o objetivo de levar o espírito olímpico às cinco regiões do país e preparar a população para o maior evento esportivo mundial, o Grupo Bradesco Seguros, patrocinador oficial e segurador dos Jogos Rio 2016, criou o Museu Itinerante Se prepara Brasil.
********
De 30 de abril a 31 de agosto, duas carretas passarão por 45 cidades apresentando uma exposição gratuita sobre rodas com mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.
********
Os veículos partirão de Vitória e Goiânia, em 30 de abril, e o Museu Itinerante estará em Porto Velho, nos dias 29 e 30 de maio, em frente ao Mercado Cultural. Após percorrer cerca de 30 mil quilômetros, as carretas se encontrarão no Rio de Janeiro e ficarão expostas na cidade olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
********
A Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, comemora neste sábado (30), O Dia do Ferroviário, e homenageia estes pioneiros que lutaram por décadas na construção de Rondônia. Na data que se comemora o dia destes trabalhadores, 30 de abril, a Associação convida a imprensa em geral para participar de um café da manhã, a partir das 8h40, na sede administrativa do Complexo da EFMM.
**********
Para os membros da diretoria da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, há muito que se comemorar, pois os esforços da atual gestão vêm demonstrando resultados, através de seguidas ações na Justiça, que se concretizam em benefícios e diretos conquistados, não só para os ferroviários, mas também no que assegura a conservação e preservação do maior patrimônio histórico e cultural do Estado.
********
A Entidade, representada pelo presidente José Bispo e o sindicalista George Telles (Carioca), parabeniza o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que iniciou na última terça-feira (26), os trabalhos para realizar o gradeamento que delimita o Complexo da Estrada Ferro Madeira Mamoré. A iniciativa atende a uma deliberação do Ministério Público Federal (MPF) que visa facilitar a preservação do patrimônio histórico cultural e definir o horário funcionamento. A obra está orçada em R$ 400 mil.
*********
“Temos que ser justos e reconhecer o esforço de cada parceiro que buscamos durante esta gestão, a quem nos aliamos para o bem maior, que é a preservação do Complexo Madeira-Mamoré. Diga-se de passagem, mérito de um trabalho desenvolvido e apoiado em grande parte pelo Governo Federal e Prefeitura "Funcultural" ressaltou Carioca, que destacou também o trabalho em parceria, que vem dando certo, com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, nas ações judiciais.
********
A nota acima como se pode ver, é da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que tem a frente nossos amigos Bispo e Carioca.
********
Agora vem a pergunta deste humilde colunista cultural! Será que vamos ter uma Nova Linha Divisória?
********
Concordamos que o Complexo Turístico precisa ser preservado, principalmente dos vândalos, mas, como é que queremos revitalizar o patrimônio histórico se limitamos a visitação dos turistas. Como que vai ser esse GRADEAMENTO.
********
Vão arrudiar os galpões com ALAMBRADO de arame, coisa que hoje nem nos estádios de futebol ou nas chamadas Arenas não se usa mais. Olhem o que vocês estão querendo fazer. Num futubro próximo o ferroviário não vai poder mostrar de perto para seus netos o TREM que ele ajudou construir...
Poeta Elizeu Braga apresenta o livro Mormaço
O livro Mormaço, do poeta Elizeu Braga, foi lançado dia 22 de abril, à noite, na Casa de Leitura Arigoca, localizada no tradicional bairro da Arigolândia. O evento cultural reuniu artistas, professores da UNIR, estudantes, jornalistas e leitores em geral, e contou com o apoio da Associação Cultural Rio Madeira, que co-produziu a obra, subsidiando a política de sustentabilidade daquele espaço cultural, através de convênio firmado entre a ACRM e a Arigoca.
Elizeu Braga é um escritor rondoniense, nascido na comunidade Tacoã, na região do baixo madeira, e foi o único escritor convidado a representar Rondônia na 10ª edição da Badalada Literária, em 2015, realizada no Estado de São Paulo. Ele criou há três anos o Espaço Cultural Arigocóca, premiado ano passado como Casa de Leitura pelo Ministério da Cultura. Na verdade o livro foi pre-lançado num modelo diferente: o fazimento ao vivo, e de forma artesanal, onde o leitor pôde escolher e até participar da confecção da capa. Isso chamou a atenção de muita gente.
Basinho, o presidente da Associação Cultural, esteve no lançamento do livro, onde cantou, prestigiou o nascimento de mais uma obra poética na cidade e provou o delicioso vatapá feito por Almira Lopes, uma das integrantes do Coletivo Dirigente da Arigóca.
Por lá estiveram também Marcelle Regina Pereira, diretora de extensão e cultural da Unir, o poeta Binho (Rubens Vaz Cavalcante), da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR, Luana Lopes, produtora cultural, Betânia Avelar, Adailtom Alves, professor de teatro, dentre outras figuras do mundo cultural.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando