Quarta-feira, 29 de outubro de 2014 - 05h13
O Festival de Literatura de Rondônia – FLIRO, está acontecendo na cidade de Ariquemes desde a última segunda feira 27, e de acordo com programação divulgada pela Fundação Cultural e Biblioteca Municipal Pedro Tavares vai até a próxima sexta feira 31.
O evento reúne escritores, poetas e fotógrafos de todo o estado de Rondônia que além de apresentações, oferecerão oficinas gratuitas para o público. A coordenação destaca a participação do poeta Eliseu Braga de Porto Velho que ministrará oficina de poesia e declamação. “Eu acredito na leitura e se com meus poemas conseguir tocar uma pessoa será muito valioso”, disse o poeta.
Cronograma de Apresentações
Dia 29/10 – ( quarta-feira)
MANHÃ - 9h Apresentação literária 2º “A” Prof. Leila Geacomini/ Pingo de Gente; 9h30 Escritor Carlos Moreira Porto Velho Lançamento Cardume. Tarde- 14h30 Apresentação literária 2º “A” Prof. Leila Geacomini Escritor Carlos Moreira Porto Velho Lançamento Cardume. - Noite- 19h30 Poetiza de JARU Nina Menina: Asas do olhar; Escritor Carlos Moreira Porto Velho: Cardume; 20h Escritor Ariquemense Marcos Morask: bate papo com autor; 21h Espetáculo teatral Fragmentos.
Dia 30/10 – (Quinta-feira)
MANHÃ- 9h Apresentação literária teatro/musical O Sitio do Sr. Lobato; Apresentação literária teatro da Rapunzel - Colégio Dirceu. Tarde - 14h30 Teatro Branca de Neve e os Sete Anões/Colégio Chapeuzinho; Colégio Dirceu. Noite- 19h30h Escritor Ariquemense Dr. Delcio – Contos roda de bate papo. Colégio Dirceu - 20h Escritor Vilhenense Atila Altivez – lançamento do livro infantil e CD de sua autoria; 21h Espetáculo teatral Amor Que Exige.
Dia 31/10 – (Sexta-feira)
MANHÃ 9h oficina de produção de texto; Tarde 15h oficina de produção de texto; Noite - 19h30 Abel Sidney Porto Velho Lançamento do livro infantil “Conto ou não conto”. 20h Escritor Ariquemesnse Manoel Geraldo Scott roda de bate papo e mesa de autógrafos; 20h30 Escritor de Ji-Paraná Luiza Marilac falando do livro lançado na Bienal SP 2014. 21h Espetáculo teatral Amor Que Exige
Lenha na Fogueira
No próximo dia 1° de novembro, vai acontecer a festa de aniversário da Rádio Cultura FM 107.9 de Porto Velho.
********
A emissora que surgiu como laboratório do curso de jornalismo da Uniron está completando 9 anos no ar sempre levando uma programação voltada para a divulgação de programas culturais.
*******
Para comemorar a data, sua direção vai promover na casa de show Talismã 21, grande festa com apresentações de artista locais.
*******
Os apresentadores da emissora Banana Split, Marcão e tantos outros como Sonia Maria estarão no palco animando a festa, que vai contar com shows de Diogo & Castilho; Marco & Alexandre; Augusto & Rodrigo; Alexandre Potencia; Rayane Brasil; Leudson e Alan Pop.
*******
As apresentações estão marcadas para começar as 21h00 e o melhor de tudo isso é que a entrada será franca.
********
Se você quer ganhar ingresso liga na Rádio Cultura FM 17.9 e se habilita a ir buscar o ingresso nos estúdios da rua Mamoré ao lado da Uniron.
********
Vamos nessa que a festança vai até o dia raiar. Aliás, começa no dia de Todos os Santos e só termina no dia de Finados.
*******
Enquanto isso na Casa da Cultura a exposição do J Messias e da Adelina Jacob ainda pode ser visitada até a próxima sexta feira dia 31.
********
Na Casa da Cultura também tem a exposição de PUFES confeccionados com pneus reciclados é muito legal, vai lá e compra o teu!
********
Na Falaria José Fona da Casa da Cultura tem a exposição de fotografia “Arte” dos alunos do Terceirão do colégio Classe “A”.
********
No próximo dia 31 de outubro, no Teatro I do SESC/RO, a cantora e intérprete Anayole Êba apresenta o Show Musical “Recantar”.
