Terça-feira, 24 de abril de 2012 - 07h20
Porto Velho no Fórum Nacional de Cultura
A recente implantação do Sistema Municipal de Cultura foi apenas um dos pontos que levou a prefeitura de Porto Velho a ser destaque no Fórum Nacional de Cultura, realizado nos dias 18 e 19 de abril, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília (DF). Ali estiveram reunidos secretários das capitais e cidades metropolitanas ligados ao setor cultural, com objetivo de propor políticas que possibilitem ampliar as ações do Governo Federal em todo o Brasil.
De acordo com a presidente em exercício da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, “Porto Velho se destacou junto com outras capitais que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, aprovaram leis municipais de cultura, instalaram Conselho e Fundo Municipal de Cultura, além de estarem organizando seus planos municipais voltados para o setor”.
Porto Velho também foi uma das cinco cidades escolhidas para fazer um diagnóstico de indicadores culturais para subsidiar a elaboração de material didático com foco para a diversidade cultural no País dentro das salas de aulas. “Fomos escolhidos para representar a diversidade cultural da região Amazônica”, comemorou, acrescentando que é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura local e promover políticas públicas.
Berenice Simão, junto com as representantes de Rio Branco (Acre) e Manaus (Amazonas) defendeu ações específicas e diferenciadas para valorizar, fomentar e difundir a Amazônia. Um dos pontos abordados foi o chamado “custo amazônico”. “Isso significa que pagamos mais caro pelos espetáculos realizados em nossa região, principalmente nas localidades mais longínquas”, explicou. A formação profissional foi outro ponto colocado em debate pela presidente da Fundação Iaripuna.
Ela ainda teve a oportunidade de compartilhar com os representantes das demais cidades a organização das câmaras setoriais de cultura em Porto Velho, os avanços conquistados na gestão de Roberto Sobrinho e a parceria com a secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do projeto Arte de Todos, dentre outros. “O Fórum foi muito positivo para nós”, avaliou.
Cultura e educação
Segundo Berenice Simão, uma forte parceria fomentará ainda mais a diversidade cultural. O secretário de políticas culturais Sérgio Mamberti, expôs um planejamento de articulação entre Ministério da Cultura e Ministério da Educação onde as escolas que já estão no Programa Mais Educação concorrerão a um edital “Mais Cultura” para ampliar suas ações culturais dentro das escolas.
Dentro de quatro dias, ou seja, no dia 27. O Grupo O Imaginário de Porto Velho estará representando o Brasil com a peça “Filhas da Mata” na VII Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo.
***********
Filhas da Mata será encenada na Oficina Cultural Oswald de Andrade – OCOA as 20h00
**********
Depois de circular o Brasil participando do Festival Palco Giratório em 2010, a peça Filhas da Mata vai ser apresentada novamente em São Paulo, agora na VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo. O tema da Mostra esse ano é “a mulher na produção teatral da América Latina” e vai reunir 10 atrações teatrais da América Latina e Espanha. O Brasil estará presente com grupos de Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.
*********
Aplausos para o grupo comandado pelo Chicão Santos e pela Zaíne Diniz!
*********
Por falar nisso, o Brasil está prestes a receber a comunidade mundial para discutir o meio ambiente. Estamos nos ferindo a Conferencia Rio + 20 que vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro no mês de junho.
**********
O que estamos querendo dizer, é que Rondônia, (pelo menos não temos conhecimento), parece não estar nem aí para o evento que tem tudo a ver com a questão ambiental, questão essa que em nosso estado, não é respeitada de maneira nenhuma.
*********
Aliás, os produtores de milho, feijão, soja e outros grãos e pasto não querem nem ouvir falar em preservação ambiental aqui em Rondônia. O negócio é “tacar” fogo na mata para ver no que vai dar ou onde vai dar.
*********
Sei que existe uma comissão coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente - SEDAM que está tratando do assunto em Rondônia.
*********
Esse tratando do assunto quer dizer o que Rondônia vai mostrar em seu stand que será montado no Rio Centro.
********
Na parte que nos toca, que é a produção cultural, com certeza vamos ver exposto no local nosso artesanato, por sinal um dos melhores do Brasil.
********
Nesse naipe estaremos muito bem representados.
********
Agora, durante a conferencia, com certeza shows com artistas de vários países e estados brasileiros estarão sendo apresentados nos diversos espaços destinados a esse fim.
********
A pergunta é: Rondônia no segmento artístico musical será representado por quem e com que.
********
A título de cooperação vamos sugerir algumas atrações que podem representar Rondônia muito bem:
*********
Vale salientar que nesses eventos o que mais se aprecia ou se valoriza são os grupos de música e de dança regionais.
*********
Portanto, nada de levar gente para cantar MPB. Isso em todo barzinho e botequim de qualquer cidade brasileira é encontrado aos montes e o mais interessante, é que o repertório é mesmo, seja na boate mais sofisticada de São Paulo ou na birosca mais simples da periferia nordestina.
*********
Por isso, não é aconselhável se levar artistas que só sabem cantar o que todo mundo canta.
*********
Em Rondônia temos sim uma produção de musica local muito boa, principalmente quando se trata da capital Porto Velho.
*********
Falando em regionalismo: O Boi Bumba deve ser apresentado pelo Amazonas com o pessoal de Parintins por isso, não adianta querer levar grupo de dança de toada para representar Rondônia que não vai ter destaque.
*********
Sendo assim, o que temos realmente musicalmente falando que pode ser considerado genuinamente de Rondônia?
*********
Temos a produção musical do Grupo Minhas Raízes do Distrito de Nazaré, com Tim Maia, Túlio, e os meninos e meninas que são show.
*********
As músicas e o ritmo do Minhas Raízes são nossos, não existe nada igual em qualquer parte do Brasil.
*********
E ainda tem os instrumentos que eles produzem que são considerados ecologicamente corretos. Isso por si só seria destaque na conferencia, caso eles cheguem até lá,
********
Ainda do grupo Raízes podemos levar a Dança do “Seringadô”, quer algo mais original. Esse é genuinamente rondoniense,
*********
Ainda em se falando de dança típica regional, lá em Costa Marques tem a “Revoada das Garças” e o “Bailado dos Biguás”.
*********
Música ainda temos as canções do Binho, cujas letras falam da nossa cultura, temos as músicas do Silvio José que também são voltadas para a vida dos ribeirinhos e sua cultura.
*********
Ainda temos o Grupo Manôa. Esse mano velho é o melhor entre os melhores no Hip Hop, mas, um Hip Hop responsável voltado para a defesa do meio ambiente, com letras super engajadas.
********
Nem sei se a Comissão, que está responsável pela representação de Rondônia na Rio + 20 está pensando em levar algum espetáculo musical ou de dança, mas, fica aí a sugestão.
********
Não vamos pra lá cantar a Madeira Mamoré do grupo de forró “Os Três do Nordeste” ou “Trio Nordestino”.
*********
Por falar em Madeira Mamoré, na próxima segunda feira dia 30 de abril, a Secel através da Comissão Pro Centenário de Inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
*********
Estará realizando em Guajará Mirim, várias atividades, como exposição de fotografias, feira de artesanato e show musical.
********
Na coordenação dos shows musicais está o Denis Carvalho. Um ônibus estará saindo de Porto Velho com os artistas que estarão se apresentando na festa do Centenário do Assentamento do Último Dormente da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
*********
Pois é, no dia 30 de abril de 1912, foi assentado o último dormente da Ferrovia Madeira Mamoré. Esse dormente foi assentado justamente no Triângulo de Guajará Mirim.
*********
As bandas dos Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo estarão se apresentando, além de artistas de Porto Velho e de todo o Estado de Rondônia.
*********
Vai ser uma festa pra ninguém botar defeito.
SOUVENIR
Artesanato de Guajará ganha espaço
O casal Ednart Gomes e Dayna Souza oferecem o que Guajará tem de melhor em se tratando de artesanato regional
Na última sexta feira dia 20, Guajará Mirim ganhou um espaço especializado na produção artesanal dos artistas que militam na Pérola do Mamoré. Os agora empresários Ednart Gomes e sua companheira Dayna Souza inauguraram a casa Iguana, especializada em produtos artesanais.
Comercializando objetos artísticos das mais variadas gamas estéticas, assinados pelo casal e por outros artífices renomados da cidade de Guajará-Mirim, a Iguana promete ser a vitrine dos artistas da cidade e da região, apresentando produtos de refinado design, sobretudo, com as estéticas e as cores dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho.
Diversas personalidades marcaram presença na inauguração da Iguana, destacando-se, dentre tantos, autoridades locais e personalidades das duas agremiações culturais que protagonizam o espetáculo Duelo da Fronteira.
Camisas e canecas temáticas da rainha do folclore, batucada e outros itens, cocares, braceletes e brincos indígenas, DVD, CD, são exemplos de bons produtos que visitantes e turistas poderão adquirir na Iguana, com a rubrica de Ednart Gomes, ou de outros artesãos, com a chancela do Mago do Grafite.
Localizada em local estratégico, bem em frente a aduana de Guajará Mirim e ao Museu da Estrada de Ferro, a Iguana preenche uma lacuna em se tratando de lojas especializadas em comercializar produtos, que os turistas costumam adquirir para presentear pessoas queridas. (AI e Zk)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando