Terça-feira, 9 de maio de 2017 - 05h02
A Quadrilha Junina Girassol das Três Marias realizou no último sábado (6), o Concurso que elegeu o melhor casal de Lampião e Maria Bonita e o melhor Grupo de Cangaço, entre os que participaram da 6ª edição do Projeto “Uma Noite no Sertão”.
Com a quadra da sede social localizada à rua das Camélias na Zona Sul de Porto Velho a direção da Girassol recebeu os inscritos pelos grupos Nova Estação, Mocidade Junina, Juabp, A Roça é Nossa e Flor da Primavera. Cada grupo teve no máximo 10 minutos, para mostrar aos jurados seus espetáculos. A primeira a entrada na arena foi a Nova Estação dirigida pelo Allan Berg, seguida da Mocidade Junina do Rodrigo, Juabp do Big, A Roça é Nossa do Fernando Rocha e a Flor da Primavera da dona Terezinha.
Ainda se apresentaram como convidados especiais, os grupos de dança Cia. Tisuname, Estrava Dança e Itens do Bumbá Mirim Brilhantinho. A atração nacional, veio da Junina Mistura Gostosa de Campina Grande -PB onde acontece o Maior São João do Mundo o casal de Lampião Biel Gomes e Maria Bonita Shakyra Farias.
Após a dança de todos os quadrilheiros presentes na ATC, aproximadamente 800 dançarinos todos comandados pelo Allan Veck, pelo cantor Thiago e tecladista André, foram divulgados o resultado já era mais de 2 horas da madrugada.
CANGAÇO
1º Lugar Grupo da Juabp (Renan Beni, Simone, Thiago Pereira e Camila Tenório) que obteve dos jurados 98 Pontos.
2º Lugar Junina A Roça é Nossa com 94,2
3º Lugar Junina Flor da Primavera
LAMPIÃO E MARIA BONITA
1º Lugar – Casal de Lampião Henrique e Maria Bonita Lilian dos Santos da Junina Flor da Primavera com 77,8 pontos
2º Lugar – Casal da Junina A Roça é Nossa com 74,10 pontos
3º Lugar – Casal da Junina Juabp com 73,5 pontos
Confira as fotos da fotografa Ana Célia Santos.
Lenha na Fogueira
Final de semana mais do que agitado, em se tratando de eventos cultural e de lazer. Na realidade a maiorias dos eventos, aconteceram na tarde de sábado dia 6.
*********
Começou pela programação da Associação Cultural Salve Jorge na Vila Tupi, que homenageou vários sambistas de Porto Velho entre eles Bainha e Silvio Santos. A animação ficou por conta de um dos melhores grupos de samba da região Amazônia o Kizomba Axé, comandado pelo Cristóvão Nascimento. Agora o Kizomba está com o “Projeto Samba na Veia” que acontece toda quinta feira no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
********
Bom, o júnior do Salve Jorge fez de tudo para que a festa em homenagem aos sambistas saísse dentro do programado, porém, o grupo contrato para animar a festa após a apresentação do Kizomba pisou na bola e não compareceu. Infelizmente ainda existem pessoas irresponsáveis. Nesse caso o responsável pelo Grupo de Samba comprometeu toda a programação naquela tarde/noite no Salve Jorge.
********
De lá fomos ao bairro Triângulo onde aconteceu um evento cujo objetivo é “Reviver” ou trazer de volta o que o Triângulo teve de Melhor, que eram seus arraias e rodadas de serestas como Manga Rosa, Black, Chore, Paulo Machado, Dr. Gastes e tantos outros.
*******
O vereador Palitot foi um dos colaboradores da festa, que reuniu muita gente e contou com o apoio da Fumicultura na pessoa do presidente Ocampo Fernandes. Foi legal. Que não fique só naquele eventos do último sábado.
********
Outro evento que reuniu muita gente, desta feita compositores, foi o Samba Autoral que aconteceu na calçada do Bar do Calixto. A turma de autores não se fez de rogada e apresentou suas mais novas composições no ritmo do samba. Os elogios vão para turma da escola de samba Asfaltão
******
Ainda teve a roda de samba do Beto Cezar no Mercado Cultural onde os sambistas participaram da prévia do show do Sambista do Momento, programado para acontecer domingo dia 7, sob a coordenação do Amauri e do Beto Cezar.
*******
A noite foi que o bicho pegou de vez, primeiro na Associação do Tribunal de Contas ali pertinho do colégio João Bento na Zona Sul, onde aconteceu o Concurso “Uma Noite no Sertão” promovido pela Quadrilha Junina Girassol das Três Marias.
********
Considero essa promoção da quadrilha do Bené, como a largada para as festas juninas em 2017. A quadra estava superlotada de quadrilheiros, inclusive um dos momentos marcantes, foi quando o Allan Veck convocou os quadrilheiros de todas as juninas presentes, para dançarem juntos. Uma espécie de Quadrilhão. Foi muito bacana. Parabéns Girassol!
********
Pra finalizar a noitada de sábado, o negócio foi participar da Festa do Dia das Mães promovida pela Associação dos Manicoreenses residentes em Porto Velho. A festa das mães dos “Bacuraus” que aconteceu no clube Flamengo na Agrigolândia.
*******
Era muito casal de Bacurau dançando agarradinho. Destaque para Evandro e Yalle Dantas, Gerson Costa e Ivonete Gomes, Mara Maravilha e para o presidente Dimicio e sua gata, entre outros.
********
A programação só terminou domingo à tarde com o espetáculo musical proporcionado pelo Sambista do Momento Toninho Geraes no Zé Beer.
********
Amauri e Beto Cezar prestigiaram também a chamada prata da casa, colocando no palco vários cantores sambistas locais. Toninho Geraes é mais do que cantor e compositor é show man. Legal também foi a produção do Cordeiro Júnior que colocava no telão do Zé Beer os clipes com as músicas do sambista carioca.
******
Amauri garantiu a este colunista, que em breve, outros espetáculos com sambistas de renome nacional, irão acontecer em Porto Velho. Tomara!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando