Sexta-feira, 10 de julho de 2020 - 09h49
Lenha na Fogueira
Vai começar a grande festa folclórica de Rondônia. Apesar da Pandemia provocada pelo novo coronavírus, a população de Rondônia do Brasil e do mundo, a partir das 19 horas desta sexta feira 10 de julho, será agraciada com apresentações de grupos de quadrilhas, boi bumbás e tribal.
**********
É que a Federon em parceria com a Unajup e a Conexão Norte realizam, de hoje até o dia 19, o Arraial Flor do Maracujá Virtual.
**********
Os grupos responsáveis pela abertura do evento, serão a junina Rosas de Ouro e o Bumbá Estrela de Fogo.
**********
Podemos dizer que os dois grupos, são considerados dos melhores entre os grupos folclóricos filiados à Federon.
**********
A junina Rosas de Ouro inclusive, já venceu por mais de uma vez o Arraial Flor do Maracujá e o bumbá Estrela de Fogo é considerado como um dos melhores grupos de dança de toada do Arraial.
*********
Nada mais justos que dois grupos de ponta, fossem os escalados para abrir o Flor do Maracujá Virtual. Tem mais um detalhe, que com certeza, vai deixar os integrantes dos dois grupos orgulhosos.
*********
Eles entram para a história como sendo os grupos que abriram o 1º Arraial Flor do Maracujá Virtual de Rondônia.
*********
No futuro, seus integrantes poderão dizer: “Nosso grupo foi o responsável pela abertura do 1º Arraial Flor do Maracujá Virtual que aconteceu em Porto Velho no ano de 2020”.
**********
Isso é fazer história, ou apenas, fazer parte da história cultural de uma cidade e estado.
**********
Amanhã, sábado dia 11, três grupos folclóricos estarão mostrando seus espetáculos no Flor do Maracujá Virtual e são três grupos considerados de ponta:
***********
No primeiro horário (19 horas), Quadrilha Mirim Rosa Divina; segundo horário as 20 horas, Junina adulta A Roça é Nossa e encerrando a noitada folclórica virtual, o campensíssimo Boi Bumbá Diamante Negro.
***********
Domingo quem vai se apresentar são os grupos: Rádio Farol Mirim; Junina Rosa Divina e junina Flor da Primavera.
***********
Quer dizer, ao contrário do Flor do Maracujá presencial, a Coordenação do Arraial Virtual (leia-se Rogério da Rádio Farol), colocou nos dois finais de semana do Arraial Virtual, grupos considerados de PONTA para se apresentar, ao em vez de seguir o que consta do Regulamento do Flor do Maracujá presencial, cujas apresentações obedecem a ordem de classificação no arraial passado.
*********
No próximo final de semana, a programação vai contar com os seguintes grupos: Sexta feira dia 17: Quadrilha Mocidade Junina; Junina Rádio Farol adulta e o Boi Bumbá Az de Ouro.
**********
Sábado dia 18 teremos no primeiro horário, a Junina Mirim A Roça é Nossa; seguida da junina Juabp e o encerramento estará a cargo do super campeão Boi Bumbá Corre Campo.
***********
Nem quando a Record News transmitiu o Flor do Maracujá para o mundo, a coordenação das apresentações, conseguiu colocar nos finais de semana, os melhores do Flor do Maracujá.
**********
Fato que vai acontecer este ano, durante as lives que serão apresentadas de hoje até o dia 19, pela Federon, Unajup e Conexão Norte.
********
Isso não quer dizer, que os grupos que irão se apresentar entre segunda feira e quinta feira, não são bons, muito pelo contrário, serão ótimas apresentações, basta lembrar que teremos as juninas: Brotinho na Roça, Coração Dourado, Nova Estação, Nova Junina do Orgulho, Jucadiro, Matutos do Socialista.
***********
Nos mesmos dias, ou seja, entre segunda e quinta-feira: Bumbá Mirim Veludinho; Bumbá Manhoso; Bumbá Marronzinho.
**********
Quer apostar. O Flor do Maracujá Virtual será tão bom, quanto o Flor do Maracujá presencial.
**********
A única coisa que vou sentir saudade, é de não poder desafiar o Aluízio Guedes do Diamante.
Flor do Maracujá Virtual começa nesta sexta feira com show de quadrilha e boi bumbá
Com as apresentações da junina Rosas de Ouro e do boi bumba Estrela de Fogo, começa na noite desta sexta-feira 10, o Arraial Flor do Maracujá Virtual, uma realização da Federação de Grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás FEDERON, em parceria com a União das Juninas de Porto Velho – UNAJUP e da página Conexão Norte.
O Flor do Maracujá Virtual está marcado para começar as 19 horas, com os dirigentes das entidades promotoras proferindo falas a respeito de como o evento acontecerá, durante os dez dias de transmissão.
A transmissão no estilo live ao vivo, será de responsabilidade da FEDERON replicada pela UNAJUP e Conexão Norte em suas páginas no face book e youtube. https://www.youtube.com/user/fabianotbarros2
O Flor do Maracujá Virtual foi uma sugestão do folclorista Tuca que questionou o presidente da Federação Fernando Rocha, “Por que vocês não realizam um Flor do Maracujá Virtual? ”. Fernando acatou a sugestão e colocou em apreciação através de reunião remota no que obteve apoio de todos os dirigentes, em especial do Rogério que se propôs a editar os vídeos, enviados pelos grupos folclóricos. “Acontece que não dispomos de equipamento adequado para editarmos os vídeos e foi então que o vereador Valdemar Neto se propôs a colaborar, colando a disposição e equipe do seu gabinete para produzir o material enviado pelos grupos folclóricos”, disse Fernando Rocha.
Depois de alguns dias, o material ficou pronto graças a eficiência da equipe do vereador. “O Rogério como secretário da Federon organizou a ordem das apresentações dos grupos, durante os dez dias do Flor do Maracujá Virtual”, disse Fernando.
Abertura
O Flor do Maracujá Virtual começa na noite desta sexta-feira 10, com a seguinte programação: Às 19 horas, abertura com discursos dos presidentes da Federon e Unajup e representante da página Conexão Norte; às 19h30 a Junina Rosas de Ouro começa a exibição do seu vídeo e as 20h30 será a vez do boi bumbá Estrela de Fogo entrar na arena virtual para apresentar o seu espetáculo.
Arraial Solidário
O Flor do Maracujá Virtual terá caráter SOLIDÁRIO. “Aproveitamos para solicitar aos que assistirem nossas apresentações, que colaborem com nossos artesãos, doando valores através de uma conta que estará sendo divulgada através do QR Cold que vai estar disponível na tela das transmissões”, finaliza Fernando Rocha.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando