Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 10h06
FESTIVAL
Os grupos de hoje
A programação oficial da XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que está acontecendo no Arraial Flor do Maracujá, apresenta na noite desta terça feira 29, os grupos:
Das 20h00 as 20h45 – Quadrilha Mirim “Roça é Nossa”; Das 21h00 as 21h50 – Quadrilha Adulta “Rosa de Ouro”; das 22h05 as 22h55 – Quadrilha Adulta “Girassol das Três Marias”; Das 23h10 as 00h25 “Boi Bumbá Vencedor.
A expectativa, é para a apresentação do Boi Bumbá “Vencedor”, que até o ano passado, era dirigido pela dona Edinelza Sarmento e este ano, está sob a presidência do Edvan Santana (vereador), que transferiu o curral do Boi da Zona Leste, para a Zona Oeste ou seja, do bairro Mariana para a Baixa da União, prometendo colocar o Bumbá entre os grandes Bois de Porto Velho. O grupo vai entrar no “curral” da XXIX Mostra de Quadrilha de Bois Bumbás às 23h10 e tem 75 minutos para mostrar, que tem condições de superar os contrários.
A respeito da coluna de ontem 28, quando escrevemos sobre a eleição na Fesec. Recebemos o seguinte e-mail
********
Bom dia, gostaria que você publicasse em sua coluna diária a seguinte convocação:
*******
O Presidente da FESEC convoca os Presidentes das escolas de samba afiliadas à FESEC para comparecerem a sua sede na rua Nicarágua c/ Tiradentes, ao lado do Comando Geral da PM, no próximo dia 30 de junho, (quarta-feira) às 19 horas, para tratarem de assuntos relacionados à antecipação das eleições da Diretoria Executiva da FESEC.
*******
A respeito de sua coluna na data de hoje (28), sobre as eleições na FESEC. Gostaria de esclarecer que o Edital de convocação da eleição foi devidamente publicado duas vezes no jornal Alto Madeira dentro do prazo regimental, e que o estatuto não pede edital de convocação dos associados para a eleição. Grato.
********
Então desconsiderem o que publiquei ontem. Obrigado pelo alerta!
*******
Agora vamos dançar Quadrilha e Boi Bumbá no Flor do Maracujá.
********
Aliás, nada mais fora de “eixo”, que a apresentação do Marcador da Quadrilha “Nova Estação”.
*******
O cara entregou o ouro ao bandido, como se diz na gíria.
*******
Meu amigo Alan pisou na “Jabulana”, ao passar ao público e aos jurados, os problemas internos do grupo.
*******
Até o choro do marcador , ninguém sabia que o tecladista contratado não havia comparecido e com isso, a “Tal” de Criatividade que todo grupo tem que apresentar, não poderia ser colocada em prática.
*******
Ninguém saberia que algumas roupas da Quadrilha haviam pegado fogo.
*******
Até porque a quadrilha entrou com indumentárias (roupa), muito bonitas, sem faltar nenhuma personagem.
*******
A quadrilha dançou por quase cinqüenta minutos ao som de músicas executada por um tecladista (por sinal muito bom).
*******
Com o chororo do marcador, os brincantes ficaram pra baixo e não passaram ao público, aquela animação característica de qualquer grupo de quadrilha.
*******
Alan, será que você não conhece aquele ditado super popular: “Roupa suja se lava em casa?”
*******
Inclusive o comentário nos bastidores, era que, apesar da Nova Estação estar apresentando o Tema “Fé Nordestina”.
*******
E apesar do marcador ter o sobrenome Jesus. “É um homem sem Fé”. A falta de Fé do marcador pode levá-la novamente ao grupo de acesso. O próprio marcador disse que sua quadrilha estava no rumo do Flor de Cacto. Aí é falta de Fé mesmo!
*******
Como fazemos todos os anos. Perguntamos de várias pessoas quais os melhores grupos, entre os que se apresentaram no Flor do Maracujá até a noite de domingo.
*******
O resultado da pesquisa é o seguinte.
*******
Em 1º lugar “Arrasta Pé de Matutos” dirigida pelo Benevides.
*******
2º lugar “Mocidade Junina”
*******
3º lugar “Rosa Divina”
*******
4º lugar “Flor do Palheiral”
*******
5º lugar “Arrasta Pé de Candeias”
********
6º lugar “Nova Estação”
*******
A quadrilha Arrasta Pé de Matutos do bairro Cohab chegou a ser citada como “melhor”, por mais de oitenta por cento dos entrevistados.
*******
Na realidade, a quadrilha do Benevides fez a diferença, ao apresentar coreografia jamais vistas no Flor do Maracujá assim como as indumentárias que foram adquiridas no Nordeste.
*******
O repertório foi todo montado em cima de músicas juninas, ou seja, de músicas realmente de quadrilha.
*******
Já a tradicional Rosa Divina que ficou com o terceiro lugar na pesquisa, talvez por falta de recursos, não foi aquela quadrilha que o público está acostumado a assistir.
******
A grande surpresa até o presente, é a quadrilha Mocidade Junina que fez uma bela apresentação.
*******
A grande decepção foi o marcador da quadrilha “Nova Estação”.
*******
Uma coisa é certa, todo mundo está elogiando o espaço onde o Flor do Maracujá está acontecendo.
*******
Não só o espaço, mas, a sonorização, a iluminação, as arquibancadas, os camarotes e a organização.
*******
A única coisa que não está sendo unanimidade no Flor do Maracujá 2010, é a DECORAÇÃO.
********
Porém, o importante, é que no geral, a festa está muito boa!
FLOR DO MARACUJÁ
Rosa de Ouro, Girassol
e Boi Bumbá Vencedor
A expectativa na noite de hoje é a apresentação do Boi Vencedor
O Arraial Flor do Maracujá em sua 5º noite, vai contar com as apresentações dos grupos: Quadrilha Mirim a Roça é Nossa; Quadrilha Adulta “Rosa de Ouro”, Quadrilha Adulta “Girassol das Três Marias e encerrando a noite o Boi Bumbá “Vencedor”.
Aberto na última sexta feira dia 25, o Arraial Flor do Maracujá considerado o maior evento cultural de Rondônia em seu novo local, está agradando às pessoas que têm prestigiado, comparecendo ao local, seja para assistir as apresentações dos grupos folclóricos, ou apenas para degustar o que temos de melhor em comida típica regional.
De sexta feira te a noite de domingo se apresentaram 11 grupos folclóricos entre Quadrilhas e Bois Bumbás, de acordo com a coordenação da festa nesses três dias de Arraial a média de público estimada, é de quinze mil/dia o que segundo o secretário da Secel Jucélis Freitas, está dentro do previsto e da média dos anos anteriores. “A tendência é aumentar na medida em que os grandes grupos vão se apresentando”, disse Jucélis.
A noite de domingo 27, talvez pela apresentação da Quadrilha Rosa Divina, considerada como uma das favoritas ao título de campeã, a festa recebeu até então, seu maior público. “Olha aí, tem gente saindo pelo ladrão”, comentava a coordenadora da festa professora Nazaré Silva.
A grande surpresa da noite de domingo foi a apresentação do Grupo de Quadrilha “Arrasta Pé de Matutos” que mostrou indumentárias e coreografia diferenciadas das que estamos acostumados a apreciar nas apresentações de outros grupos. “Foi um verdadeiro espetáculo a apresentação desse grupo”, disse João Carlos Alves comentarista de um canal de televisão.
A nota triste da noite foi o lamento do marcador da Quadrilha “Nova Estação” Alan Jesus que colocou para o público e os jurados problemas internos do grupo, fato que foi bastante criticado pela maioria dos espectadores.
Destacamos também as boas apresentações dos grupos de Quadrilhas Mirins como: “Arrasta Pé de Candeias” na sexta feira, “Matutinhos do Triângulo” sábado e “Matutinho da Princesa” domingo.
Fonte: Sílvio Santos
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando