Sexta-feira, 2 de julho de 2010 - 08h44
FLOR DO MARACUJÁ
Corre Campo e Juabp
os shows de hoje
Os grupos de hoje são sérios candidatos ao título de campeão do Flor do Maracujá
Os grupos folclóricos, Quadrilha mirim “Rosa de Ouro”; Quadrilha adulta Juabp e Boi Bumbá Nação Corre Campo, são as atrações da noite desta sexta feira da XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que acontece até domingo no arraial Flor do Maracujá. O outro grupo programado para se apresentar na noite de hoje, o bumbá mirim “Mimozinho”, informou no inicio da semana, que em virtude da falta de recursos, não vai se apresentar. “A não apresentação do Mimozinho não altera o horário das apresentações dos demais grupos, marcados para a noite de hoje”, disse a coordenadora Nazaré Silva.
A Quadrilha adulta Juabp presidida pelo João Big vai mostrar o tema: “Dez anos de história e tradição, brincando São João” o coreografo é o Calielton Sharlisson e a Franciclei.
O Corre Campo vai apresentar o tema: “Rio Madeira – O Banzeiro que preserva a natureza com energia”. A presidente Maria José Alves dona Branca, garante um super espetáculo na noite de hoje durante a apresentação do Boi Bumbá mais antigo de Porto Velho. “Vamos mostrar, porque somos o grupo que mais título de campeão ganhou no Flor do Maracujá”.
A Juabp se apresenta por volta das 22h00 e o Corre Campo 23h00.
Az de Ouro foi show
Apesar de começar sua apresentação com atraso considerável, em virtude da quebra do ônibus que transportava seus brincantes para o Flor do Maracujá, o Boi Bumbá Az de Ouro entrou com garra e animação no “curral” de dança na noite de quarta feira 30. O Amo e levantador de toadas Jair Monteiro fez a diferença ao interpretar as composições do Lissinho Guedes, as personagens Rainha da Batuca, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Diretor de Barreira de índios, Cunhã Poranga e Sinhazinha da Fazenda se destacaram e devem garantir ao bumbá dirigido pela família do Raimundo Nonato Guedes, melhor pontuação que a dos contrários que se apresentaram nas noites anteriores. “O Az de Ouro brincou de Boi Bumbá na arena do Maracujá”, disse o folclorista Antônio Roque super emocionado. Na realidade, o Az de Ouro é o único bumbá considerado grande em Porto Velho, que apresenta coreografia tradicional.
A decepção da noite, foi à falta de respeito da diretoria do boi mirim Veludinho para com o público. Na realidade, o Veludinho que tem como cores originais, o azul e branco, se apresentou de vermelho e branco. Ficou bem claro, que utilizaram as indumentárias que o boi Mimozinho usou ano passado. Menos de quarenta brincantes entraram na arena pelo Veludinho.
Para compensar a péssima apresentação do boi mirim, a Quadrilha adulta “Cabuletê” entrou com garra e proporcionou um belo espetáculo de dança de quadrilha aos presentes.
Eleição na Federação das Escolas de Samba.
*******
Gostaria de repassar-lhe informações sobre a reunião ocorrida no dia 30 na sede Fesec.
*******
Foi decidido por unanimidade, a antecipação das eleições para o mandato do triênio 2011 a 2013.
*******
Também ficou decidido por maioria de votos, que a comissão eleitoral será presidida pelo Sr Marcel Fabiano, Presidente da escola "Os Diplomatas" e também comporão os Presidentes Cristóvão Bentes da "Radio Farol" e Reginaldo Makumba da "Asfaltão".
******
A comissão irá definir a data do pleito.
*******
Grato. Eufrásio Barbosa da Silva - Presidente da FESEC
*******
Então vamos às urnas carnavalescas.
*******
Nossas fontes, dão conta de duas chapas para a eleição da Fesec.
*******
Uma encabeçada pelo artista plástico e agora comentarista cultural de TV Ariel Argobe.
*******
E a outra encabeçada pelo carnavalesco Rogério.
******
Já que estamos falando de carnaval.
******
O Flor do Maracujá tá chegando ao fim!
*******
E as apresentações dos grupos folclóricos começam a deixar saudades.
*******
Principalmente se lembrarmos do espetáculo proporcionado pelo Boi Bumbá Az de Ouro na noite de quarta feira.
*******
O verdadeiro boi azul e branco de Porto Velho encantou a todos que estavam nas arquibancadas e camarotes.
*******
Mesmo chegando atrasado, por culta de problemas com o ônibus que transportou seus brincantes até o Arraial.
*******
A turma do bairro Nova Floresta entrou no “curral” de dança do Flor do Maracujá, com muita garra e animação.
******
O Amo Jair Monteiro dando um show de interpretação, (na realidade ele é mesmo levantador de toadas) para as bonitas toadas compostas pelo Lissinho Guedes.
*******
Não contaram com alegorias e cenários, porém, as apresentações da Rainha da Batucada, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga e Sinhazinha da Fazenda merecem boas notas.
******
Outro show foi proporcionado pela equipe de Mascarados (Catirina, Pai Francisco (Nego Chico), Mãe Maria e Cazumbá)
*******
Boa banda dando suporte à Marujada comanda pelo mestre Silfarney.
******
O grupo soube usar os 75 minutos a sua disposição e saiu do “curral”, com a certeza de que foi melhor que os grupos de Bois Bumbás que já haviam se apresentado.
*******
A nota negativa da noite de quarta feira dia 30, no Flor do Maracujá.
*******
Foi a péssima apresentação do Boi Mirim Veludinho.
*******
Os comentários nas arquibancadas e camarotes, era de que a direção do Veludinho faltou com respeito ao público.
******
A diretoria da Federon assim como a Coordenação do Flor do Maracujá, precisa fazer alguma coisa, para que os grupos folclóricos, tenham mais dignidade e se apresentem com o mínimo de consideração e respeito para com o público, que sai de suas casas, na expectativa de assistir um belo espetáculo e na hora “H” dá de cara com uma aberração como foi a apresentação do Veludinho.
******
Veludinho que vimos nascer quando ainda éramos amo do Az de Ouro e o Nego seu fundador, que também era do Az, resolveu investir na meninada do bairro Nova Floresta.
********
Veludinho detentor de vários títulos de campeão do Flor do Maracujá e que por muitos anos, contou com o apoio da diretoria do Corre Campo na figura de Antônio de Castro Alves e depois pela dona Branca.
*******
Veludinho da baixada quando era dirigido pelo Valério.
*******
Esse boizinho querido de todos.
******
Não foi respeitado pela diretoria atual, que tem como objetivo transformá-lo em Boi adulto
*******
Será que vão conseguir, já que não souberam dar conta nem mesmo do grupo mirim?
*******
É triste, ver um grupo tão querido, se transformar em vítima de pessoas que não tem compromisso com a nossa cultura popular, com o nosso folclore.
******
É lamentável o que fizeram com o Veludinho no Flor do Maracujá deste ano.
******
Hoje é a vez do Corre Campo mostrar o trabalho dos seus artesãos, compositores e diretoria.
*******
O Gigante Sagrado, entra no “curral” de dança do Flor do Maracujá, por volta das onze horas da noite com o tema.
******
Rio Madeira – O Banzeiro que Preserva a Natureza com Energia.
******
Estarei lá como o Amo e espero levar para a sede do grupo comanda pela dona Branca, mais um troféu de campeão. Será o 15º do Boi e o meu 16º troféu. Se Deus quiser vamos conseguir.
******
O levantador de toadas do Corre Campo é nada-mais nada-menos que meu filho Silvio José Santos.
******
Todas as toadas que o Corre Campo vai apresentar na noite de hoje, são de autoria dos compositores Silvio M. Santos, Silvio José Santos e Júnior de Castro Alves e mais, todos os arranjos são do Júnior de Castro Alves.
*******
A banda Nação Corre Campo é composta pelo Santiago Roa (contra baixo), Neto (charango), Júnior (teclados), Genésio (violão) e Roney (bek vocal).
*******
Vai lá bater palma pro Zekatraca!
ARRAIAL
Amanhã tem Rádio Farol e Diamante
As apresentações da XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá terminam na noite deste sábado 3 de julho, com as participações dos grupos que foram campões no ano passado. A festa vai começar com a apresentação da Quadrilha mirim “Rádio Farol”; seguida do Boi mirim “Estrelinha”; Quadrilha adulta Rádio Farol, terminando com a apresentação do Boi Bumbá Diamante Negro. Com certeza as arquibancadas e camarotes vão estar super lotadas, principalmente pelos fãs da Quadrilha Rádio Farol.
O grupo liderado pelo professor Severino Castro vai apresentar o tema: “Rádio Farol – Lendas Indígena”. “ O objetivo é mostrar a diversidade cultural existente em Rondônia onde registramos lendas como a do Guaraná, Vitória Régia, Rainha da Macaxeira entre outras”. Dentro do tema cabe homenagem aos grupos de bois bumbas e é claro a dança da quadrilha.
O bumbá Diamante Negro dirigido pelo pedagogo Aluizio Guedes vai brindar os apreciadores da brincadeira de Boi, com o tema “Olhos da Amazônia”. “Vamos mostrar o que a Amazônia tem de mistérios em suas lendas e mitos”. Quatro artesãos que vieram do estado do Amazonas montaram os cenários e alegorias que serão utilizadas na noite deste sábado pelo bumbá da Zona Sul.
A apuração dos votos dos jurados acontece domingo no palco do Flor do Maracujá a partir das 10h00.
Fonte: Sílvio Santos
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando