Terça-feira, 6 de julho de 2010 - 06h38
Os grupos folclóricos escolhido pelos jurados que aturam na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá, receberam seus troféus na noite do último domingo, durante a festa de encerramento do Arraial 2010 que contou com a apresentação especial do grupo de dança de Carimbó “Pérola do Para”. O Chefe da Casa Civil do governo de Rondônia Guilherme Erse, juntamente com o secretário Jucélis Freitas e o presidente da Federon Fernando Rocha foram os responsáveis pela entrega da premiação.
Jucélis disse da satisfação em estar por mais um ano, realizando junto com a equipe da Secel e da Federon o Arraial Flor do Maracujá. “A sastifação é maior, pelos elogios que temos recebido pela escolha do local onde o Arraial está montado. Quaro aqui agradecer aos grupos folclóricos e seus brincantes, ao governo do estado e em especial as empresas que entenderam que investir na cultura popular, é investir no social”.
Guilherme Erse agradeceu a participação do público nos dez dias da festa e em nome do governador, parabenizou todos os folcloristas que colocaram seus grupos para dançar no Arraial. “Conhecemos a luta dos dirigentes dos grupos folclórico, principalmente este ano, quando o governo estadual ficou impossibilitado de repassar os recursos via convênio. Porém, não medimos esforços e entramos em campo na busca de parceiros o que deu certo e por isso, o sucesso de mais um Flor do Maracujá”, disse. Aturam como jurados no Flor do Maracujá
Quadrilhas: José Ribamar Barros; Regina Lucia da Silva Gomes; Osvaldo Reis; Marildes de Lima Fernandes Silva; Valéria Patrícia Souza Castro; Ana Paula Rodrigues Gonçalves.
Boi Bumbá - Isabel Lopes Pereira; Pâmela Theis; Sâmia Regina Costa Ramalho; Ariádinis Fernandes Silva: Edinaldo Bezerra; Júlio Vaz e Silva;
P r e m i a d o s:
Quadrilha Mirim: 1º lugar Rádio Farol 415,9 pontos; 2º lugar Matutinhos do Triângulo 415,6 pontos; 3º lugar Rodopio do Nacional 412,8 ponto.
Quadrilha Adulta: 1º lugar Rádio Farol 418,5; 2º lugar A Roça é Nossa 418,0 pontos e 3º lugar Juabp 417,8 pontos.
Boi Bumbá Mirim: 1º lugar Estrelinha 651,4 pontos; 2º lugar Brilhantinho 629,2 pontos e 3º lugar Veludinho 586,8 pontos.
Boi Bumbá Adulto: 1º lugar Diamante Negro 655,8 pontos; 2º lugar Corre Campo 655,4 pontos e 3º lugar Marronzinho 642,6 pontos.
A festa de encerramento da 29ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá lotou, camarotes e arquibancadas na noite de domingo.
*******
A grande atração da noite foi à apresentação do grupo de Dança de Carimbó “Pérolas do Pará” que foi super aplaudido.
******
Ainda tivemos as apresentações da Quadrilha Rádio Farol Mirim e adulta as campeãs deste ano.
*******
Parece que a diretoria da Rádio Farol, apesar do grupo ter conquistado o título, não gostou do total da pontuação dada pelos jurados.
*******
Na realidade a quadrilha dirigida pelo Severino Castro ganhou apenas por uma diferença de Três Décimos da quadrilha do Fernando Rocha “A Roça é Nossa”. 415,9 X 415,6.
*******
A insastifação ficou clara, quando o animador Leandro “bradou” pra todo mundo ouvir pelo sistema de som do Arraial:
*******
“Nossa apresentação é dedicada a jurada, Ana Paula que não entende nada de cultura popular”.
******
Em conseqüências das notas (baixas) dadas pela referida avaliadora, nenhum personagem da Rádio Farol ganhou troféu de melhor em seu quesito.
******
O que serve de prêmio de consolação aos demais grupos, cujos personagens podem fazer gozação aos brincantes da Quadrilha do Severino: “Ganhou, mas, não levou”.
******
Esse negócio de reclamar de jurado depois de anunciada a pontuação podem até dizer que é chororô de derrotado, o que não é o caso da Rádio Farol que mesmo ganhando, criticou as notas da jurada citada acima.
*******
Entre os grupos de Bois Bumbás quem entrou na “ripa” também de uma jurada, foi o Amo do Corre Campo.
*******
A jurada Pâmela Theis sozinha tirou 03 Pontos do grupo da dona Branca. Só no quesito Amo foram 0,8 décimos.
*******
Com certeza ela estava cochilando na hora da apresentação do Amo do Corre Campo ou então, foi deliberada a tirar os 0, 8 décimos para dar a vitória ao boi contrário.
******
E porque acontecem fatos dessa natureza quando se trata de jurados no Flor do Maracujá.
******
Acontece, porque a Direção da Federon não tem voz na organização da festa.
*******
Os jurados são escolhidos apenas por uma pessoa que se diz “conhecedora” e portanto faz o que faz.
*******
As pessoas selecionadas para atuarem como jurados, geralmente são escolhidos pela amizade com a responsável pela seleção.
*******
Nunca a coordenação do Flor do Maracujá promoveu curso para jurados, nem mesmo uma palestra orientando como pontuar os quesitos em julgamento.
*******
Os jurados chegam lá na maioria das vezes, sem saber o que vão julgar e julgam pela emoção e não pela razão como deveria ser.
*******
Tenho plena convicção que a jurada que tirou 8 décimos do Amo do Corre Campo não sabe o que o Amo representa na brincadeira, não sabe nem mesmo que indumentária o Amo tem que usar durante sua apresentação.
*******
Creio que ela confundiu amo com Levantador de Toada,
*******
Em suma: Enquanto a Federon ou a Coordenação do Flor do Maracujá não criar uma Comissão especial para cuidar da seleção de jurados. O resultado sempre será considerado duvidoso.
*******
Que sigam o exemplo da Federação das Escolas de Samba que sempre promove curso para julgadores de escola de samba e mais.
*******
O currículo dos jurados é apresentado aos dirigentes das escolas de samba, que podem vetar ou não o indicado.
*******
No Flor do Maracujá, os jurados são empurrados de goela abaixo.
*******
É preciso que a direção da Federon tenha mais participação na formulação do Regulamento do Arraial.
******
Aliás, o Regulamento precisa ser discutido com os dirigentes de grupos.
******
O atual Regulamento está totalmente defasado.
******
A falta de discussão a esse respeito, pode prejudicar todo o trabalho da Comissão Coordenadora do Flor do Maracujá.
******
Prestem atenção:
******
Este ano, nem mesmo o Grupo de Quadrilha campeão, gostou das notas dadas por um dos jurados.
*******
Agora, imaginem os que deixaram de ganhar!
*******
Esperamos que no próximo ano essas “mancadas” sejam corrigidas.
TEATRO
O Imaginário realiza
Seminário Teatro de Rua
Em discussão, políticas públicas, ensino e a estética do teatro de rua
O grupo de teatro O Imaginário dirigido pelo ator, Chicão Santos vai realizar entre os dias 16 e 18 deste mês (julho), o “Seminário Amazônico de Teatro de Rua” onde será discutido o tema: A relação do teatro, do público e da cidade, além de políticas públicas, ensino e a estética do teatro de rua.
Chicão Santos informou a nossa reportagem que está mantendo contado, no sentido de trazer a Porto Velho para o encerramento do Seminário e a abertura das apresentações do Proieto “Amazônia Encena na Rua” que vai acontecer entre os dias 19 e 25 de julho na praça das Três Caixas D’água o presidente da Funarte Sergio Mambert.
Acompanhe a programação do Seminário amazônico de Teatro de Rua:
P R O G R A M A Ç Ã O
DIA 16
20 horas – Abertura
21 horas – Demonstração de trabalhos de grupos com a Cia Vitória Régia – Manaus (AM)
DIA 17
09 horas – Conversa sobre a estética e pesquisa de teatro de rua – Licko Turle e Jussara (RJ)
Mediador: Adailton Alves, do MTR (SP), Grupo Buraco D’oráculo
15 horas – Conversa sobre o ensino do teatro
Mediação: Jorge Graça, da UNB
20 horas – Demonstração de trabalho prático do ensino e trabalho de grupo
DIA 18
09 horas – Relação do teatro, o público e a cidade; Políticas públicas para o teatro – compromissos nas esferas municipal, estadual e federal.
Mediador: Marcos Pavanelli, do Núcleo Pavanelli (SP)
15 horas – Encontro da Rede de Teatro da Floresta, RBTR e experiências dos grupos de teatro de rua da Amazônia
Mediador: Wlad Lima (PA)
Fonte: Sílvio Santos
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando