Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Flor de Macambira em Porto Velho e Candeias


Flor de Macambira em Porto Velho e Candeias - Gente de Opinião

Ao longo de 36 dias, uma equipe de 13 pessoas percorre cerca de dez mil km para realizar onze apresentações da peça “Flor de Macambira”, além de ministrar quatro oficinas artísticas. Durante a turnê, o grupo investiga as tradições ameríndias do norte do país, como material de pesquisa para um novo espetáculo em 2014.

Em Porto Velho a apresentação será no Teatro 1 do Sesc Esplanada, no dia 11 ás 20h00 e em Candeias do Jamari  no dia 13, na Escola Municipal de E. F. e M. Dom João Batista Costa também ás 20h00.
 

Flor de Macambira em Porto Velho e Candeias - Gente de Opinião

Sinopse

“Flor de Macambira”, peça de teatro de rua que conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas, e para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. Na levada do bumba meu boi e do cavalo marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, as peripécias de Catirina e Mateus são contadas com leveza, crítica social e bom humor. A dramaturgia da peça “Flor de Macambira” é assinada pela pesquisadora Rosyane Trotta e pelo grupo.

Durante a turnê o “Ser Tão Teatro” oferece oficina artística gratuita em Porto Velho. Na oficina o grupo apresenta processos criativos para o ator com base no teatro popular e nas tradições dos folguedos e danças populares brasileiras, como o Coco de Roda, o Cavalo Marinho e a Capoeira de Angola.

Através da construção de um estado de jogo, são propostos exercícios práticos de investigação rítmica e de criação de máscaras faciais, corporeidades extracodianas, ações físicas e recursos de comicidade que, em seguida, são aplicados na improvisação de cenas.

Para mais informações entre em contato através do e-mail: contato@sertaoteatro.com.br. A capacidade máxima da oficina é de 20 pessoas.


Lenha na Fogueira

Flor de Macambira em Porto Velho e Candeias - Gente de Opinião

O carnaval de rua de Porto Velho apesar dos pesares, está de vento em popa.

********

O Galo da Meia Noite continua com o título de o Bloco dos Melhores Ensaios. Aliás, no próximo sábado diam 8, a Consola juntamente com a equipe do presidente Edson José Caula estará animando mais um ensaio no “Terreiro” do Galo montado a rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado com animação da Banda Carijó.

********

Enquanto isso no próximo sábado dia 8, aniversário do meu neto querido João Vitor, quem vai desfilar é o bloco “Tô na Sul” com dois cantores baianos animando os foliões: Serginho (ex cantor da banda Pimenta Nativa) e a cantora Elaine Fernandes.

*******

Na “rabada” do “Tô na Sul” vai desfilar o bloco “Arcos Iris”, que é dirigido pela Chiquinha do Mourão presidente da Uniblocos.

********

Esperamos que as autoridades municipais não atrapalhem os desfiles desses blocos, com exigências que extrapolam o bom senso.

********

Flor de Macambira em Porto Velho e Candeias - Gente de OpiniãoA Semtran no último final de semana, impediu o Bloco Axé Mix de desfilar, alegando que a direção do bloco não havia cumprido com as exigências de segurança, no que diz respeito a colocação de grades para isolar as vias por onde os foliões iriam passar.

*******

A direção do Axé declarou que colocou aproximadamente 80 grades e mesmo assim, a equipe do Coronel não deixou o bloco sair. Vale salientar que no carnaval passado a exigência no caso do Axé segundo o presidente da Uniblocos Benjamim Mourão era apenas 70 grades.

*******

Segundo a equipe da Semtran este ano no caso do bloco Axé Mix eram necessárias 120 grades. Apenas uma pergunta: Já aconteceu aquela reunião famosa entre todos os envolvidos com o carnaval de rua, em especial os blocos de trio elétricos e as secretarias afins com destaque para a Semtran, Corpo de Bombeiro Militar e o Ministério Público?

********

Aquela reunião onde é firmado o famoso TAC do carnaval? Se aconteceu, ninguém se preocupou em comunicar os meios de comunicação sobre o assunto. Se não aconteceu ainda está prevalecendo  o TAC do carnaval passado .

********

Não somos contra as medias de seguranças adotadas para os desfiles dos blocos de trio elétrico, porém, é necessário que nossas autoridades tenham mais um pouco de compreensão e não bloqueiem o desfile de uma entidade carnavalesca, só porque algumas grades (que na minha opinião deveriam ser de responsabilidade do poder público) estejam faltando.

********

É preciso compreender que para se colocar um bloco na rua a prefeitura e órgãos do governo estadual cobram taxas que se não forem recolhidas, o Bloco nem concentra.

*******

Os meninos do Axé Mix alugaram sim as grades, só que na hora “H” a equipe da Semtran disse que as grades existentes não eram suficientes.

********

A diretoria do Axé Folia postou no face a seguinte nota: “A Diretoria do Bloco Axé Folia Mix, vem respeitosamente prestar esclarecimentos a todos que adquiriram o abadá do evento denominado “Fest Folia de Carnaval”, que toda a documentação, autorizações e alvará para a realização do percurso estava correta, atendendo a todas as exigências que os Órgãos competentes solicitaram em relação à segurança, cordeiros, trio-elétrico, interdição das vias e outros, mas infelizmente fomos impedidos de realizar o percurso”. 

******** 

Vai lá no face do bloco Axé Folia Mix e confere a documentação postada que comprova que a direção do bloco estava com tudo correto.

********

Esperamos que no próximo sábado dia 8, no desfile do “Tô na Sul” e no desfile do bloco “Arco Iris” esses problemas não mais aconteçam.


Funcultural promove Concurso de Marchinha

Concurso de marchinha promovido pela Funcultural de Porto Velho “Carnaval dos Carnavais”, encerou as inscrições na última segunda feira dia 03.

O festival que vai escolher a melhor marchinha carnavalesca do ano do centenário de Porto Velho, vai acontecer no próximo dia 15, durante a realização do Baile  Municipal que vai acontecer na casa de eventos “Talismã 21”. Segundo a presidente da Funcultural Jória Lima apesar de apenas quatro parcerias terem solicitado inscrição, as músicas e suas letras são da melhor qualidade. “Temos compositores considerados de ponta, participando do festival, como é o caso dos parceiros Bainha e Oscar Knightz; Silvio Santos & Silvinho; Raimundo Nonato um especialista no segmento e o Roberto Matias”.

A partir da próxima semana, os interpretes indicados pelos autores das marchinhas, começam a ensaiar com a orquestra “Banda da Banda”, contratada para animar o Baile Municipal.

Blocos

O carnaval de rua de Porto Velho prossegue neste final de semana com os desfiles dos blocos: Tô na Sul e Arco Iris sábado dia 8,  ambos no circuito da Jatuarana. O Tô na Sul vai desfilar puxado pelo cantor Serginho (ex Pimenta Nativa) e pela cantora Elaine Fernandes ambos direto de Salvador (BA). A direção do “Tô na Sul” comunica que os abadas serão entregues a partir desta quinta feira dia 6, nos pontos de vendas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)