Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Forte Príncipe recebe itinerância


FESTCINEAMAZÔNIA

Forte Príncipe recebe itinerância

Gente de Opinião

O local escolhido para a apresentação do festival foi em frente ao portal da fortaleza, na área plana do fosso

Às margens do rio Guaporé, o Forte Príncipe da Beira é um marco do Brasil colônia na fronteira com a Bolívia. obra iniciada em 1776 contou com a mão de obra de indígenas e escravos africanos. Para quem passa pelas águas calmas do rio Guaporé, o Forte de cor avermelhada, sobressai do alto do barranco. No século XIX o local serviu de presídio para presos políticos. a fortaleza deve sua conservação à atuação dos militares do pelotão especial de fronteira, que se autodenominam de “Sentinelas do Guaporé”. Para visitá-lo é necessário pedir autorização ao comando do quartel, sendo os visitantes acompanhados por soldados. No vilarejo desenvolvido no entorno do forte, tem além do quartel militar, uma escola, a sede associação quilombola do forte, filiada à federação das associações comunitárias e quilombolas do Vale do Guaporé, onde funciona uma pequena biblioteca chamada de “Arca das Letras”. a secretária da associação, Laís Miriam dos Santos, falou da luta desenvolvida pelos quilombolas para obterem o reconhecimento, que veio somente em 2005. Para os moradores locais, o rio Guaporé é a via que os liga ao mundo, pois seus únicos três telefones públicos, chamados “orelhões”, raramente funcionam.

O local escolhido para a apresentação do festival foi em frente ao portal da fortaleza, na área plana do fosso que circunda a construção. a platéia composta de moradores locais e de Costa Marques, sede do município e de outras pequenas povoações da região. Contando com as presenças do comandante do pelotão especial de fronteira, ten. Hermani Duarte da Costa, do secretário de cultura da cidade de guayaramerim, Juan Carlos Crespo, que acompanha o festival pelo Vale do Guaporé, da secretária de educação de Costa Marques, Cilene Barreto, da presidente da Associação de Mulheres do Forte Príncipe da Beira, Valderez Dias e dos coordenadores do Festcineamazônia, Fernanda Kopanakis e Jurandir Costa. É iniciada mais uma apresentação do Festcineamazônia Itinerante que continuará subindo o rio Guaporé até a cidade de Pimenteiras.

Depois dos filmes o palhaço Xuxu assume o picadeiro e com suas brincadeiras contagia toda a platéia. Xuxu que é um palhaço que só fala a verdade e sempre deixa suas mensagens em defesa da natureza e a harmonia entre os homens. é nesse clima que o Festcineamazônia Itinerante termina sua apresentação no Forte Príncipe da Beira, e, segue subindo o rio Guaporé por mais outras sete cidades brasileiras e bolivianas.

o Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, governo federal através da lei rouanet, ministério da cultura, secretaria do audiovisual, governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, governo autônomo municipal de guayaramerim/bolívia e prefeitura municipal de Guajará Mirim/Brasil.


 




 

FOTO HISTÓRICA
 
Forte Príncipe recebe itinerância - Gente de Opinião

No final da década de 1960 o 5º BEC, retirou os moradores da Baixa da União e abriu a rua Norte Sul (hoje Rogério Werber), entre a Sete de Setembro e a REO como era conhecido o Quartel do BEC.

                                       (Foto: arquivo Carlos Lima)

 

 

 




Neste final de semana a agenda cultural está convidativa.

 

*********
Pra quem gosta de uma boa peça de teatro, no Teatro 1 do Sesc Esplanada está em cartaz a peça “O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição”. A partir das 19h30.

 

*********

No anfiteatro da praça Madeira Mamoré, domingo 1º tem o “Cabaret” - As aventuras e desventuras do amor são temas principais pras músicas bregas e pano de fundo para o espetáculo teatral “Cabaret: paródia do amor romântico”. A peça é um musical de rua apresentado pela Cia Anômade de Teatro e se passa no Cabaret, durante um show de covers de cantores bregas. O que era pra ser uma simples apresentação se transforma numa série de eventos inesperados e divertidos, com direito a lamentos amorosos dos cantores. Anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, sempre as 18h com entrada franca.



**********

No naipe humor, neste domingo o Move Ligth abre suas portas o espetáculo humoristico “Move in Comedy” com a presença do grupo sorocabano "Comédia Instantânea", formada pelos comediantes Fernando Strombeck, João Valio e Osvaldo Barros. O trio apronta com apresentação de personagens cômicos e Stand Up Comedy e já se tornou um referencial no segmento. O espetáculo tem início às 20h, com mestre de cerimônia do humorista local Magui Leonello. A Move Light fica localizada na Rua Padre Ângelo Cerri, bairro Liberdade, antigo Submarino´s.


***********

Na Casa da Cultura Ivan Marrocos o leitor amante das artes plásticas vai encontrar duas exposições: A do Alberto e a da Maria Regina. A casa da Cultura fica aberta entre as 8h00 e 21h00.

*********
Se o negócio é festa junina então vamos para o “Arriá do Coroné” que acontece no colégio Tiradentes aí as brincadeiras de época são ótimas e a comida também.

*********
Outro evento folclórico é o Arraial do Eldorado que está acontecendo por trás da empresa Saga no bairro Eldorado com entrada pela rua Pau Ferro. Hoje e amanhã com inicio as 19h00. Tem dança de quadrilha.

*********
O presidente da Uniblocos Benjamim Mourão manda e-mail lamentando a falta de público durante a programação do 3º Curta Amazônia realizado no bairro na última quinta feira.

*********
“Silvio, como você diz, que falta planejamento, ontem teve uma mostra de filmes da 3º Curta Amazônia, no bairro Mocambo, tinha 08 pessoas da comunidade assistindo, falta de planejamento e comunicação”.

*********
Enquanto isso, hoje é o último dia do Festival de Parintins. Na ilha Tupinambarana o que mais se encontra, são guajaramirense torcedores dos bois Flor do Campo e Malhadinho.

*********
As diretorias dos bumbas da Pérola do Mamoré patrocinam a ida de seus principais personagens à Parintins, para que os mesmos aprendam como se Forte Príncipe recebe itinerância - Gente de Opiniãodança boi bumbá no estilo parintinense, que Guajará tenta imitar a vários anos e ainda não conseguiu.

********
Hoje o entrevistado do Dadá na Rondônia 93 FM é o
Aluizio Guedes do boi Diamante Negro. O programa vai ao ar a partir do meio dia. Vamos ouvir o choro do Amo do Diamante Negro.

*********
Por falar nisso o Diamante Negro se apresentou no final da semana passada em Ariquemes na festa da UNIR campus daquela cidade. A apresentação, segundo nossas fontes na capital do Vale do Jamari, foi muito boa, porém, os brincantes sentiram a falta de pelo menos um lanchinho. A turma da UNIR não cumpriu com o acordado!


**********

Por falar em grupo folclórico, a Federon está de presidente novo.

 


*********

Agora o presidente da Federação dos Grupos Folclóricos é o Silfarney Silva presidente do boi bumbá Az de Ouro.

********
O Fernando Rocha se licenciou para disputar uma cadeira de vereador nas próximas eleições.


*********

Silfarney usando das suas atribuições convoca reunião extraordinária para terça feira dia 3 na sede da Associação dos Árbitros de Rondônia que fica no estádio Aluizio Ferreira.

*********
Na pauta a aprovação da redução da contribuição anual dos grupos de 10 para 5 por cento.

Quer dizer, a formação da mesa de julgadores de quadrilhas e bois bumbas vai passar pelo crivo do Silfarney, assim como a “bufunfa” do Flor do Maracujá.

**********

Pela primeira vez desde sua criação, um dirigente de boi bumbá assume a presidência da Federon. Valeu Boi!

**********
Parece brincadeira, mas, uma boa pedida no dia de hoje é participar das várias convenções partidárias que vão acontecer ao longo do dia.

**********
Afinal de contas, precisamos ficar sabendo que está apto a governar nossa cidade no próximo quatro anos.

*********
Eu vou pra do PDT do Dalton Di Franco!

Forte Príncipe recebe itinerância - Gente de Opinião



 

Encontro dos Pontos de Cultura

A coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia começa visita de avaliação

A Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia que tem a frente Aldimar Reis, reúne na manhã deste sábado 30 as 8h00, na sede do Ponto de Cultura Rádio Farol a rua Jamari, 2449 no bairro Pedrinhas em Porto Velho, com dirigentes dos Pontos de Cultura que ficam no Território Madeira Mamoré integrado pelos municípios de Candeias do Jamari, Guajará Mirim e Porto Velho.

A programação sobre as atividades dos Pontos de Cultura Rondônia foi definida no evento, “Juntos Amazônia 2012”, quando foram deliberados os seguintes assuntos com os Pontos representados: Criar Comissão para visita aos Pontos de Cultura e agenda de reuniões. A Comissão para mobilização ficou formada pelos seguintes nomes: Edjales (Canindé PVH); Joeser (ACME – PVH), Anne (Beija Flor – Vilhena), Ariana (ACME), Aldimar Dinho (Secel).

A primeira reunião está marcada para este sábado dia 30 de junho de 2012, as 8h00, na sede do Ponto de Cultura Rádio Farol.

A segunda reunião será em Cacoal no dia 14 de julho, as 8h00 com os Pontos de Cultura do Território Região do Café (Ji Paraná, Zona da Mata – Rolim de Moura e Cone Sul) na sede do Ponto de Cultura Mataralé no Distrito de Riozinho. No dia 10 de julho a equipe coordenada pelo Dinho visita o Ponto de Cultura Arte e Vida Rio Madeira na localidade de Santa Catarina no baixo Rio Madeira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)