Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo


Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo - Gente de Opinião

A direção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – FEDERON foi recebida em audiência, na tarde (17h00) da última terça feira 26, no prédio da procuradoria estadual, pelo governador Confúcio Moura. Além dos folcloristas: atual presidente da entidade Emanuel Eleno, 1ª secretária Mary Cyane, 2ª secretária Laura Vicuña, ex presidente Fernando Rocha e ex vice presidente Silfarney Silva participaram da reunião a Gerente de Finanças da Secel Eloane Martins e o técnico da Gerencia de Cultura Othon Figueira e a deputada estadual Epifânia Barbosa.

Na realidade a audiência foi solicitada pela deputada Epifânia uma semana após ter proferido um discurso, criticando o Governo pela demora no pagamento do convênio com a Federação de Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), referente ao Flor do Maracujá do ano passado. “Junto com representantes da Federon, me reuni com o governador e ele se comprometeu em liberar os R$ 500 mil restantes para custear as despesas das agremiações que se apresentaram no Arraial Flor do Maracujá do ano passado”, disse. O atraso no repasse fez com que os grupos ficassem sem crédito na praça. O governador determinou a gerente financeira da Secel Eloane que providencia o mais rápido possível o pagamento. “Pois se trata da nossa cultura popular, que precisa e merece ser valorizada”, disse o governador. O repasse referente ao Flor do Maracujá passado será feito em duas parcelas, sendo a primeira no mês de março e a segunda em abril.

 

Flor do Maracujá 2013

Após conseguirem a garantia de que os repasses referentes ao Arraial do ano passado serão realizado, mesmo em duas parcelas, os folcloristas solicitaram so governador, uma posição sobre o Flor do Maracujá de 2013. “Primeiro vamos sanar os problemas financeiros pendentes na Secel e se até o mês de maio não conseguirmos esse intento, não posso garantir nem a estrutura e nem o repasse aos grupos para a realização do Arraial deste ano”, disse o governador. Ao mesmo tempo em que deixou os folcloristas desanimados num primeiro momento, Confúcio Moura alentou os presentes ao sugerir: “A deputada Epifânia madrinha de vocês pode resolver esse problema, colocando uma emenda parlamentar específica para o Flor do Maracujá. Assim o governo, caso a emenda seja aprovada na Assembléia terá que cumpri-la e o repasse estará garantido”, sugeriu o governador, lembrando que se assim não for procedido fica difícil liberar recursos via Secel.
 

Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo - Gente de Opinião

 

 




 

Atenção, a Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec convoca as associadas a participarem da reunião que acontece hoje com inicio as 18h30, no Centro de Formação Professores da Prefeitura (Teatro Banzeiros).

 

***********

Na reunião de hoje os carnavalescos vão tomar ciência do Edital que convoca a eleição da entidade para o biênio 2013/15 cujo pleito deve acontecer no dia 31 de março.

 

**********

Segundo o presidente Cristóvão Bentes todas as escolas de samba filiadas a Fesec, tem a obrigação de comparecer a reunião.

 Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo - Gente de Opinião

*********

Em conversa com o ex-secretário da entidade Gilberto Cantarelli que colocou seu cargo a disposição, ficamos sabendo que ele vai estar presente na reunião de hoje e inclusive, vai colocar seu nome como candidato a presidência da entidade.

 

**********

Se realmente o Cantarelli se dispuser a ser candidato à presidência da Fesec, fica difícil para qualquer outro pretendente, pois o jovem dirigente carnavalesco é respeitado e admirado por todos de todas as escolas de samba. Canterelli é páreo duro!

 

**********

Depois daquela postagem do Edson Caula a candidatura do Cabeleira está ameaçada e pode até não levantar voo.

 

*********

Já o José Monteiro através do seu cabo eleitoral Carlinhos Maracanã passou o dia de ontem tentando convencer o presidente da Unidos da Rádio Farol a lançar sua candidatura.

 

*********

Acontece que pra ser candidato na Fesec à pessoa tem que ser indicada por uma escola de samba filiada.

 

*********

Ouvi dizer que o Pachequinho presidente da escola de samba Acadêmicos da Liberdade de Rolim de Moura está querendo se candidatar a presidência da Fesec também, dizem que ele conta com os votos do Zé Maria da Falcões do Planalto e do Cliuson da Unidos do Vale do Guaporé lá de Costa Marques.

 

**********

Quem vota na Fesec são os presidentes das escolas de samba filiadas e os ex-presidentes. Na realidade quem faz a diferença são os votos dos ex-presidentes.

 

**********

Vejam quantos podem votar na eleição da Fesec: Diplomatas do Samba; Acadêmicos do Armário Grande, Império do Samba; Asfaltão; Acadêmicos do São João Batista, Unidos da Rádio Farol, Acadêmicos da Zona Leste, Acadêmicos da Liberdade, Facões do Planalto e Unidos do Vale do Guaporé. Todas escolas de samba.

 

**********

Tem o voto dos ex-presidentes: Silvio Santos, Eufrásio Barbosa, Antônio Chagas Campo – Cabeleira e Ariel Argobe.

 

*********

O Cristóvão só não tem direito a dois votos, porque o Ariel não renunciou, apenas se licenciou.

 

*********

Cada mandato da direito a um voto, assim sendo, Silvio e Cabeleira votam duas vezes,

*********

É por aí. Vamos à reunião de hoje para ouvir as propostas do candidatos a candidato à presidência da Fesec.

 

**********

Seria bom que a Funcultural se fizesse presente nessa reunião.

 

*********

Mudando de pau pra cacete, mas, permanecendo na cultura popular.

 Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo - Gente de Opinião

*********

Na reunião de terça feira entre o governador Confúcio Moura e os dirigentes da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon o governador foi bem claro:

 

*********

“Dinheiro para o Flor do Maracujá 2013 só através de emenda parlamentar”.

 

**********

E ainda indicou a quem os folcloristas devem recorrer, a deputada Epifânia Barbosa.

 

*********

Aliás, a deputada Epifânia estava presente na reunião. Agora é só elaborar o projeto e encaminhar ao gabinete da deputada e não cruzar os braços esperando a “banda passar”.

 

*********

Tem que marcar de perto. Como se diz no futebol: tem que ser marcação serrada!

 

*********

Pelo menos o governador avisou a turma com bastante antecedência. É só não ficar parado como ficaram os carnavalescos.

 

*********

Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo - Gente de OpiniãoA secretária da Secel Mara Alves retornou do Encontro dos Pontos de Cultura que aconteceu em Salvador, bastante animada.

 

*********

Durante o encontro ela viu que o Programa Pontos de Cultura é um dos melhores do governo federal em se falando de investimento cultural.

 

*********

Os contatos foram os melhores, inclusive com a cúpula do Ministério da Cultura. Com certeza a partir de agora os técnicos do MinC vão prestar mais atenção nas ações dos Pontos de Cultura Rondônia, graças à participação da Mara no encontro,

 

**********

E ela já chegou e foi recebendo em seu gabinete a visita do deputado estadual Cláudio Carvalho. Claudio Carvalho em nome dos times de futebol de Porto Velho que vão disputar o campeonato estadual, foi ver uma maneira dos times da capital disputarem suas partidas no estádio Aluízio Ferreira.

 Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo - Gente de Opinião
 

**********

Se o Aluizão não for liberado a capital ficará sem representante no campeonato estadual. É dilema pra secretária!

 

*********

Acontece que quem vai liberar ou não o estádio para as apresentações dos clubes de Porto Velho, não é a Secel é o Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança. A secretária pode até dizer: Por mim tudo bem o problema...!

 

**********

Tá bom, vou pra reunião da Fesec e depois pra Fina Flor do Samba no Mercado Cultural 


O IMAGINÁRIO

Nas trilhas de Rondon chega a Cuiabá

O grupo O Imaginário de Porto Velho (RO), com a caravana “Nas Trilhas de Rondon”, se apresenta hoje 1º de março, em Cuiabá capital do estado de Mato Grosso na praça Ipiranga as 20h00.Flor do Maracujá 2013 sem recursos do governo - Gente de Opinião

A Caravana iniciou suas atividades em Porto Velho no dia 13 de fevereiro e termina amanhã dia 2 de março na Chapa dos Guimarães (MT). Chicão Santos e Zaine Diniz coordenam a caravana que conta com dez integrantes, todos formados nas oficinas de teatro ministrada no Espaço Tapiri mantido pelo grupo e que há algum tempo, vem formando atores e atrizes em Porto Velho.

A caravana do O Imaginário já se apresentou nas seguintes cidades: Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã D’Oeste, Arqiquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji Paraná, Presidente Médice, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena todas no estado de Rondônia e Comodoro, Pontes e Lacerda, Cárceres e Porto Esperidião em Mato Grosso e hoje é a vez de Cuiabá receber o grupo e seus espetáculos teatrais.

O ator e oficineiro Mahmoud Baydoun se preocupou em registrar tudo que acontece durante a caravana no que intitulou “Diário de Bordo”. Vejam o que ele escreveu sobre a passagem do grupo pela cidade de Pimenta Bueno: “Pessoas de diferentes idades participaram da oficina. Tinha meninas de 10 anos a adolescentes de 17 anos a senhoras de 50 anos. Adorei ver a Maria dos Reis e seu neto Ícaro fazendo a oficina juntos se expressando através da arte. Como sempre digo, plagiando Boal, a arte é um direito inalienável a todos nós de diferentes sexos, raças, idades, cores e ideologias”.
A Caravana retorna a Porto Velho no próximo domingo dia 3.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)