********
O administrador da Ivan Marrocos Carlinhos Maracanã comunica ainda que a feira de Artesanato continue no hall e no quintal da Casa da Cultura.
********
Por falar nisso, a poluição visual que está incomodando muita gente depois da eleição são as dos carros ainda plotados com a propaganda do agora reeleito governador de Rondônia Confúcio Moura.
********
Parece até que todo mundo votou no Confúcio tantos sãos os carros plotados com sua foto. Quem sabe explicar esse fenômeno, é meu amigo Geovani Berno popularmente conhecido com “Espermatozóide Careca”. Explica aí Didio!
*******
Depois que o governador anunciou que vai apoiar as festas populares em 2015 o pessoal da Federon não sabe o que fazer com o grupo do Watts App onde praticamente todos declaram voto no candidato da oposição. Bem que eu disse: “Quem não sabe o que diz miocalá”.
*******
Achei muito bacana a coluna do jornalista Robson Oliveira a respeito da vitória do Dr. Confúcio mais ainda da sua análise sobre a derrota do candidato Expedito Júnior de quem ele (Robson), era o chefe da equipe de comunicação. Isso é que é não ter “rabo” preso. Valeu Robson!
********
O que estou achando muito estranho é o silencio da Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec que até agora praticamente no mês de novembro, não se manifestou a respeito dos desfiles das Escolas de Samba no carnaval de 2015.
********
A última noticia que tivemos, foi que o Antonio Chagas Campo – Cabeleira por motivos de saúde iria entregar a presidência da entidade (renunciar) e que estava tudo “costurado” para o Hudson Mamede assumir a presidência.
********
Porém até ontem nada havia sido oficialmente divulgado, nem a renuncia do Cabeleira e tão pouco a posse do Hudson Mamede.
*******
Meus amigos da Fesec faltam poucos meses para os desfiles carnavalescos. Vamos trabalhar cambada!
********
Aliás, no governo de Mauro Nazif ainda não aconteceu desfile de Escola de Samba. Será que em 2015 vai ter?
História do sobrenatural e do espiritismo no Brasil
Mary del Priore, uma das maiores historiadoras do Brasil, realiza um primoroso trabalho sobre o universo oculto das religiões. O espiritismo e o sobrenatural, aspectos essenciais e peculiares da nossa sociedade, ganham uma obra que conta como surgiram todas as nossas crenças e histórias que ouvimos todos os dias sobre o que há “do outro lado”. Para entender nossa relação com o desconhecido, a Editora Planeta lança Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo, com a marca registrada de Mary Del Priore: qualidade nas pesquisas e uma escrita objetiva e esclarecedora. E a curiosa adoração que o brasileiro tem por Allan Kardec, que mesmo em seu país, a França, não é tão conhecido.
A obra trata de que forma nossos antepassados lidavam com esse mundo dos espíritos. Focando, sobretudo, no desenvolvimento do espiritismo, além de abordar fenômenos bastante populares na época, como o magnetismo, o sonambulismo, as “mesas volantes” e uma série de outras formas de entrar em contato com o mundo sobrenatural e com aqueles que já partiram.
Numa época em que o catolicismo se mostrou decadente, surge espaço para o misticismo e a curiosidade da sociedade brasileira em saber o que acontece e como é o “outro lado”. Cartomantes, curandeiros e exorcistas também têm sua importância na história do sobrenatural do nosso país. O livro trata, dentre outras coisas, os inimigos que o misticismo enfrentou como a Igreja Católica e alguns setores da imprensa que buscavam a todo custo desautorizar e satirizar o que parecia ser uma ameaça às tradições católicas.
Com um caderno de fotos recheado de interessantes imagens do período, o novo livro de Mary del Priore, Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo é uma narrativa instigante sobre um assunto que chama a atenção tanto daqueles que creem em tudo quanto daqueles que não creem em nada, mas que desejam acima de tudo conhecer cada vez mais um pouco da história de nosso país.
Mary del Priore: ex-professora de história da USP e da PUC/RJ, pós-doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, possui mais de 40 livros publicados e é vencedora de vários prêmios literários nacionais e internacionais, como Jabuti, Casa Grande & Senzala, APCA e Ars Latina, entre outros.
Serviço
Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo
Mary del Priore
Editora Planeta
ISBN: 978-85-422-0405-6
Não-Ficção/ brochura/ 16x23/ 208 páginas
R$ 31,90
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando