Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Fina Flor do Samba volta ao Mercado


  Fina Flor do Samba volta ao Mercado - Gente de Opinião

Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba volta a se apresentar no Mercado Cultural. Após uma semana sem se apresentar, o Projeto que tem como objetivo valorizar o samba de raiz e em especial os compositores locais volta a ser apresentado na noite desta sexta feira a partir das 20h00 no Mercado Cultural.

Ernesto Melo é considerado um dos melhores compositores de samba em Rondônia inclusive sendo chamado de “O Poeta da Cidade” por cantar em suas músicas os bairros da cidade de Porto Velho como Mocambo, Triângulo, Baixa da União, Olaria, Areal e tantos outros, autor do sucesso: “Porto Velho Meu Dengo” música que lhe deu o título de vencedor do Festival Aberto de Música do Sesc - FAM/Sesc. O grupo “A Fina Flor do Samba” é composto por músicos considerados de primeira linha na Roda de Samba, entre eles: Ney do Cavaco, Nicodemo, Oscar Knightz, Walber do Pandeiro entre outros. Hudson Mamede, Neguinho do Pagode e cantora Priscila além do próprio Ernesto Melo são os responsáveis pela interpretação dos sambas.

Serviço
A Fina Flor do Samba
Local - Mercado Cultural
Horário - 20h00
Entrada: Franca

 


Porto Velho - Uma cidade sem registro de nascimento!

 

*********

Por gentileza se você amigo leitor, souber quem sabe a data correta do nascimento da cidade de Porto Velho, peça para ligar aqui no jornal 2182-3434 falar com o Zekatraca.

 

*********

Acontece que ontem dia 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos, para alguns pesquisadores e historiadores também seria (ou é), a data da fundação da cidade de Porto Velho.

 

*********

Por gentileza, não confundam Município de Porto Velho com cidade Porto Velho. O município foi criado no dia 02 de outubro de 1914.

*********

E a cidade de Porto Velho. Segundo alguns historiadores, tem como data de nascimento o 4 de julho de 1907.

 

*********

Por exemplo, o historiador Francisco Matias me disse, que localizou uma fotografia no Centro de Documentação que comprova o dia 4 de julho de 1907, como sendo a data da fundação da cidade de Porto Velho.

 

********

Na foto, segundo o historiador, trabalhadores da Madeira Mamoré posam com a bandeira dos Estados Unidos justamente na área onde hoje estão os Barracões 1 e 2, ou seja, à beira do Rio Madeira nas imediações do Plano Inclinado. Quer dizer em terras do Porto Velho dos Militares, Ponto do Velho ou Porto do Velho Lenhador.

 

********

Bom! Em 2007 o governo estadual através da Secel quando o Jucélis era o secretário, programou uma série de eventos para comemorar o CENTENÁRIO DA CIDADE DE PORTO VELHO, inclusive me convidaram para fazer parte da comissão Coordenadora que estava montando a programação.

 

*********

Tava tudo certinho para acontecer, foi quando o escritor e pesquisador Antônio Cândido procurou o Jucélis no gabinete do prédio do relógio e o convenceu a desistir da empreitada, provando por A + B que a cidade não poderia ter nascido em 1907. Eu estava presente no gabinete do Jucélis quando a conversa aconteceu.

 

*********

Cândido argumentou com tamanha contundência que convenceu o secretário a abortar a programação em comemoração ao Centenário de Porto Velho.

 

********

Meu amigo e saudoso colega jornalista Nelson Townes de Castro chegou a iniciar uma campanha em prol do dia 4 de julho de 1907, como sendo o dia da Fundação da Cidade de Porto Velho. Não foi pra frente!

 

*********

Depois da intervenção do pai da jornalista Luciana Oliveira. Ninguém mais se arvorou em dizer que o 4 de julho de 1907 foi à data de nascimento da cidade de Porto Velho.

*********

Não estamos aqui dizendo que o poeta escritor e pesquisador Antônio Cândido estava ou está errado, muito pelo contrário, até porque ele quando fala, mostra documentos.

 

*********

Acontece que depois daquela reunião em 2007 com o Jucélis, ninguém mais se manifestou a respeito da data da fundação da cidade de Porto Velho.

 

********

Somente agora, há uns 15 dias, foi que o Francisco Matias que está pesquisando para o seu novo livro no Centro de Documentação Estadual que fica no prédio do relógio, local onde também trabalho.

*********

Foi que ele me chamou e disse que “Agora tenho como provar que o 4 de julho de 1907 foi a data do nascimento da cidade de Porto Velho, pois achei uma fotografia com os funcionários da Madeira Mamoré festejando a data”.

 

********

Disse-me ainda o historiador mais respeitado da atualidade em se tratando de história de Rondônia, que iria publicar a foto em sua coluna do site Gente de Opinião coisa que não fez até hoje.

 

********

Para acabar com a polêmica, solicitamos ao nobre historiador Francisco Matias que publique a fotografia (AQUI).

 

********

Quem sabe em 2014, estaremos festejando o centenário do Município de Porto Velho, dentro dos festejos de 107 anos da cidade de Porto Velho!




Arraial do Crea valoriza cultura regional

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) se prepara para a 12ª edição do tradicional “Arraial do Crea-RO”. O evento é organizado pela Associação dos Servidores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Ascrea) em parceria com o Crea-RO, empresasFina Flor do Samba volta ao Mercado - Gente de Opinião e vários profissionais do Sistema Confea/Crea e funcionários da Instituição , que participam e colaboram na organização.

A grande festa caipira do Crea acontecerá nesta sexta-feira, 05, às 19 horas, em frente a sede do Conselho, Rua Elias Gorayeb, 2596, no Bairro Liberdade. A rua será fechada para a realização do evento.

“O arraial do Crea sempre foi organizado e realizado pela Ascrea-RO, do qual tive a oportunidade de me envolver nas últimas seis edições como presidente. É um trabalho árduo, porém, gratificante no sentido de contribuir para o engrandecimento dessa Associação, que conseguimos conquistar e realizar os investimentos na nossa sede administrativa. É uma confraternização em que toda apopulação está convidada a participar também”, declarou Neemias Machado, presidente da Ascrea-RO.

O evento contará com a participação dos funcionários, conselheiros do Crea, familiares e amigos, além de vários profissionais, que estarão participando do 8º Congresso Estadual de Profissionais, neste período, em Porto Velho, que se deliciarão com comidas típicas como canjica, bolo, churrasquinho, pamonha, maçã do amor, cachorro quente,vatapá, pato no tucupi, tacacá, pudim, galinha picante, entre outras, muitas brincadeiras para criançada, músicas para se divertir e a tradicional quadrilha formada pelos servidores do Crea.

“Uma manifestação cultural como esta não poderia passar em branco. É uma oportunidade de reunir a família e amigos para um entretenimento saudável, numa demonstração de harmonia entre todos os setores do Crea”, disse Nélio Alencar, presidente do Conselho.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)